e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Tendências globais em alimentos: ABIMAPI promove
workshop de exportação

Exportação é hoje um dos braços mais fortes dentro da ABIMAPI e sabemos que é nosso papel manter todos os associados informados sobre as questões que impactam as vendas interacionais. Neste sentido, realizamos ontem (27/03) o workshop Tendências Globais em Alimentos – Comércio Exterior, Inovação e Mercados.

Iniciamos este encontro com a palestra de Jorge Sarasqueta, especialista com mais de 30 anos de experiência prática na indústria de alimentos, envolvendo desde o design do produto até a produção e vendas, fornecendo um conhecimento completo dos problemas e riscos da indústria alimentícia. Na oportunidade, debatemos sobre os principais movimentos na área de inovação que impactam os consumidores como, “free-from”, clean label, redução de açúcar, saudabilidade, entre outros. Além disso, Sarasqueta apontou 10 tendências mundiais para o mercado de alimentos: mindful choices, lighter enjoyment, positively processed, going full circle, beyond the coffeehouse, say it with color, dining out/ in, from snacks to mini meals, ocean garden e bountiful choices.

Em seguida recebemos a engenheira de alimentos Virgínia Mendonça, que é auditora na SGS desde 2009, coordenadora técnica das normas de certificação Food & Feed desde 2013, auditora-líder ISO 22000 e especialista em Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001, 14001, 18001). A necessidade das indústrias em apresentar uma certificação relacionada à segurança dos alimentos é cada vez mais evidente. Um requisito bastante comum observado em processos de homologação de fornecedores da cadeia produtiva tem sido a certificação acreditada em alguma norma reconhecida pelo GFSI (Global Food Safety Initiative). Uma das principais ações desta fundação é o reconhecimento de normas de certificação aceitas por grandes empresas do setor e do varejo.

Por fim, o internacionalista especializado em gestão global de negócios Sergio Pereria, sócio da Ankon Consultoria Executiva Internacional, empresa dedicada à internacionalização de produtos e companhias, apresentou os atuais cenários brasileiro e mundial e promoveu o debate sobre as melhores estratégias de expansão para mercados centrais ou periféricos. A principal dica foi começar a exportar para destinos próximos ao Brasil, com um olhar cuidadoso sobre a classe media, para ganhar força e seguir com a expansão.

Aproveitamos o gancho desta Palavra do Presidente para relembrar que termina amanhã (29/03) o prazo das inscrições para a Missão Empresarial Mexico & Costa Rica. Entre os dias 22 e 28 de abril, a programação incluirá visitas guiadas a pontos de vendas selecionados e participação na Rodada de Negócios – que inclui também compradores da América Central – e em Seminários Empresariais com enfoque nos aspectos mercadológicos e regulatórios com a presença de profissionais locais.

Mais informações sobre as iniciativas de exportação e agenda de eventos em nosso site ou por meio dos contatos export@abimapi.com.br e international@abimapi.com.br.

 
Estatísticas Exportação FEV2018 - ABIMAPI
Rotulagem de Alergênicos SIMABESP
Decisão Liminar FIESP SIMAESP
Notícias

Dá para curtir as delícias da
Páscoa sem sair da dieta!
Alta do trigo pode limitar ganhos
do setor de massas
Associados

PepsiCo lança programa "Women With Purpose" no Brasil

Bauducco lança colomba de Snickers
 
   
 

 
     
 
Associados SIMABESP podem usufruir de liminar contra aumento de taxas (CETESB) Reunião Grupo Tributário SIMABESP Confiança dos empresários
aumenta em março
 
     
     
 
Eventos
 
 




 
 
 
Redes sociais
 
 
Preparamos uma receita especial:
Macarrão com Cogumelos e Salsão
Abertura do 16º Congresso abordará o Cenário Político e Econômico Anuffod Brazil já movimenta o setor
com parcerias estratégicas