e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ABIMAPI e
SIMABESP destacam iniciativas de sustentabilidade

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo. Este é o gancho ideal para abordamos o comprometimento da indústria com as questões socioambientais que estão ligadas à logística reversa.

A cada ano, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas somente de plástico, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês). A grande maioria termina em lixões, ou nos oceanos, o que provoca uma poluição que a comunidade internacional não consegue administrar. Nas últimas semanas, inclusive, ganharam repercussão notícias de diversos países do Sudeste Asiático que têm colocado restrições às importações de dejetos, declarando que não querem ser a "lixeira" do ocidente. Este é um assunto que rende amplo debate e necessita de atenção e engajamento.

Conforme já anunciamos em outras oportunidades, sustentabilidade é uma das bandeiras levantadas pela ABIMAPI. Desde 2013, participamos do Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens Dê a Mão para o Futuro - Reciclagem, Trabalho e Renda, coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), com apoio da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins). A iniciativa contempla questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as empresas associadas envolvidas, além de garantir a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Trata-se de uma alternativa viável, socialmente justa e ambientalmente correta, que também reforça as obrigações legais das empresas de acordo com a Lei nº 12.305/10, que tem como objetivo principal o gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil. As penas pelo descumprimento da PNRS vão desde reclusão e detenção até o pagamento de multas em valores de R$ 500,00 a R$ 2 milhões, com a obrigação dos infratores, independentemente da existência de culpa, repararem os danos causados. 31 associados ABIMAPI já participam do Dê a Mão Para o Futuro estão protegidos em relação às sanções penais e administrativas da legislação.

No âmbito estadual, é importante destacar que nós, como SIMABESP, somos um dos signatários do Termo de Compromisso de Logística Reversa, assinado em maio de 2018, com a FIESP, CETESB e outras 17 entidades paulistas. Esta medida auxilia as micro e pequenas empresas de São Paulo, por meio do projeto Renove +, que tem como objetivo estruturar um modelo alternativo, viabilizando o cumprimento das exigências das políticas estadual de resíduos sólidos. Vale ressaltar que a CETESB publicou no Diário Oficial do Estado, no último dia 04 de abril, o procedimento que regulamenta a inclusão da logística reversa, com a definição de condições para que essa passe a ser gradualmente exigida como condicionante da emissão ou renovação das licenças de operação.

Temos como propósito colaborar com a preservação do meio ambiente e viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo por meio de ampliação e melhoria da coleta, triagem, beneficiamento, valorização e comercialização. Além disso, o cumprimento da PNRS contribui para redução dos custos de produção e aumenta a competitividade.

 
SIMABESP - Boletim Econômico Indústria - Ed. Mai/2019
SIMABESP - Boletim Econômico Setorial - Ed. Mai/2019
 
Notícias
ABIMAPI espera gerar USD 1 milhão em negócios na Naturaltech
 
15% dos brasileiros fazem compras de supermercado online
 
Associados
Angela Toledo Ma recebe o Mérito Industrial entregue pela FIEMG
 
Bimbo Brasil abre seu Programa de Estágio 2019

 
 
   
 

 
     
 
Indicador de nível de atividade da indústria paulista sobe 0,6% em abril, aponta FIESP Governo federal estuda criação de Imposto de Renda negativo, diz secretário Receita Federal autua mais de 5 mil empresas por irregularidades no Imposto de Renda
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes sociais e Novidades
 
 
     
Você sabia que o macarrão é um ótimo combustível para os corredores? Participe da 3ª Corrida do Trigo 25 de junho das 14h às 17h
ABIMAPI estará presente na Arena Fispaltec, participe!
Separamos um sanduíche de peito de peru e mostarda dijon como sugestão da semana, confira!