
Exportações: cesta ABIMAPI movimenta
US$ 60,3 milhões no 1º semestre
A Palavra do Presidente de hoje ressalta o desempenho das exportações dos nossos produtos, referente ao primeiro semestre de 2019. Os resultados são consequências das ações promovidas pelo projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, que mantemos em parceria com a Apex-Brasil há 20 anos, formado por 60 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países.
Juntas, as três categorias representadas por nós movimentaram um total de 32,9 mil toneladas de produtos e US$ 60,3 milhões em vendas, representando um aumento de 2% em faturamento e retração de 6% em volume quando comparado ao mesmo período de 2018.
O setor de biscoitos se destacou, com aumento de 11% (USD 51,4 milhões) em faturamento e 20% em volume (28 mil toneladas), se comparado ao mesmo período de 2018. Países como Uruguai, Angola, Cuba, México, Chile, Peru, Colômbia e Equador contribuíram para o resultado. Vale ressaltar, também, Líbia, Palestina, Suíça, Honduras, Japão, Guatemala, Nigéria e China, que importaram pela primeira vez biscoitos brasileiros, contribuindo para o bom desempenho apresentado.
Na categoria das massas alimentícias, as exportações chegaram a US$ 3,5 milhões e 2,7 mil toneladas. Aqui, sobressaíram-se as massas instantâneas, com um aumento de 37% das exportações, representando US$ 1,4 milhões em faturamento, com Paraguai, Uruguai, Colômbia, Chile e Argentina como os principais destinos.
Já os segmentos de pães e bolos industrializados atingiram a totalidade de US$ 5,2 milhões e 2,1 mil toneladas. As exportações de bolos para o Paraguai cresceram 54%, representando US$ 645 mil e cerca de 164 toneladas. Outro país que contribuiu para o resultado foi o Peru, com o considerável aumento nas compras de torradas, superando o resultado de 2018 somente nesse 1º semestre, com US$ 60,7 mil em faturamento e 14,5 toneladas em volume.
As misturas para biscoitos, pães, bolos e os pães de queijo vêm ganhando força em países como Estados Unidos e Portugal. Juntos, esses países representam pouco mais de 40% das exportações dos produtos que somaram US$ 10,5 milhões em faturamento e 8 mil toneladas em volume.
Para o segundo semestre, continuaremos a investir em ações buscando oportunidades que aproximam as empresas do segmento de seus clientes e potenciais parceiros no exterior. Ao todo, até o final do ano, realizaremos mais de 10 ações de promoção, capacitação e competitividade com estudos de mercados prioritários para o desenvolvimento das categorias fora do país.

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ABIMAPI - 10ª Reunião CG & A - 25JUL2019 - Apresentação ABIMAPI |
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ABIMAPI - 10ª Reunião CG & A - 25JUL2019 - Apresentação Kantar |
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