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Categorias ABIMAPI movimentam
de US$ 136,6 milhões em exportação

Na última segunda-feira, 11 de março, divulgamos para a mídia os resultados de exportação referentes ao ano de 2018. Juntas, as três categorias – biscoitos, massas alimentícias, pães & bolos industrializados – chegaram a mais de 120 países, em um total de 71,7 mil toneladas de produtos, e movimentaram US$ 136,6 milhões, aumento de 11% em volume de vendas e 6% em faturamento em relação a 2017.

Os Estados Unidos é o principal destino das exportações; lá, as vendas atingiram US$ 33 milhões e 12 mil toneladas. O país compra todos os tipos de produtos do setor, mas o destaque fica por conta do panetone: nesse último período, a categoria atingiu mais de US$ 8 milhões e 3 mil toneladas em vendas só para os norte-americanos, entre os quais brasileiros residentes fora do Brasil que fazem jus ao chamado “mercado da saudade”. Assim, mais da metade de todas as exportações de panetones brasileiros ao mundo também encontraram espaço para as festividades como Thanksgiving e, claro, o Natal.

Os países do MERCOSUL também se destacaram entre os maiores mercados compradores, representando 45% de todas as vendas internacionais do setor. Somente o Paraguai foi o principal destino das exportações de dentro do bloco em 2018, além de ser a segunda região mais importante no mundo das vendas internacionais das empresas associadas à ABIMAPI, seguido por Uruguai e Argentina, respectivamente.

Nos últimos quatro anos, nos fortalecemos em mercados da América Andina, a exemplo do Chile, Peru, Bolívia e Colômbia. Nesses países, os consumidores locais e mesmo estrangeiros já conseguem identificar com facilidade no varejo marcas brasileiras de biscoitos, waffers, macarrão, massa instantânea, bolos, panetones, cereais, pão de queijo, entre outros. Em países lusófonos, como Portugal, Angola e Moçambique, também já é possível encontrar os produtos do setor nas gôndolas.

Atualmente, boa parte dos desafios de expansão de mercados esbarram em temas de barreiras tarifárias e não tarifárias. O setor está atento e buscará cada vez mais atuar sob as questões de defesa de interesses, tais como: rotulagem de alimentos, proibição e/ou redução de ingredientes na composição de produtos, entre outros. Nós, da ABIMAPI, acreditamos que não adiantará estabelecer acordos de redução de tarifas de importação se o tema regulatório não estiver contemplado. Os países precisam criar acordos de facilitação de negócios e harmonização regulatória no âmbito alimentício para que seja possível permitir a troca comercial, pois sem isso, muitas negociações internacionais perdem sua força para a indústria.

Por fim, vale destacar que em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) mantemos o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes. O último convênio renovado, com vigência até 2019, prevê o investimento total de R$ 4,1 milhões. Este valor é investido em ações de promoção, capacitação e competitividade para exportação. Para este ano, o nosso foco estará em sete países-alvo: Estados Unidos, Portugal, China, Colômbia, Nigéria, Emirados Árabes e África do Sul.

Conforme anunciamos com frequência, desde 2015 desenvolvemos ações e oferecemos diversas ferramentas para iniciar e incrementar as vendas mundiais de nossos associados. Para isso, criamos um comitê específico que presta assessoria, promove e impulsiona a inserção das empresas no mercado internacional, bem como auxilia na participação em feiras e congressos no exterior, tanto na formação dos grupos de empresários quanto na locação da área de exposição, montagem dos estandes e layout que destaca o Brasil. Em nosso site estão todas as informações para quem deseja saber mais sobre exportação.

 
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