
ABIMAPI destaca o Dia Mundial do Macarrão com ação comunitária e informações sobre hábitos de consumo do alimento
Amanhã, 25 de outubro, é do Dia Mundial do Macarrão. A data é celebrada desde 1995, quando o primeiro congresso de massas alimentícias reuniu os principais fabricantes do mundo em Roma, na Itália. Em 2017, fomos nós, da ABIMAPI, que organizamos o World Pasta Day em São Paulo (SP) e este ano o evento acontece em Dubai, Emirados Árabes. Com uma programação que abordará os aspectos nutricionais, sustentáveis e gastronômicos, bem como a crescente popularidade das massas alimentícias em diversos países, este será um encontro com os maiores representantes da indústria, cientistas, mídia e formadores de opinião, que temos a honra de acompanhar.
No Brasil, trabalharemos a comemoração com duas frentes de divulgação: mídias digitais e imprensa. Conforme anunciamos anteriormente, postaremos em nossas redes sociais uma iniciativa que mostra a importância de compartilharmos energia em prol da sociedade. Estivemos em Paraisópolis, São Paulo (SP), onde organizamos um mutirão e ajudamos a reformar o Café & Bistrô Mãos de Maria, um projeto da associação dos moradores. Ao fim da ação, oferecemos a todos os participantes um banquete de macarronada preparado pelo chef e apresentador Edu Guedes. Acompanhe, a partir de amanhã, em nosso Facebook e Youtube o vídeo deste projeto.
Junto aos veículos jornalísticos, trabalharemos os dados de uma pesquisa sobre hábitos de consumo, encomendada para a Kantar WorldPanel. Sabemos que nenhum prato estrangeiro conseguiu tamanha aceitação entre nós, como o macarrão. A primeira receita surgiu na China, mas foram os italianos que adaptaram a massa e ganharam fama com o prato que apresentaram ao Brasil, país que é hoje o quarto consumidor mundial do alimento, com 1,2 milhão de toneladas comercializadas ao ano, marca que só perde para a verificada na Rússia, nos Estados Unidos e a da própria Itália, primeira no ranking de consumo global.
Presente em 99,7% dos lares, o alimento está entre os 10 mais preparados em casa, perdendo apenas para o tradicional PF (prato feito), formado por arroz, feijão, bife/filé e salada. De acordo com o estudo, as massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) se destacaram nas regiões Norte e Nordeste, que juntas apresentaram maior índice de compra do produto, 86% do total consumido. Já as instantâneas foram mais representativas no Centro-Oeste, onde equivaleram a 23% do consumo de macarrão. As frescas ganharam mais evidência no Sul e representaram 8,4% do consumo local.
O macarrão é um alimento democrático, prático, saboroso e tradicional na mesa dos brasileiros. Com tanta diversidade, acreditamos que é só uma questão de tempo para que o consumidor perceba que as massas podem participar ainda mais da sua rotina alimentar, por serem nutritivas e de alto rendimento. Para isso, cabe a nós, da indústria, aproveitarmos a data para pensar em espaços que ainda não conquistamos.
Mangia che te fa bene!

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ABIMAPI - Apresentação Apex-Brasil Priorização de Mercados |
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