e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

McKinsey destaca o mapa do consumo
no Brasil na próxima década

Na última quinta-feira, 05 de julho, realizamos na sede da ABIMAPI a 4ª Reunião do Conselho Gestor e Associados. A palestra de abertura do nosso encontro foi proferida por Rogério Hirose, um dos sócios do escritório de São Paulo da consultoria McKinsey & Company, que apresentou o mapa do consumo no Brasil na próxima década. De acordo com o especialista, um dos fatores que norteiam as indústrias para o futuro é o crescimento granular, ou seja, a busca de oportunidades específicas em diferentes regiões do país. As empresas que não crescem, desaparecem ou são compradas por outros grupos; esta é a tendência do “Grow or Go”. Além disso, mais de 90% do crescimento ocorre por se estar no lugar certo, na hora certa e ter o portfolio ideal, ao invés de conquistar marketshare do concorrente. “Onde” competir impulsiona 95% do crescimento, enquanto “como” competir apenas 5%.

Hirose projeta que o setor ABIMAPI no Brasil vai crescer aproximadamente 3% ao ano até 2027, liderado pela região Centro Oeste. O crescimento também está concentrado principalmente no interior, sendo apenas que o Norte apresenta capitais com índices maiores. Cidades com 500 mil a um milhão de habitantes, especialmente localizadas nas regiões Sul e Norte, são as de crescimento mais acelerado – apesar de pequeno crescimento absoluto. Achar de forma detalhada e granular onde o crescimento está é o mais assertivo para as indústrias.

Em continuidade à nossa reunião, destacamos os principais tópicos de cada uma das frentes que atuamos na associação. Nosso departamento técnico atualizou os participantes a respeito da retirada da categoria “macarrão instantâneo com tempero” da Portaria 153 de 2008 (determina a padronização do conteúdo líquido dos produtos pré-medidos acondicionados). O INMETRO já enviou ofício aos IPEMs (Institutos de Pesos e Medidas) para que, enquanto nossa demanda estiver sendo analisada, não haja notificações e pedidos de recolhimento desse produto nos pontos de venda. Caso haja alguma autuação nesse período, pedimos para nos comunicarem, que informaremos o INMETRO.

Criamos o Grupo de Trabalho Free From, voltado para exportação de produtos específicos sem açúcar, lactose, ovos, glúten, OGM e etc. Até o momento, 17 empresas já aderiram a este GT, que terá desdobramentos no projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, nossa parceria com a Apex-Brasil, com estudos e ações específicas para este nicho.

A seleção brasileira infelizmente não está mais na Copa do Mundo, mas a ABIMAPI continua na Rússia! Além das receitas típicas e especiais, disponíveis em nosso site, lançamos uma série com cinco episódios que trazem informações e curiosidade sobre os biscoitos, massas, pães e bolos nos país sede dos jogos. Confira os vlogs na nossa fanpage.

Finalizamos com as ações do SIMABESP, em conjunto com a FIESP: destacamos que a Justiça Federal vem garantindo aos exportadores, em caráter liminar, o direito à manutenção do benefício do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Exportadoras (REINTEGRA), pela alíquota de 2%. Além disso, o Congresso Nacional manteve o veto ao projeto de reoneração da folha de pagamento das empresas. Esta medida foi uma das negociadas pelo governo para bancar o bolsa caminhoneiro, para reduzir o preço do diesel e pôr fim à greve no setor.

Save the date: nosso próximo encontro está agendado para o dia 13 de setembro, das 9h às 12h, aqui na ABIMAPI. Estamos abertos a sugestões de temas para compor a próxima pauta a ser discutida. www.abimapi.com.br.
 

 
ABIMAPI: Arquivos da 4ª Reunião CG & A
AIR Rotulagem Nutricional - Alimentos
Notícias
Faturamento dos supermercados paulistas cresce 10% em maio

Entenda a relação do estresse crônico com o aumento do peso
Associados

Nissin na campanha
SuperAção de julho
Wickbold renova linha
sem glúten
M. Dias Branco é exemplo de fidelizar clientes e consumidores
 
   
 

 
     
 
Nota sobre fiscalização durante a fase de implantação do eSocial Micro e pequenos empresários
estão mais cautelosos
Convite: Workshop FIESP Logística
de Transportes
 
     
     
 
Eventos
 
 





 
 
 
Redes sociais
 
 
Você sabia que macarrão
na Rússia é excentricidade?
Você conhece o pão líquido? Confira o 3º episódio da séria ABIMAPI na Rússia FIESP lança portal para emissão de certificado de origem online