
No Dia Mundial do Meio Ambiente, ABIMAPI e
SIMABESP destacam iniciativas de sustentabilidade
Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo. Este é o gancho ideal para abordamos o comprometimento da indústria com as questões socioambientais que estão ligadas à logística reversa.
A cada ano, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas somente de plástico, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês). A grande maioria termina em lixões, ou nos oceanos, o que provoca uma poluição que a comunidade internacional não consegue administrar. Nas últimas semanas, inclusive, ganharam repercussão notícias de diversos países do Sudeste Asiático que têm colocado restrições às importações de dejetos, declarando que não querem ser a "lixeira" do ocidente. Este é um assunto que rende amplo debate e necessita de atenção e engajamento.
Conforme já anunciamos em outras oportunidades, sustentabilidade é uma das bandeiras levantadas pela ABIMAPI. Desde 2013, participamos do Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens Dê a Mão para o Futuro - Reciclagem, Trabalho e Renda, coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), com apoio da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins). A iniciativa contempla questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as empresas associadas envolvidas, além de garantir a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Trata-se de uma alternativa viável, socialmente justa e ambientalmente correta, que também reforça as obrigações legais das empresas de acordo com a Lei nº 12.305/10, que tem como objetivo principal o gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil. As penas pelo descumprimento da PNRS vão desde reclusão e detenção até o pagamento de multas em valores de R$ 500,00 a R$ 2 milhões, com a obrigação dos infratores, independentemente da existência de culpa, repararem os danos causados. 31 associados ABIMAPI já participam do Dê a Mão Para o Futuro estão protegidos em relação às sanções penais e administrativas da legislação.
No âmbito estadual, é importante destacar que nós, como SIMABESP, somos um dos signatários do Termo de Compromisso de Logística Reversa, assinado em maio de 2018, com a FIESP, CETESB e outras 17 entidades paulistas. Esta medida auxilia as micro e pequenas empresas de São Paulo, por meio do projeto Renove +, que tem como objetivo estruturar um modelo alternativo, viabilizando o cumprimento das exigências das políticas estadual de resíduos sólidos. Vale ressaltar que a CETESB publicou no Diário Oficial do Estado, no último dia 04 de abril, o procedimento que regulamenta a inclusão da logística reversa, com a definição de condições para que essa passe a ser gradualmente exigida como condicionante da emissão ou renovação das licenças de operação.
Temos como propósito colaborar com a preservação do meio ambiente e viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo por meio de ampliação e melhoria da coleta, triagem, beneficiamento, valorização e comercialização. Além disso, o cumprimento da PNRS contribui para redução dos custos de produção e aumenta a competitividade.

|
|
|
 |
SIMABESP - Boletim Econômico Indústria - Ed. Mai/2019 |
 |
SIMABESP - Boletim Econômico Setorial - Ed. Mai/2019 |
 |
|
|