11MAI

ABIMAPI e ApexBrasil projetam mais de R$ 6,8 milhões em novo acordo setorial



Maio 2022 - A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) acaba de renovar a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes. O novo convênio, com vigência de abril de 2022 a abril 2024, prevê o investimento total de R$ 6,8 milhões, 36% de aumento frente ao contrato anterior, firmado em 2019, além da participação em mais de 25 ações presenciais e virtuais na promoção e competitividade para exportação.

Este valor será investido em iniciativas voltadas a facilitação de negócios com ações de promoção, capacitação e competitividade para exportação em 10 países-alvo: África do Sul, Arábia Saudita, Chile, China, Colômbia, Emirados Árabes, Estados Unidos, Panamá, Peru e Singapura.

Para isso, foram traçadas parcerias estratégicas com empresas especializadas em ferramentas de ponta. Clínicas de Atendimento para Aspectos Regulatórios, plataformas de Marketplace de Fretes Internacionais, estudos e análises voltados a Hubs Logística & Comercial; foodservice & Ecommerce, Priorização de Mercados-Alvo. Também lançamos um Ebook abordando “Como Exportar Estrategicamente, já disponível no Portal do Associado, área exclusiva no site ABIMAPI”, estão na agenda.

“O projeto, portanto, proporcionará plataformas adequadas para o grupo como: Missões Empresariais, participações em feiras, além da Rodada de Negócios no 17º Congresso Internacional das Indústrias, que ocorrerá de 07 a 09 de julho, realizado pela ABIMAPI ”, destaca Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.
 
O cenário internacional é bastante promissor: em 2021, as três categorias representadas pela entidade exportaram 201 mil toneladas de produtos e movimentaram USD 245,5 milhões em vendas. “Foram mais de 120 países nos cinco continentes que abriram as portas para os nossos produtos”, contextualiza Zanão.

Lucas Fiuza, diretor de Negócios da ApexBrasil ressaltou que o setor em que a ABIMAPI atua é muito promissor. “Temos uma parceria de mais de 20 anos e juntos vamos impulsionar as exportações a partir da percepção de mercados internacionais estratégicos sobre os produtos”, diz Fiuza.
 
Até o fim deste novo convênio, a meta é superar os US$ 320 milhões em exportações em dois anos. “Esperamos alcançar 86 empresas participantes do projeto. Para atingirmos este objetivo, desenvolveremos ações específicas que atendam as demandas dos compradores internacionais, auxiliando nossos fabricantes a adequarem seus produtos para exportação, a fim de ampliar as oportunidades”, finaliza Zanão.

Fonte: ABIMAPI | Postado em: 11/05/2022