e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

SIMABESP promove debate sobre os impactos
da LGPD no RH das empresas

No último dia 21 de fevereiro, realizamos a 7ª Reunião do Grupo de Recursos Humanos com os associados SIMABESP. Na oportunidade, recebemos o especialista em Direito Eletrônico Marcos Bruno, que debateu os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas empresas, com foco no departamento de RH.

A LGPD entra oficialmente em vigor no Brasil em agosto de 2020. Até lá as companhias precisam estar capacitadas para atender todas as normas que regem esta legislação. Especificamente o RH é o departamento que processa grandes quantidades de dados pessoais, não apenas de seus funcionários, mas também de candidatos a vagas, fornecedores e ex-colaboradores. São referências sobre saúde, registros médicos, níveis salariais, além de endereço, telefone e e-mail. As novas normas exigem que as organizações tomem medidas para minimizar a quantidade de informações pessoalmente identificáveis que armazenam e garantir que elas não sejam guardadas por mais tempo do que o necessário. Além disso, requer uma base legal, como o consentimento explícito do titular e o direito desse consentimento ser cancelado no momento em que desejar. Em outras palavras, é necessário ser transparente sobre quais elementos estão sendo coletados, com que finalidade e como eles serão usados.

Em continuação ao nosso encontro, apresentamos a proposta da Pesquisa de Cargos e Salários 2019, que deverá ser realizada com a empresa Wiabiliza, com a finalidade gerar uma base comparativa, confiável e específica para os setores representados em termos de estruturas salariais e de benefícios. Esta iniciativa possibilita comparações por porte, região, orçamento e segmento, tabulações de cargos por nível – diretor, gerente, coordenação, entre outros – montagem de relatório com composição salarial (salário base, comissão, PLR, RV, Bônus, prêmio e ILP) para CLT e PJ, entre outras garantias e diferenciais. Em breve será enviado comunicado para as empresas associadas participarem dessa pesquisa com o envio de informações.

Por fim, falamos sobre o cenário das negociações com os sindicatos laborais, apresentando um resumo do que foi negociado em 2018 e o panorama de 2019, com a data-base de Bragança Paulista e Atibaia referente a 1º de Fevereiro.

Todo o material apresentado durante a reunião está disponível no Portal do Associado. Lembrando que a 8ª Reunião do Grupo de Recursos Humanos acontecerá no próximo dia 17 de abril, às 9h, em nossa sede. Até lá!

 
ABIMAPI - Apresentações do Workshop de Exportação (China)

ABIMAPI - Estudo de oportunidades para Alimentos Free From nos EUA
 
Notícias
ABIMAPI realiza Missão Empresarial EUA específica para alimentos free from
 
INCA lança cartilha contra alimentos "milagrosos" e dietas que "curam" o câncer
 
Associados
Bauducco e Dafiti juntas em ação promocional
 
Nissin renova linha "Cremoso" e lança quatro novos e exclusivos sabores

 
 
   
 

 
     
 
Indicadores de produção e emprego mostram recuperação da atividade industrial, informa CNI Situação sem movimento na EFD-Reinf, como fazer a entrega na competência de Janeiro PIS/COFINS: Afinal, existe crédito sobre insumos na atividade comercial?
 
     
     
 
Eventos
 
 



 

 

 
 
Redes sociais
 
 
Você vai se surpreender com essas receitas à base de biscoitos! Nutricionista alerta sobre a importância do café da manhã para um dia produtivo Já estão abertas as inscrições
para a FispalTec 2019!