e@bimapi

 
Logotipo e@bimapi
 
   



 
Palavra do Presidente
 
Portal do Associado
 

WORKSHOP ABIMAPI
Innovation in Bakery

SIMABESP
Relatório Econômico OUT17

Acesse agora
 
Notícias
Como lidar com consumidores
mais exigentes e empoderados?
 

Vendas em supermercados crescem e varejo no Brasil avança

 
Associados
Passatempo ganha versão
com doce de leite
 
Burger King cria novas
sobremesas com Oreo
 
Expresso e Panetone
 

Comprometimento com a saúde: confira as iniciativas desenvolvidas
pelo departamento técnico da ABIMAPI em 2017

Estamos a pouco mais de um mês para o término de 2017 e reservamos esta Palavra do Presidente para relembrar os acompanhamentos e iniciativas promovidas pelo nosso departamento técnico durante este ano.

Em parceria com a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e a ABITRIGO (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), realizamos no mês de abril o Workshop Alimentos Integrais. O objetivo do evento, que recebeu apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), foi esclarecer as definições e aplicações dos diversos cereais integrais, a fim de suportar uma futura regulamentação brasileira com endosso científico. A elaboração da legislação ainda está em andamento e, através da organização e coordenação da ABIMAPI, estudos referentes ao macarrão integral estão sendo avaliados para embasar as regras específicas para este produto.

Comprometidas com a saúde dos brasileiros, as associadas da ABIMAPI empenham-se em cumprir diretrizes do poder público para melhorar o valor nutricional de seus produtos. Juntamente com associações congêneres, formalizamos novo acordo junto ao Ministério da Saúde para a redução de sódio nas massas alimentícias e pães industrializados. Para a categoria das massas instantâneas, ao final de 2018, a ABIMAPI e a ABIA deverão apresentar os resultados de pesquisas de avaliação sensorial dos produtos, feitas por associados, com vistas à meta de 2020 dos teores de sódio, tendo em vista critérios como a viabilidade tecnológica, manutenção das características dos produtos e a sua aceitação pelo consumidor.

Também realizamos diversas reuniões com nossos fabricantes, representantes do Ministério da Saúde e entidades de classe para orientação nas diretrizes que definirão os acordos em relação à redução de açúcar. Nesta temática, promovemos uma oficina geral, em conjunto com a ABIA, a ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcóolicas) e a Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), e uma palestra de redução de açúcar em biscoitos, somente com a ABIA.

Rotulagem nutricional ainda está em nossa pauta. Participamos ativamente como membros do comitê técnico e de comunicação das discussões que estão sendo realizadas para as modificações nas embalagens que devem acontecer em breve. A ABIMAPI contribuiu com a pesquisa elaborada pelo IBOPE, para avaliação da percepção, entendimento e uso de diferentes modelos de rotulagem nutricional pelos consumidores brasileiros.

Estivemos nos maiores e principais eventos de nutrição e saudabilidade: o Ganepão 2017, com a palestra "Riscos da comunicação inadequada em nutrição", proferida pelo nutrólogo Mauro Fisberg; o 14º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), com a participação da nutricionista Cynthia Antonaccio que tratou "A nova era dos carboidratos"; e o XXI Congresso Brasileiro de Nutrologia, com a nutricionista francesa Sophie Deram que debateu os perigos do "O peso das dietas: Os efeitos das restrições no cérebro".

Durante o ano promovemos dois workshops técnicos de atualidade em alimentos: o primeiro, com foco na farinha de trigo, matéria-prima básica para a produção da maior parte dos produtos que representamos; e o segundo com abordagem para análises laboratoriais de açúcar e cereais integrais. Recebemos, também, em nossa sede, a especialista em alimentos dra. PhD Kantha Shelke para o workshop Inovação em Bakery.

Convidamos a cientista para este encontro exclusivo, após sua participação no World Pasta Day 2017, onde cientistas brasileiros e turcos assinaram a Declaração de Consenso Científico sobre a Alimentação Saudável de Massas. Especialistas da França, Portugal, México, Argentina, Itália, Espanha, Rússia, Turquia e Estados Unidos, também já assinaram o documento.

Este breve resumo reforça nosso compromisso com a saudabilidade da população. Atuamos para disseminar à indústria, aos profissionais de nutrição e aos consumidores finais informações de qualidade no que se refere aos temas ligados à saúde, sempre com embasamento científico.

Em 2018 daremos continuidade a estas iniciativas, promovendo a inovação dos produtos e o consumo consciente.

 
   
         
   
Notícias sindicais - SIMABESP
   
   
Coeficiente de exportação da indústria avança para 20,5% no 3º tri Inovação, o desafio da indústria 5 problemas enfrentados pela indústria no terceiro trimestre
   
         
   
Eventos
   
   



 
   
   
Facebook
   
   
A Piraquê caprichou na escolha da semana: pavê de biscoito maizena

Nosso post foi compartilhado 9.702 vezes, confira o valor que foi doado

Você sabia? Para cada unidade do carboidrato há duas de água