26AGO

Artigo: saúde e segurança do trabalho em tempos de COVID-19



A sociedade moderna passa por um período único em sua história. Desde dezembro de 2019, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) foi informada que na China havia casos de pneumonia de etiologia desconhecida na cidade de Wuhan grandes desafios se apresentaram.

No Brasil, o primeiro caso foi confirmado em fevereiro de 2020, avançando rapidamente com cerca de 500 casos suspeitos em março. A importância da doença é ilustrada na magnitude alcançada e na rapidez de sua disseminação, como é possível observar na atualização, do dia 25 de maio de 2020, do Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde que informava 374.898 casos e 23.473 óbitos confirmados.

O contexto da pandemia e da crise econômica e sanitária reforçou a existência de diferentes realidades no ambiente de trabalho, com pessoas exercendo suas atividades em home office e outros prestando, presencialmente, serviços essenciais à população. Nos dois casos, a saúde e a segurança passaram a ganhar ainda mais importância com as ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

Tendo em vista várias comunicações no qual somos “bombardeados” sobre as medidas que devem ser adotadas nestes tempos de pandemia, trouxe algumas informações básicas, claras e objetivas sobre essa questão de forma a orientar que os trabalhadores e empregadores observem as medidas que seguem como forma de prevenir/diminuir o contágio da doença.

Vale salientar que essas diretrizes são aplicáveis na inexistência de orientações setoriais específicas, sendo que, em razão do avanço no conhecimento e controle da pandemia, tais orientações poderão ser revistas ou atualizadas.

Boas práticas higiene e conduta de caráter geral no trabalho:

• Atenção aos Decretos: É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio.
• Acompanhamento dos Trabalhadores: é necessário criar e divulgar protocolos para identificação e encaminhamento de trabalhadores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus antes o retorno ao trabalho e durante.
• Manter o Distanciamento: manter uma distância segura entre os trabalhadores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de  trabalho é fundamental.
• O uso de máscara deve ser obrigatório.
• Orientação aos Trabalhadores e Medidas Preventivas devem ser adotadas: As empresas devem informar os colaboradores referente as medidas preventivas para evitar o contágio do COVID-19, seja em casa, durante o deslocamento até a empresa ou no próprio local de trabalho.
• Dispor de Álcool em Gel: na ausência de água e sabão é necessário o uso de álcool gel 70% para higiene correta das mãos.
• Forneça os EPIs necessários: Os trabalhadores de atendimento de saúde do SESMT, como enfermeiros, auxiliares e médicos, devem receber Equipamentos de Proteção Individual - EPI de acordo com os riscos, em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde.
•Cuidado com o Grupo de Risco: Os trabalhadores pertencentes ao grupo de risco (com mais de 60 anos ou com morbidades de risco, de acordo com o Ministério da Saúde) devem ser objeto de atenção especial, priorizando sua permanência na própria residência em teletrabalho ou trabalho remoto.
Estes são apenas algumas das orientações e ações cabíveis para conter a pandemia. Mas ainda temos um grande desafio pela frente, muitos fatores têm de ser conjugados para mitigar o impacto desta crise de saúde no mundo, e a segurança e saúde no trabalho continua a ser um fator fundamental para proteger os trabalhadores, sobretudo perante uma ameaça generalizada.
www.grupomast.com.br

FONTES:
• Koh D. Occupational risks for COVID-19 infection. Occup Med [Internet]. 2020 [citado em 5 maio 2020];70(1):3-5. Disponível em: https://academic.oup.com/occmed/article/70/1/3/5763894
• Rothan HA, Byrareddy SN. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. J Autoimmun [Internet]. 2020 [citado em 5 maio 2020];109:102433. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7127067/
• Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa - COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. Washington; 2020 [citado em 26 maio 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
• Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus Brasil. Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde [Internet]. Brasília; 2020 [citado em 26 maio 2020]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/

Fonte: SIMABESP | Postado em: 26/08/2020