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Exportações em alta! ABIMAPI projeta mais de US$ 15 milhões
em negócios gerados somente no mês de abril

Na Palavra do Presidente de hoje, abordaremos os resultados dos nossos esforços em exportação no último mês. Realizamos, entre os dias 22 e 28 de abril, a Missão Empresarial México e Costa Rica. Com objetivo fomentar a exportação dos produtos do setor no mercado internacional, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Setor de Promoção Comercial das Embaixadas do Brasil na Cidade do México (México) e San José (Costa Rica), promovemos mais de 130 reuniões entre fabricantes nacionais e compradores dos dois países gerando US$ 4.215.000,00 em negócios previstos para concretização no prazo de 12 meses.

Os resultados ultrapassaram nossas expectativas, especialmente no México, onde o Brasil ainda está iniciando a presença no mercado. Todas as empresas já demonstraram interesse em novas ações na América Central e Caribe, pois durante a missão tivemos a oportunidade de gerar negócios também na Guatemala, Nicarágua e República Dominicana considerando os compradores que levamos para o México e Costa Rica. Em 2017, as exportações brasileiras das empresas associadas à ABIMAPI atingiram US$ 5,7 milhões para os países da América Central e Caribe. Assim, os resultados da missão podem praticamente dobrar a projeção de vendas nessa região.

Vale destacar que somente neste mês de abril, nossos fabricantes movimentaram US$ 1.950.000,00 e preveem ainda US$ 12.146.000,00 em negócios gerados por meio da Rodada de Negócios promovida durante o 16º Congresso Internacional das Indústrias e da Missão Empresarial em questão.

Em continuidade, 20 associados e integrantes do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes estão participando da 10ª Rodada de Negócios que acontece esta semana durante a Apas Show 2018. A expectativa é receber cerca de 50 importadores do setor supermercadista de 30 países da América Latina, América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Em 2017, a iniciativa promoveu mais de 700 reuniões entre fabricantes nacionais e 37 compradores de 23 países, contabilizando US$ 8.000.000,00 em negócios.

Por fim, lançaremos hoje (09/05), uma cartilha com orientações sobre as principais certificações privadas internacionais, para distribuição exclusiva aos associados ABIMAPI. Desenvolvida em parceria com a Fundação Vanzolini e a Apex-Brasil, por intermédio do Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), a publicação tem o intuito de iniciar e embasar o tema para os fabricantes do setor alimentício, sensibilizando e mobilizando os empresários para o incremento da competitividade e acesso aos mercados externos, especificamente para Estados Unidos, União Europeia, Mercosul, Chile, Colômbia e Peru. Sabe-se que para este setor não basta adotar boas práticas de qualidade e segurança nos processos, produtos e insumos produtivos, mas também refletir a importância do comprometimento da organização quanto a produtos naturais e orgânicos e o envolvimento com a sociedade e meio ambiente, o que pode ser garantido através de selos e certificados.

Para mais informações sobre o projeto setorial e a agenda de atividades realizadas pelo nosso departamento de exportação, acesse www.abimapi.com.br.

 
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