e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

SIMABESP promove debate sobre negociações coletivas,
greves e continuidade dos negócios

No último dia 18 de abril, nós, do SIMABESP, realizamos a 2ª Reunião do Grupo de Recursos Humanos. Na oportunidade, recebemos em nossa sede a gerente Daniele Souza e o advogado Glaucio Braga, ambos representantes do Departamento Sindical e de Serviços da Fiesp (DESIN), que promoveram um debate sobre modernização trabalhista e negociações coletivas junto aos mais de 20 participantes das empresas do setor.

De acordo com Daniela, a Lei 13.467/2017 garante proteção aos trabalhadores, adequa as “regras do jogo” à especificidade de cada setor – em relação às convenções e acordos coletivos –, propicia segurança jurídica e melhora o ambiente de negócios do país. Os novos entendimentos dos tribunais (TRT’s, TST, STF) e as decisões de jurisprudência aprimoram as relações entre empregado e empregador, estimulam as relações baseadas no diálogo, valorizam a negociação coletiva e adequam as relações de trabalho ao mundo atual. Este cenário exige novas linhas de atuação com as entidades sindicais, empresas, advogados e negociadores.

Em continuidade, Glaucio Braga abordou o panorama das paralisações e as alternativas para resolução destas situações por meio de um plano de contingência. Este é um processo contínuo, muito trabalhoso e proveitoso, no qual as empresas precisam planejar alternativas para a prevenção de conflitos, de modo a reunir informações e diretrizes sobre as ações que devem ser tomadas por uma organização durante uma situação adversa.

Para isso, é essencial a identificação de quem são as principais lideranças, conhecer e mensurar os riscos, verificar os recursos disponíveis, definir papeis e responsabilidades, estabelecer quais as medidas a serem implementadas, divulgar o plano, treinar pessoas que serão atuantes e identificar atividades que não podem ser interrompidas, ajustando com a entidade laboral a continuidade de tais atividades. Como resultado, as empresas conseguem constatar antecipadamente as greves e paralisações, com a prevenção de perdas econômicas, maior previsibilidade para o negócio e retomada das atividades de modo mais célere.

Por fim, apresentamos a proposta da consultoria RH Plus para o desenvolvimento da Pesquisa de Cargos e Salários 2018. Trata-se de um estudo inédito que subsidiará as empresas do setor em relação às práticas de mercado, gerando uma base comparativa confiável para estabelecimento ou revisão/reformulação de suas estruturas salariais e de benefícios.

Todos os materiais apresentados durante a reunião, bem como a proposta para o estudo já estão disponíveis em nosso Portal do Associado.

 
Palestras e Fotos 16º Congresso das Indústrias
SIMABESP - Arquivos reunião tributária
Notícias

Rodada realizada no 16º Congresso prevê US$ 9,8 mi em negócios
Produtos com transgênicos não precisam mais do selo de identificação
Associados

Marilan promove ação
compre e ganhe

Piraquê em busca de Jovem Aprendiz
 
   
 

 
     
 
Decretos deverão substituir em parte
MP da reforma trabalhista
RAT x FAP, único tributo administrável Relações Governamentais
na Estratégia Corporativa
 
     
     
 
Eventos
 
 



 
 
Redes sociais
 
 
Assista este vídeo e conheça um pouco mais sobre o propósito da ABIMAPI Walter longo comenta a nova era pós-digital nas corporações Demétrio Magnoli analisa a importância política para a retomanda da economia