28JUL

Contratações temporárias ganham destaque durante a pandemia



Em tempos de crises e incertezas, a contratação temporária se tornou uma alternativa muito buscada pelos empreendedores que precisam da mão de obra, mas não tem condições para realizar o registro sob sistema CLT, que possui mais encargos e que costuma possuir uma previsão de contratação maior.

A modalidade que era mais comum nas épocas de final de ano em shoppings e outros comércios pelo aumento do movimento, conseguiu desde o início da pandemia pelo menos temporariamente reduzir o desemprego e auxiliar na renda de trabalhadores que buscam oportunidades neste momento.

Segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), as admissões para contratos temporários realizadas em 2020 chegaram a mais de 2 milhões, um aumento de 34,8% em relação a 2019.

De acordo com dados levantados pela Employer, empresa especializada em Recursos Humanos, e divulgados exclusivamente pela UOL, no primeiro semestre de 2021, a categoria aumentou em 118% em relação ao mesmo período do ano passado.

A necessidade surgiu também devido à contaminação de funcionários pelo coronavírus, causando afastamentos de até quinze dias, quando as empresas passaram a recorrer às vagas temporárias para suprir essa demanda.

As contratações temporárias também são uma boa opção para pessoas que por algum motivo não dispõe das 44 horas semanais, limite  proposto pela CLT.

Fonte: Portal Contábeis | Postado em: 28/07/2021