e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Rede Rotulagem: informação, educação alimentar e saúde

Há dois anos iniciamos os debates sobre atualização dos rótulos de alimentos e bebidas e em 2018 este tema ganhou força junto a ANVISA, que coordena um processo de revisão de normas para a adoção de um novo modelo de rotulagem nutricional dos alimentos no Brasil.

Para contribuir com aporte técnico e científico, em busca de oferecer o melhor para a sociedade brasileira, a ABIMAPI, em parceria com outras 21 entidades ligadas ao setor produtivo, participa da Rede Rotulagem. Juntas, elaboramos uma proposta reconhecida como a que transmite aos consumidores mais informações e com maior clareza. Defendemos que sejam aplicados semáforos na parte da frente das embalagens, sempre sobrepostos em fundo branco, que indicam a quantidade de açúcar, gordura e sal e que podem estar nas cores verde (quantidade baixa), amarelo (média) e vermelho (alta), indicadas com base na porção consumida e em relação a uma dieta diária de 2.000 kcal.

Chegamos a este padrão embasados por uma pesquisa nacional, realizada em outubro de 2017 pelo Ibope Inteligência, que identificou os principais hábitos da população em relação às informações nutricionais nas embalagens de alimentos e a opinião acerca dos modelos de rotulagem nutricional. Sete em cada 10 entrevistados preferiram o modelo de semáforos, 89% consideraram que a informação colorida incentiva escolhas alimentares mais saudáveis e 66% afirmaram que este modo transmite mais confiança em relação às informações destacadas, entre diversos outros indicadores favoráveis ao que defendemos.

O estudo Saúde, Alimentação Equilibrada e Informação, encomendado em novembro de 2018 pela Rede Rotulagem para a Ideafix Pesquisas, apontou que o brasileiro se preocupa com as questões que envolvem saudabilidade, mas ainda desconhece o processo de mudanças nos rótulos de alimentos e bebidas. Para reverter este cenário de falta de conhecimento sobre o tema, a Rede vem atuando fortemente na divulgação de informações de qualidade e relevância, ganhando destaque na mídia nos últimos meses: cerca de 1,6 milhão de pessoas foram impactadas por reportagens na grande imprensa.

Além disso, a realização do seminário Direito à Informação na Rotulagem de Alimentos, que aconteceu em Brasília no mês de dezembro, em parceria com o Valor Econômico, resultou em matéria de duas páginas no jornal e em página inteira da revista Época. A campanha digital Sua Liberdade de Escolha, desenvolvida no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube, traz vídeos com depoimentos de especialistas, reportagens e infográficos sobre a nossa proposta.

Juntos, queremos contribuir para a educação alimentar da população, em direção a uma dieta saudável e equilibrada. Mais informações em www.rederotulagem.com.br.

 
ABIMAPI - Balanço Comercial de Biscoitos, Massas e Pães & Bolos

Processo regulatório de produtos à base de cereais integrais - Reunião ANVISA 04DEZ2018
 
Notícias
Seis perfis masculinos de consumidores nos supermercados
 
Volta às aulas: quais alimentos colocar na lancheira das crianças?
 
Associados
Rôbos entram na disputa pelo "Nissin Lámen Perfeito"
 
Pepsico promove concurso global de inovação
Dallas Alimentos tem novo site
 
   
 

 
     
 
Liminar deferida contra multa do tabelamento do frete beneficia associados do SIMABESP Foi excluído do Simples? Saiba o que fazer para retornar ao regime Em 2018, indústria paulista fechou 38,5 mil postos de trabalho, aponta FIESP
 
     
     
 
Eventos
 
 



 

 
 
Redes sociais
 
 
Coloque mais felicidade em sua dieta Venha ai mais um Workshop de Exportação ABIMAPI, participe! Liminar concedida em 7 de janeiro garante apoio aos associados do SIMABESP