e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Exportações dos produtos que a ABIMAPI representa
somam USD 46,2 milhões no 1º quadrimestre

Na Palavra do Presidente de hoje, abordaremos as estatísticas acumuladas até abril de 2019 das exportações do setor.

Na atual situação econômica do país, com frequente alta do dólar, o preço da farinha de trigo subiu e, consequentemente, também o dos produtos que usam esta matéria-prima. Este cenário de instabilidade refletiu nas estatísticas das exportações dos produtos que a ABIMAPI representa no primeiro quadrimestre do ano.

No total, obtivemos 3% de crescimento em valor, representando USD 46,2 milhões em exportações, e uma redução de 5% em volume, totalizando 25,7 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior.

O setor de biscoitos se destacou com um aumento de 12% (USD 16,6 milhões) e 18% em volume (11,4 mil toneladas) se comparado ao mesmo período de 2018. A África teve significativa contribuição neste resultados. Mercados não tradicionais no continente como, por exemplo, Guiné Equatorial, Cabo Verde, República Democrática do Congo e Nigéria, sobressaíram-se na pauta exportadora.

As misturas para biscoitos, pães, bolos e os pães de queijo vêm ganhando força em países como Venezuela e Estados Unidos. A compra de misturas na Venezuela recuperou esse ano o patamar do 1º quadrimestre de 2017 um pouco acima de USD 1 milhão e de 1,8 milhão de toneladas. No caso dos Estados Unidos, as exportações de pão de queijo e misturas praticamente dobraram no período, saltando para pouco mais de USD 2 milhões e 700 toneladas. O mesmo cenário dos EUA ocorreu também em Portugal, onde as compras atingiram USD 710 mil e 261 toneladas.

Para que estes números fossem alcançados, o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido pela ABIMAPI em parceria com a Apex-Brasil, contribui com iniciativas buscando aproximar as empresas do setor de seus clientes e potenciais parceiros. Neste ano participamos, juntamente com os nossos associados, da 49ª edição da International Sweets and Biscuits Fair (ISM), que ocorreu na Alemanha, em janeiro; da Gulfood 2019, maior e mais importante feira de negócios para alimentos e bebidas do Oriente Médio, em fevereiro; da Missão Empresarial para os EUA, em março, sendo a primeira iniciativa internacional da associação totalmente dedicada às empresas do setor que fabricam e estão aptas a exportar alimentos para dietas restritivas (alimentos “free from”); e das rodadas de negócios internacionais durante a APAS Show 2019, maior evento supermercadista do mundo, ocorrido neste mês, na cidade de São Paulo.

No mês de junho, a ABIMAPI estará presente na Rodada de Negócios da 15ª edição da Naturaltech, feira especializada em alimentação saudável, produtos naturais e suplementos que ocorrerá de 5 a 9 de junho em São Paulo. Serão 18 associados participantes da rodada. A ação conta com a parceria entre a ABIMAPI e as instituições Apex-Brasil, ABBA, SP Negócios, Câmara de Comércio Brasil e Canadá, Banco do Brasil e Francal Feiras.

 


 
SIMABESP - Convenção Coletiva de Trabalho - Data-Base 01MAR (Guarulhos) - 2018-2019


 
SIMABESP - Convenção Coletiva de Trabalho - Data-Base 01MAR (Guarulhos) - 2019-2020
 
Notícias
Consumidor Omnichannel no varejo: desafios da modernização do setor
 
Marcas precisam repensar as maneiras de chegar ao cliente
 
Associados
Linha Do Forno da Wickbold agora conta com pães de hambúrguer premium
 
Bimbo lança programa de voluntariado em inauguração de praça para comunidade em São Paulo

 
 
   
 

 
     
 
Saiba mais sobre a proposta de reforma tributária – PEC45 – aprovada na CCJ da Câmara dos Deputados Adesão do Brasil ao Protocolo de Madri facilitará internacionalização de empresas brasileiras ECD – Quem deve entregar?
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes sociais e Novidades
 
 
     
SIMABESP da boas vindas a Sodebo que inaugurou esta semana sua nova planta em Porto Feliz-SP com mais de 150 empregados Em parceria com a Apex-Brasil, a ABIMAPI promove o Workshop de Exportação com o tema "Muito além do varejo" Participe do Workshop Tributário SIMABESP em parceria com ABIMAPI, faça já sua inscrição