e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Cuidados com a saúde: iniciativas do setor promovem
os valores nutricionais dos alimentos

07 de abril é o Dia Mundial da Saúde. A data, que este ano caiu no último domingo, tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com o corpo, que também envolvem qualidade de vida. Mas afinal, o que é ser saudável?

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou um conceito que ampliou a visão a respeito do tema. Desde então, ficou definido que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Sabemos, também, que para ser saudável alguns fatores são determinantes, como boa alimentação e atividade física. A respeito destes dois pilares, destaco algumas iniciativas do setor.

Do agronegócio à industrialização de alimentos, a evolução tecnológica e os consequentes saltos na escala de manufatura dos produtos convergiram para a melhora na qualidade de vida do brasileiro. Entre os reflexos desse progresso, sobressai o interesse crescente da sociedade por refeições mais saudáveis e, em resposta, o setor produtivo imerge em ações compatíveis com a tendência global em prol de produtos com maior apelo de saudabilidade.

Prova disso é que a ABIMAPI, em parceria com entidades congêneres, vem formalizando com o Ministério da Saúde termos que visam a melhoria do valor nutricional dos alimentos. Conforme já anunciamos no passado, em 2011, firmamos o compromisso para limitar a quantidade de sódio dos produtos que representamos e os resultados alcançados foram significativos. Segundo o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os índices de 2016 comparados aos de 2008/2009 indicaram que o biscoito recheado apresentou queda de 34% no teor de sódio, o salgado de 16,6%, e o doce de 9,6%; já no pão de forma e no cereal matinal o teor caiu 2,8% e 6,1%, respectivamente. No ano de 2017, firmamos um novo acordo com metas anuais e prazo de cinco anos.

Em novembro de 2018, assinamos um acordo junto ao Ministério da Saúde para a redução de açúcar nos alimentos industrializados. O objetivo é que o setor contribua com a diminuição do consumo do ingrediente pela população brasileira para menos de 10% do total das calorias diárias ingeridas até 2022. Em paralelo, sabemos que precisamos, também, incentivar e orientar a sociedade de forma inteligente, mostrando que os biscoitos, massas, pães e bolos Industrializados não são os vilões da dieta. Além de saborosos, possuem atributos voltados à saudabilidade e podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, fornecendo os nutrientes necessários.

Com foco em incentivar o consumo dos derivados do trigo e apresentar ao consumidor final a importância dos carboidratos na rotina, anunciamos a terceira edição da Corrida do Trigo, que já tem data marcada para este ano. A prova, realizada pelo SIMABESP em parceria com as principais entidades do setor, será promovida no dia 13 de outubro, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP). As inscrições com valores promocionais já podem ser realizadas pelo site. Com esta iniciativa, pretendemos reunir 5.500 pessoas interessadas em saúde, nutrição e esportes, destacando nossos produtos como essenciais por estarem na base de uma dieta equilibrada. Por meio destes atletas, amadores ou profissionais, nós conseguimos transmitir a milhares de outras pessoas as mensagens de saudabilidade que trabalhamos constantemente junto aos formadores e influenciadores de opinião.

 
ABIMAPI - Estatísticas de EXP 1°TRI
ABIMAPI - Missao EUA
Free From
 
Notícias
O alto custo social do açúcar
 
Programa de reciclagem de lixo realiza primeira grande atividade
em Fortaleza
 
Associados
Deu Pane na Páscoa: Panco lança hot site para quem quer uma páscoa diferente
 
Inteligência artificial deixa Nestlé ainda mais próxima dos consumidores

 
 
   
 

 
     
 
Indústria de Alimentos Representa Quase 10% Do PIB Brasileiro Ministra da Agricultura defende fim da tabela do frete rodoviário Reforma da Previdência é o projeto mais importante para garantir a retomada do crescimento
 
     
     
 
Eventos
 
 



 

 
 
Redes sociais e Novidades
 
 
A ABIMAPI estará presente no 1º Congresso Internacional do Trigo - TrigAR 2019 Já ouviu falar em Croque Monsieur? Confira a nossa versão transformada em Quiche! Saiba mais sobre o Novo Termo de Logística reversa do Estado de São Paulo