Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
Dia Internacional da Mulher: mais de um século
de lutas e conquistas
Caros associados, parceiros e amigos, dedico a Palavra do Presidente desta semana para uma homenagem especial: amanhã, 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
Esta celebração aconteceu pela primeira vez em 1911, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho e pelo direito de voto; em 1977 a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data que, desde 1996, recebe um tema específico a cada ano. Para 2019, o mote é “Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”. Centrado nas formas inovadoras para a defesa da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, em especial aquelas relativas aos sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável.
As mulheres são maioria na população brasileira, 52% do total. Ainda assim, uma pesquisa apresentada durante o Fórum Global da ONU Mulheres de 2018 mostrou que elas continuam tendo uma participação mínima quando o assunto é liderança no Brasil. Apenas 8% dos cargos de presidência são ocupados por elas em companhias brasileiras. O estudo também destacou que as empresas que têm mulheres em posições de chefia tendem a ser mais engajadas com o tema e inspiram outras a crescer.
Especificamente no agronegócio brasileiro, setor que engloba a matéria-prima básica dos produtos que representamos (trigo, principal ingrediente dos biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados), a presença feminina alcançou 30% do mercado; no mundo todo, este número chega a 45% (fonte: Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio).
O Brasil é conhecido como o país de maior nível organizacional dos movimentos de mulheres, com estruturas que vão do municipal ao regional, estadual e nacional, articulando-se em uma multiplicidade de redes que transitam nas várias instâncias governamentais nacionais e internacionais.
Vivemos em uma era em que a emancipação da mulher se tornou um fator que contribui para as mudanças de hábito e comportamento da figura feminina na sociedade. Afinal, ela se encontra mais livre para fazer quaisquer escolhas, sejam relacionadas à vida social, política ou econômica.
Diante de todo este cenário de lutas e conquistas, não podemos limitar os nossos parabéns ao dia 08 de março. Devemos parabeniza-las todos os dias do ano!
Entrevista da nutricionista Marcela Tardioli Dicas para o Carnaval
ABIMAPI - Oportunidades para Alimentos Free From nos EUA - Apresentação