e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Nielsen destaca desafios e estratégias
para inovação em alimentos

Na última quinta-feira, 26 de setembro, nos reunimos para a realização da penúltima Reunião do Conselho Gestor & Associados ABIMAPI de 2019. Iniciamos nosso encontro com uma palestra ministrada pela gerente da área de projetos da consultoria Nielsen Juliana Pitol, que abordou os principais desafios e estratégias para inovação em alimentos.

De acordo com a especialista, a cesta de alimentos segue em retração com aumento de preços em itens básicos, já que a variação das commodities impacta diretamente a cadeia de derivados de trigo e soja. Quanto às tendências de consumo, sustentabilidade, saudabilidade e praticidade são os fatores que norteiam a tomada de decisão no momento de compra. 42,4% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de modo a reduzir o impacto no meio ambiente e 30% está atento aos ingredientes que compõem os produtos.

A indústria também está engajada na causa ambiental e, para isso, passou a reduzir/ reformular embalagens e ingredientes; reformular a cadeia de suprimentos e fornecedores; diversificar os produtos e/ou portfólio; atualizar e/ou mudar modelos de negócios e integrar a sustentabilidade nos pontos de contato com consumidores.

Quando falamos em saudabilidade e praticidade, 80% das pessoas acreditam que comida preparada em casa é mais saudável do que a industrializada. Neste sentido, uma das bandeiras defendidas por nós, da ABIMAPI, é desmistificar que nenhum alimento deve ser considerado vilão e promover o consumo consciente/equilibrado. A inovação na reformulação das receitas (redução de sódio, açúcar, gordura e etc), quando bem comunicadas nos rótulos, já atendem esta demanda. Além disso, nosso setor vem adaptando suas embalagens de acordo com o comportamento do mercado. Assim surgiram as monoporções (embalagens menores e individuais), para atender um público que não abre mão de conveniência e praticidade – apelo take and go.

Agradecemos a parceria da Nielsen com os insights fornecidos. O material apresentado já está disponível no Portal do Associado.

Aproveitamos a oportunidade para reforçar aos presentes na reunião o convite para o 17º Congresso Internacional ABIMAPI e ABICAB, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de março, em Florianópolis (SC). Mostramos, também, os preparativos para os dias mundiais do Pão e Macarrão, comemorados em 16 e 25 de outubro, respectivamente. Conforme anunciamos anteriormente, trabalharemos o mote Permita-se viver de todas as maneiras, com a oportunidade para que nossos associados também participem das campanhas e recebam, gratuitamente, vídeos personalizados com suas marcas. 18 fabricantes já aderiram às ações das datas. Aos interessados, hoje é último dia para participar, basta entrar em contato pelo e-mail marketing@abimpai.com.br.

Obrigado a todos que estiveram conosco durante esta manhã produtiva na ABIMAPI. O próximo e último encontro deste ano está agendado para o dia 28 de novembro, às 9h, seguido do nosso almoço de confraternização, na FIESP. Até lá!

 
Seminário Empresarial - Brasil e Peru - Relações comerciais

Seminário Empresarial - Brasil e Peru - Registro
de marcas en el Perú

Seminário Empresarial - Brasil e Peru - Alimentación Saludable
 
Notícias
Especialista explica a relação entre o desejo por comer algo e reações emotivas
Venda de panetone deve crescer no país este ano
 
Associados
Panco relança e expande linha de macarrão instantâneo
 
 
Moinho Sul Mineiro é arrendado pela J.Macêdo
 


 
 
   
 

 
     
 
Indicador de Nível de Atividade da indústria paulista fica estável em agosto, aponta FIESP Reforma tributária,
agora vai?
Lei aperta cerco de empresas que não pagam acordos trabalhistas
 
     
     
 
Eventos
 
 







 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
ABIMAPI em parceria com a Apex-Brasil participa da Expoalimentaria no Peru Orquídea lança embalagem especial em alusão ao Outubro Rosa Você já ouviu falar de ragu? Confira nossa receita especial da semana: macarrão ao ragu de linguiças