e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Promoção da saúde: iniciativas ABIMAPI destacam os valores nutricionais dos biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados

Conforme já debatemos em diversas oportunidades, como durante os congressos realizados por nós, da ABIMAPI, nas reuniões do Conselho Gestor e, principalmente, junto à mídia, um dos principais pilares da nossa associação está baseado em promover a saudabilidade dos produtos que representamos.

Neste sentido, em parceria com a Abitrigo (Associação Brasileira das Indústrias do Trigo) e Sampapão (Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e da Confeitaria de São Paulo – Escola IDPC), participamos do XXII Congresso Brasileiro de Nutrologia, organizado pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), no último dia 28 de setembro. O evento reuniu médicos e especialistas em saúde, que promoveram debates sobre nutrologia, obesidade infantil e transtornos alimentares.

Nossa representante foi a dra. Elizabete Wenzel de Menezes, nutricionista e especialista em Ciência dos Alimentos, com a palestra “Índice glicêmico dos alimentos, saúde e os desafios para sua adequada seleção”. De acordo com Elizabete, o índice glicêmico (IG) representa o efeito sobre a glicemia de uma quantidade fixa de carboidrato disponível de um determinado alimento. “Quando consumimos carboidratos de alto IG [como batata, arroz branco e pão francês, por exemplo], o sangue recebe elevadas quantidades de açúcar em um pequeno intervalo de tempo, promovendo um pico de insulina no organismo.

Já quando consumimos carboidratos de baixo índice glicêmico [como pão ou macarrão na versão integral], o sangue recebe menos açúcar no mesmo espaço de tempo, afastando esse pico de insulina e reduzindo o apetite”, explicou a especialista. A nutricionista também explicou que os produtos integrais diminuem o risco para o desenvolvimento do diabetes do tipo 2 e da obesidade, devido ao melhor controle na liberação de insulina, aumento da saciedade, microbiota intestinal regulada, proteção contra crescimento tumoral, menores níveis de homocisteína (fator de risco cardiovascular), entre outros motivos. Aos interessados, a palestra encontra-se na íntegra disponível em nosso site, por meio do Portal dos Associados.

Ainda dentro das iniciativas que destacam os benefícios nutricionais dos biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados, realizaremos a 2ª Corrida do Trigo. A prova, que será realizada no dia 14 de outubro, em São Paulo (SP), tem como objetivo incentivar o consumo dos produtos derivados do cereal e apresentar ao consumidor final a importância dos carboidratos na alimentação.

A corrida, que em sua primeira edição, em 2017, reuniu mais de 2,5 mil pessoas, já alcançou cinco mil inscrições. Este evento é promovido por nós, da ABIMAPI, em parceria com as congêneres Abitrigo, Sampapão e Sindustrigo (Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo).

Confira em nossa agenda, disponível em www.abimapi.com.br, mais detalhes sobre esta e as próximas ações já programadas.

 
XXII Congresso Brasileiro
de Nutrologia
ABIMAPI - Workshop - Panettone Future Trends
Notícias
ABIMAPI reúne influenciadores estrangeiros e apresenta a indústria
de panetone do Brasil
Comportamento do consumidor muda e empresas investem nos multicanais
Governo fecha acordo com indústria para redução de açúcar
Associados

Crocantíssimo traz novidades
ao seu portfólio
Bunge oferece cinco novos produtos
 
   
 

 
     
 
O novo entendimento do STJ e a punição pelo não recolhimento de ICMS Receita Federal desarticula organização que simulava quitação de tributos eSocial. Estamos prestando informações corretamente?
 
     
     
 
Eventos
 
 




 

 
 
Redes sociais
 
 
ABIMAPI, em parceria com a Apex-Brasil, participou da Expoalimentaria Peru 2018 Sanduíche Fitness? Sim!!!
E muuuuito saboroso!
Todas as empresas já têm seu FAP disponível no site da previdência