Notícias

10 ideias criativas para fazer crianças comerem que vão fazer a vida de qualquer mãe mais fácil


Existem fases em que é normal que a criança diminua a quantidade de alimentos ingerida. Isto se justifica pelos picos de crescimento e pelas novas descobertas. Porém, é essencial que, mesmo com essas alterações, o pequeno se alimente de forma equilibrada e saudável.

Mas, quem é mãe sabe que nem sempre essa tarefa é fácil. Portanto, se seu filho não está comendo direito, certifique-se de que as dicas de alimentação infantil estão sendo seguidas:

Defina horários. Uma rotina alimentar é essencial para que a criança se acostume e entenda a importância do momento de comer e para que o organismo sinta fome nas horas devidas. Dividir as refeições em quatro porções é o ideal. O café da manhã pode ser servido logo que a criança acorda, entre 7 e 8 horas. O almoço pode ser às 12h, seguido pelo lanche às 16h e finalizado com o jantar até as 20h.

Quem determina o que uma criança deve comer é o seu responsável. Ingredientes saudáveis devem estar dentro da alimentação dos pequenos e quem decide isso são os seus cuidadores. Na hora das refeições, evite oferecer muitas opções. Isto gera confusão e pode causar a sensação de que é permitido escolher qualquer tipo de alimento a qualquer hora.

Libere os abusos aos finais de semana em pequenas quantidades. A criança, uma hora ou outra se deparara com hábitos alimentares diferentes daqueles dos praticados em sua casa. Por isso, é muito importante que elas saibam que comidas diferentes existem e que as provem. Porém, também é essencial ensiná-la a lidar com esses novos gostos. Explicar que aqueles alimentos que não são tão saudáveis podem se consumidos de forma moderada é o melhor caminho para evitar descontroles mais tarde.

Por fim, a dica infalível é deixar a comida atrativa. Um prato de arroz, feijão, legumes e carne pode ficar muito mais divertido se os alimentos formarem uma carinha ou uma casinha. Para ajudar e trazer inspirações para esta tarefa, veja na galeria opções para fazer desenho com a comida para as crianças.

Pratos divertidos para as crianças

1) Para os bebês que ainda estão comendo apenas as frutas, crie carinhas engraçadas. A banana pode ser a boca, o morango o nariz e os olhos feitos com uva verde e uva-passa.

2) A salada de verdura pode virar um ninho junto com espaguete enrolado. Para fazer os passarinhos, use ovos empanados na farinha de milho em flocos e faça os detalhes com casca de tomate e azeitona preta.

3) Até a salada simples pode ser decorada de forma rápida. Com azeitona preta e queijo fresco, faça caretinhas no tomate.

4) As almondegas também podem ficar divertidas. Use folhas de salsinha para as orelhas, queijo e azeitona para os olhos e cenoura para o nariz.

5) Na hora do lanche, aposte em sanduíches com cara de tigre. O peito de peru em cima da fatia de pão forma o rosto. O pepino, a cebola e a cenoura formam os olhos, a boca e o bigode.

6) O purê de batata pode virar ovelhinhas com a ajuda de pedaços de torrada e rodelinhas de azeitona. Para a grama, use fatias de pepino e pedacinhos de presunto.

7) Outra opção para sanduiche é usar o queijo como base para o focinho do bicho. Tomate cereja, salsicha, cenoura, azeitona, pimentão e palitinhos de pão são os ingredientes usados para o restante da careta.

8) Com duas fatias de pão, queijo, ovo de codorna, alface, cenoura, pepino, azeitona, cebolinha e tomate é possível fazer um gatinho muito fofo.

9) A vaca certamente divertirá os pequenos. Salames, presunto, pimentão e azeitonas formam o focinho da dona. Para a base, use os pães e folhas de alface.

10) Com pão, mortadela, queijo cremoso e azeitona é possível criar lindas joaninhas.

Confira mais ideias no Portal Vix.

Fonte: VIX