e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

SIMABESP em destaque: confira as principais
ações do sindicato durante 2018

Na Palavra do Presidente desta semana destacamos a atuação do SIMABESP em 2018. O sindicato desenvolveu um papel essencial perante as indústrias paulistas de massas alimentícias e biscoitos, atuando fortemente na análise e solução das questões técnicas, tributárias e trabalhistas que envolveram o setor, tomando iniciativas para manter os empresários atualizados e investindo em informação qualificada.

Na área de Recursos Humanos e Trabalhista, foram abordados diversos temas impactantes, tais como: Compliance em Recursos Humanos – como minimizar os riscos após a reforma trabalhista, lei de terceirização, eSocial, entre outros aspectos; continuidade dos negócios em caso de greves e movimentos de paralisação, com dicas sobre a criação de planos de contingência para as indústrias e estratégias para evitar esses movimentos; qualidade de vida nas empresas e o impacto na saúde dos colaboradores e na sinistralidade, com a participação do Grupo MAST; dentre outros assuntos importantes. Em parceria com sindicatos congêneres da indústria, realizamos, também, a Jornada de RH e o evento “Como Implementar um Plano de PLR”.

Não podemos deixar de destacar a 1ª Pesquisa de Cargos e Salários específica para os setores que representamos. No total foram 19 empresas que participaram deste levantamento e poderão utilizar informação qualificada e direcionada ao setor com vistas a aprimorar suas estruturas.

Nas questões tributárias, realizamos um evento sobre como minimizar os impactos da guerra fiscal e a convalidação dos Incentivos Fiscais dos Estados, bem como o Convênio ICMS CONFAZ 52/2017, que visa consolidar as regras da Substituição Tributária em todo o país. Ainda nesta área, conseguimos a prorrogação até 2020 da vigência da Portaria CAT 37/2017, que determina as MVA’s (Margem de Valor Agregado) para efeito de substituição tributária. Este foi um pleito importante para evitar a realização de nova pesquisa em 2018, considerando o cenário atual do país e do setor.

Meio Ambiente e Logística Reversa também estiveram em nossa pauta. O SIMABESP foi um dos signatários do Termo de Compromisso de Logística Reversa, assinado no mês de maio, com a FIESP, CETESB e outras 17 entidades paulistas. Este projeto auxilia as empresas do estado de São Paulo, por meio do projeto Recicla Mais, que tem como objetivo estruturar um modelo alternativo, viabilizando o cumprimento das exigências da política estadual de resíduos sólidos. A proposta é que os 27% de materiais de embalagens não inseridos hoje na cadeia produtiva passem a ser através do programa.

Por fim, reforçamos o foco na melhoria contínua da comunicação do SIMABESP através do portal (www.simabesp.org.br), onde o associado conta com uma área exclusiva e a adesão ao LinkedIn para oferecer informação atualizada aos associados.

 
Termo de Compromisso de Redução de Açúcares
ABIMAPI - EXP Acumulado OUT2018 - Consolidado
 
Notícias
ABIMAPI e congêneres assinam acordo com Ministério da Saúde
 
Projeto verão: ainda dá tempo para começar uma reeducação alimentar
 
Associados
A Fhom e o prêmio Mesa Brasil
 
Pastificio Fasson apresenta novas linhas de massas artesanais
 
   
 

 
     
 
FIESP mostra a tributação como principal entrave à competitividade da indústria O impacto da nova forma de compensação de créditos tributários A necessidade da realização
do Estudo Tributário
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes sociais
 
 
SIMABESP assina carta ao presidente eleito contra o tabelamento de Fretes Food Finder participa da Food Tech Experience, confira a programação Preparamos uma seleção especial de lasanhas. Qual a sua preferida?