e@bimapi

 
Logotipo e@bimapi
 
   



 
Palavra do Presidente
 
Portal do Associado
 

SIMABESP
Boletim Econômico OUT17

ABIMAPI
17ª Reunião CG&A SET17

Acesse agora
 
Notícias
O que é alimentação
saudável para você?
 

Validade de produtos em promoção deverá estar visível

 
Associados
Nestlé traz novos panetones
e promoção
 
PepsiCo abre inscrições para o novo programa de estágio
 


ABIMAPI promove palestra sobre os efeitos
das dietas restritivas no cérebro

 

Nunca se falou tanto em nutrição e dieta, bem como antes não tínhamos conhecimento de inúmeros casos de problemas de saúde e mal-estar ligados à ingestão de alimentos – que é uma necessidade básica do homem. O atual paradoxo nos propõe uma reflexão sobre o peso das dietas: qual o efeito das restrições no cérebro? E este foi o tema da palestra promovida pela ABIMAPI, em parceria com a ABITRIGO (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) durante o XXI Congresso Brasileiro de Nutrologia, no último dia 29 de setembro.

Nossa porta-voz para a realização deste debate foi a nutricionista francesa Sophie Deram, que destacou alguns pontos interessantes já comprovados cientificamente. De acordo com a especialista, fazer restrições alimentares sem recomendação médica pode aumentar o estresse e reprogramar a mente com uma necessidade de comer ainda maior, com uma motivação emocional. Mais de 90% dos casos de transtornos alimentares começaram com uma dieta e estas compulsões e disfunções acontecem principalmente com crianças e adolescentes.

Sophie destacou também que os modismos propagados na mídia são “em parte” responsáveis pela epidemia de obesidade que enfrentamos hoje, uma doença que atinge mais de 700 milhões de pessoas e se torna um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Dados divulgados pela Universidade de Washington em junho deste ano alertam que mais de 10% da população mundial está obesa. Recentemente o Ministério da Saúde apontou o aumento de 60% no número de obesos nos últimos 10 anos no Brasil, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

Nós, da ABIMAPI, temos um compromisso com a saúde dos nossos consumidores. Iniciativas como esta palestra nos ajudam a divulgar informações com embasamento técnico e científico importantes no que se refere aos temas ligados à saúde, fornecendo aos fabricantes informações de credibilidade desmistificando falsos modismos em relação à restrição indiscriminada de alguns alimentos e nutrientes. E assim manteremos nossa estratégia sempre em busca do consumo equilibrado e consciente das categorias que representamos.

Disponibilizamos em nosso Portal do Associado a íntegra da apresentação realizada no congresso de nutrologia.
 

 
   
         
   
Notícias sindicais - SIMABESP
   
   
CNI lança aplicativo para explicar
a nova legislação trabalhista
Câmara aprova Refis
com regras mais flexíveis
Reforma vai mudar forma de pedir seguro-desemprego e FGTS
   
         
   
Eventos
   
   








 
   
   
Facebook
   
   
Palestra: "O peso das dietas: os efeitos das restrições no cérebro"

J. Macêdo anuncia investimento
de R$ 74 milhões

Aproveite que a 1ª Corrida Trigo
é Saúde está chegando