e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Internacional: eventos mundiais, workshops, missões empresariais
e estudos de mercado marcaram o ano de 2018 da ABIMAPI

Iniciamos agora o último balanço de atividades desenvolvidas pela ABIMAPI em 2018, desta vez com destaque para as iniciativas promovidas pelo nosso departamento de exportação. Somos a entidade que congrega o 3º maior mercado global produtor e consumidor de biscoitos e massas alimentícias e o 7º em pães e bolos industrializados, com estreito relacionamento com instituições congêneres de todo o mundo. Por este motivo, o programa setorial que mantemos em parceria com a Apex-Brasil Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes e a nossa a área internacional formam um dos principais pilares da nossa entidade.

Participamos diretamente dos principais eventos mundiais do nosso setor: ISM (Alemanha), Expoalimentaria (Peru), Sial (França), Yummex Middle East (Emirados Árabes) e da primeira edição da gigantesca Feira Internacional de Importação da China, com mais de 150 mil visitantes por dia. Além disso, promovemos três Missões Empresariais para o México e Costa Rica, Colômbia e Chile e, por fim, prospecção à China. Durante nosso Congresso, em Foz do Iguaçu, pela primeira vez em conjunto com a ABICAB, realizamos nossa já tradicional Rodada Internacional de Negócios. Nossa projeção é de USD 30 milhões em faturamento para 2019, provenientes somente das ações realizadas no segundo semestre.

Organizamos três workshops, que abordaram os Riscos nas Exportações, como o câmbio e sistema de pagamentos; Regulatórios com ênfase no Segmento Free From & Concorrência Global Setorial e o último, realizado ontem (04/12), em nossa sede, com tema central “O comércio internacional de alimentos”, que teve como objetivo oferecer uma perspectiva do direito internacional e de defesa de interesses para os desafios das exportações dos alimentos de nossas categorias. Também desenvolvemos ao menos dez estudos focados em: análise de mercados para países como Chile, Colômbia, Costa Rica e México; Position Paper sobre o acordo Mercosul e Canadá; Benchmarking Internacional de Produtos com foco na Rússia; Relatório dos Impactos do TBHQ para as Exportações no Japão, além de Relatório com os Impactos dos Semáforos em países de destino aos produtos do setor; Pesquisa das Certificações Privadas Internacionais; e Pesquisa do Panetone pelo Mundo, material apresentado aos associados e convidados estrangeiros.

Em 2019, concluiremos mais uma etapa de nosso convênio com a Apex-Brasil. Assim, fizemos uma nova leitura dos mercados prioritários, em reunião com a presença de nossos associados e representantes da Apex, e chegamos a sete países-alvo. São eles: Estados Unidos, Portugal, China, Colômbia, Nigéria, Emirados Árabes e África do Sul.

Por fim, já que estamos próximos ao Natal e representamos um dos produtos de maior relevância para a data, vale ressaltar a visibilidade que alcançamos e a projeção dos panetones brasileiros no mundo. Por meio do Projeto Imagem, realizado em parceria com a Apex-Brasil, recebemos oito formadores de opinião estrangeiros, dentre os quais jornalistas, blogueiros, cronistas, etc, vindos do Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai, para cobertura internacional do Salão do Panetone e visitas às fábricas localizadas em São Paulo (SP). Entre encontros e agendas, todos tiveram a oportunidade de compartilhar a visão obtida sobre o mercado brasileiro, além de apontar os hábitos de consumo de panetone de seus países e as potencialidades a favor do Brasil em workshop específico. É importante destacar que somos o segundo maior fornecedor global de panetones, atrás apenas da Itália, e o primeiro da América Latina, à frente de Peru e Argentina. Entre os 10 principais destinos das exportações brasileiras, os Estados Unidos lideraram as compras destes produtos, com 50% de participação, seguidos por Peru (15%) e Japão (8%). Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela, Canadá, Bolívia e Argentina também estão na lista dos principais importadores. Para este ano, as indústrias esperam um crescimento de 7,5% nas exportações; a estimativa é atingir U$ 15 milhões em faturamento e 5 mil toneladas em volume de vendas.

Como puderam ver, 2018 foi um ano intenso para a ABIMAPI e as mais de 30 empresas exportadoras associadas, com o cumprimento das metas alinhadas com nossa parceira Apex-Brasil. Já temos uma agenda fechada para o primeiro semestre de 2019, que contempla novos workshops, estudos, feiras e missões empresariais, disponível em nosso site. Participe conosco dos novos desafios e da expansão internacional que acompanha o nosso setor.

 
Termo de Compromisso - Redução do Teor de Açúcares
ABIMAPI - EXP Acumulado NOV2018 - Consolidado
 
Notícias
Rótulo dos alimentos pode mudar e Anvisa deve lançar consulta pública
 
Pouca proteína e muito carboidrato é chave para mente saudável
 
Associados
Panco lança novas linhas de biscoitos recheados: Família e Panquinho
 
Bauducco celebra a jornada de natal das famílias brasileiras
Marilan amplia linha Lev de snacks saudáveis
 
   
 

 
     
 
Industriais paulistas prevêem movimento de fim de ano menor Casos reais de aplicação da Indústria 4.0 no Brasil ICMS não integra a base de cálculo de contribuição previdenciária, decide STJ
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes sociais
 
 
ABIMAPI e congêneres assinam acordo com Ministério da Saúde para redução de açúcar em produtos industrializados Marcela Tardioli, nutricionista da ABIMAPI, explicou no programa Bem Estar como os biscoitos podem ser inseridos na rotina III Congresso de Segurança e Defesa Cibernética - Evento sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados. Inscreva-se!