e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

TrigAR 2019 apresenta os desafios
e oportunidades da cadeia do trigo

A farinha de trigo é o principal ingrediente da maior parte dos produtos representados por nós, da ABIMAPI. Para debater a importância do cereal para a indústria alimentícia global, estivemos no TrigAR 2019, o primeiro Congresso Internacional do Trigo, realizado na Argentina, de 05 a 07 de junho. O evento, com o tema “Argentina para o mundo. O mundo para a Argentina”, foi promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária de Córdoba, com a colaboração da Bolsa de Cereais local e empresas e instituições comprometidas com o setor.

A Argentina é o grande provedor de trigo do Brasil e fornece, em média, 6 milhões de toneladas por ano. Dentro deste cenário e de maneira ainda maior, o TrigAR nos permitiu trocar experiências sobre os desafios que nascem a partir da inovação, com foco na sustentabilidade do desenvolvimento da cadeia. Em nome da nossa associação, eu, Claudio Zanão, tive a honra de participar do painel “Novas tendências no consumo de farinha e produtos provenientes da segunda transformação”, que abordou os hábitos alimentares aliados à saudabilidade. Na ocasião, palestrei ao lado da expert em marketing estratégico agroindustrial Anna Lanzani e do médico argentino especialista em nutrição e obesidade Alberto Cormillot.

Pude apresentar o tamanho do mercado brasileiro e as diversas oportunidades proporcionadas por estas novas tendências de consumo, por exemplo os movimentos Clean Label, que deixa a comunicação mais simples e transparente, o Free From glúten, açúcar e gorduras, o Power Natural, que envolve produtos com apelos naturais, indulgentes e práticos, entre outros. Conforme já discutimos até mesmo em outras edições da Palavra do Presidente, estes fatores nortearão as transformações do setor de alimentos, a opinião pública e, consequentemente, a sociedade.

Diversos especialistas de renome mundial analisaram as diferentes possibilidades que envolvem o cereal. Oferta comercial do trigo argentino (produção, qualidade e saldo exportável), passando por geopolítica do mercado global de farinha, contexto atual e desafios do MERCOSUL, às políticas públicas, foram outros temas amplamente discutidos. Para o encerramento, inclusive, estivemos com o Presidente da República Argentina Mauricio Macri.

Já disponibilizamos em nosso Portal do Associado as apresentações realizadas durante o evento, bem como alguns vídeos que ajudam a contextualizar os debates. Agradecemos imensamente ao convite do Governo da Província de Córdoba e do Ministério da Agricultura e Pecuária local. Sem dúvidas participamos de um congresso riquíssimo em conteúdo e de exímia organização.

 
Apresentações TrigAR 2019
Apresentações Workshop
de Exportação ABIMAPI
 
Notícias
Pagamento via QR Code é a aposta do varejo para um futuro próximo
 
26% dos internautas usam
apps de descontos
 
Associados
Bauducco tem novo produto
e campanha
 
PepsiCo atualiza oportunidades
de emprego

 
 
   
 

 
     
 
Simples nacional passará por pente-fino da equipe econômica MEI – Ocupação impedida e os efeitos do desenquadramento Secretaria de Fazenda fiscaliza microempreendedores individuais e empresas do Simples – RJ
 
     
     
 
Eventos
 
 






 

 
 
Redes sociais e Novidades
 
 
     
Trouxemos um Talharim ao molho de almondegas de ricota com espinafre para você se deliciar Inverno combina com cobertor, sua série favorita e uma sopa deliciosa acompanhada de um pãozinho Assista e entenda como irá funcionar a Reforma da Previdência