e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Tendências para indústria alimentícia:
saudabilidade, praticidade e inovação

Muito falamos a respeito das tendências que nortearão as indústrias de alimentos neste e nos próximos anos. Este é um tema que merece destaque e constante atualização, visto que representamos um segmento forte da economia nacional e, mais do que isso, nossos produtos estão diretamente relacionados à manutenção da saúde da população.

Relatórios divulgados por diversas agências internacionais apontam que saudabilidade, busca por novas experiências e conveniência estão entre os principais movimentos que direcionam nosso setor. De acordo com o Global Food & Drink Trend 2019, da Mintel, o conceito Power to the Plants (Poder das Plantas) segue em alta e traz oportunidades contínuas para as categorias de biscoitos, pães e bolos, por exemplo, enriquecidos com frutas, vegetais, grãos, sementes e outros ingredientes de origem vegetal. Surgem consumidores que procuram alimentos com apelos vegetarianos e veganos ou, então, que apresentam benefícios funcionais, entregam mais energia, relaxamento, promovem o bom funcionamento intestinal e etc.

Na análise The Future 100, realizada pela consultoria JWT Intelligence, insights de Comfort Food mostram que o bem-estar está associado à indulgência, com ênfase em receitas diferenciadas, que agregam valor aos ingredientes e trazem experiências gastronômicas multissensoriais. Além do sabor, a aparência das refeições tornou-se importante para garantir o envolvimento do público-alvo, o famoso "comer com os olhos". São as mídias sociais que viralizam o aspecto visual dos alimentos, na busca de maior engajamento em diferentes plataformas.

Sabemos, também, do sucesso das monoporções. Com famílias cada vez menores e o aumento de lares single, esses embalagens são voltadas para todas as ocasiões de consumo, com opções que passam desde os congelados com ingredientes naturais, a pratos gourmet e até mesmo personalizados, de acordo com necessidades nutricionais específicas, como é o caso dos free from (glúten, lactose, açúcar, entre outros).

Vemos aqui uma série de oportunidades, que trazem desafios de inovação para a indústria. Os processos que envolvem fabricação e garantem que os produtos atenderão as expectativas do consumidor também geram um debate caloroso. Neste sentido, a Indústria 4.0 já faz parte do cotidiano brasileiro e ganhará ainda mais força num futuro bem próximo. Os novos métodos de produção serão mais inteligentes e eficientes, com custos reduzidos, economia de energia, mais segurança, sem erros ou desperdício.

Para dar continuidade ao tema desta Palavra do Presidente, receberemos a empreendedora em saúde e nutrição Cynthia Antonaccio, que realizará a palestra "Da naturalidade à tecnologia - paradoxos que impactam as estratégias do seu negócio no setor de alimentos", na abertura da nossa próxima reunião do Conselho Gestor e Associados, no dia 7 de maio. Até lá!

 
ABIMAPI - Estatísticas de EXP 1°TRI
ABIMAPI - Missao EUA
Free From
 
Notícias
Mercados inteligentes: como a tecnologia está mudando o ato de fazer compras
 
Restringir totalmente o consumo de carboidrato pode provocar fobias?
 
Associados
Orquídea expande linha
de misturas para bolos
 
SAP S/4 Hana suporta
crescimento da Marilan

 
 
   
 

 
     
 
TCU atua junto à FIESP para identificar entraves burocráticos Exclusão do Icms ou do Iss na base de cálculo do Pis e da Cofins Proteger criações para
desenvolver o país
 
     
     
 
Eventos
 
 




 

 
 
Redes sociais e Novidades
 
 
Setor de produtos alimentícios foi destaque na geração de trabalho no primeiro trimestre Valéria Rogoni, Nielsen, contextualiza o mercado da cesta ABIMAPI para 2019 Feriadão chegando!!! Confira uma receita prática de Quiche Lorraine com massa feita de biscoitos Cream Cracker