e@bimapi

 
Logotipo e@bimapi
 
   



 
Palavra do Presidente
 
Portal do Associado
 

ABIMAPI
Apresentações WPD 2017

SIMABESP
Relatório Econômico OUT17

Acesse agora
 
Notícias
WPD 2017 recebe líderes da indústria mundial de massas
 

Cientistas afirmam: macarrão
faz bem para a saúde

 
Associados
Bauducco traz chocottone
de frutas vermelhas
 
Piraquê abre o primeiro
programa para trainee
 


ABIMAPI recebe a especialista em alimentos Kantha Shelke
 

Caros associados, parceiros e amigos, iniciamos esta Palavra do Presidente com um agradecimento especial a todos vocês que estiveram conosco durante as comemorações dos Dias Mundiais do Pão (16/10) e do Macarrão (25/10). Para fechar com chave de ouro a celebração destas datas, recebemos em nossa sede, no último dia 26, a especialista em alimentos dra. PhD Kantha Shelke para o workshop Inovação em Bakery.

Com o objetivo de disseminar as melhores práticas internacionais para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, convidamos a cientista para este encontro exclusivo, após sua participação no World Pasta Day 2017. Na oportunidade, Kantha destacou as estratégias de avanço das indústrias de biscoitos, pães, bolos, cereais e similares baseadas na ciência. De acordo com a especialista, para trabalhar com ingredientes, é necessário conhecer todos os mecanismos de proteção às barreias regulatórias e de marcas, principalmente quando a empresa é exportadora, devido às legislações do país importador. Vem daí a importância de preparar rótulos e etiquetas adequados às regulamentações locais, reforçando os requisitos da segurança alimentar.

A mudança na percepção dos consumidores trouxe novos desafios para os fabricantes, mas entender as demandas do mercado passa inicialmente por conhecer como os alimentos são produzidos. Questões como processamento mínimo, clareza e transparência, free-from (livre de gordura, sal, açúcar, etc) e produtos naturais estão impactando o setor. A força das mídias digitais propagam informações pontuais e específicas e trazem as falsas tendências de saudabilidade. Segundo Kantha, esta viralização fez com que os conservantes e aromas artificias, por exemplo, virassem personae non gratae, pois alguém decidiu que o alimento só é bom quando vem da natureza. Fato é que as indústrias no mundo todo estão comprometidas com a saúde da população e investem em estratégias de inovação e consumo consciente justamente para oferecer alimentos ainda mais enriquecidos de nutrientes.

Por fim, a especialista destacou que as recomendações para o sucesso nos negócios é equilibrar saúde pública e marketing, reforçando a cadeia de valor com qualidade, diferenciação e transparência. Este é apenas um resumo do debate que promovemos na ABIMAPI. Em nosso Portal do Associado disponibilizamos a íntegra da apresentação.

Mais uma vez, agradecemos a presença de todos e estamos abertos para receber sugestões de novos temas para eventos futuros, pautados sempre em garantir e facilitar o acesso às informações pertinentes que beneficiem o crescimento e a evolução das categorias que representamos.

 
   
         
   
Notícias sindicais - SIMABESP
   
   
Fim do período de demissões
na indústria está próximo
Workshop Regional
Programa Rumo à Indústria 4.0
Está disponível boletim econômico SIMABESP do mês de outubro
   
         
   
Eventos
   
   


 

 
   
   
Facebook
   
   
9.706 pessoas compartilharam mais que um post. Compartilharam o pão!

Juntamos a Karol Pinheiro e a chef Dayse Paparoto no DMM 2017

Os associados da ABIMAPI participam do Workshop Inovação em Bakery