e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

SIMABESP entrega Pesquisa de Cargos e Salários 2019

Durante a 10ª Reunião do Grupo de Recursos Humanos, realizada em 21 de agosto, apresentamos os resultados da 2ª Edição da Pesquisa de Cargos e Salários. Na oportunidade, recebemos José Antônio Prudente, da consultoria Wiabiliza, empresa contratada para a realização do estudo.

Nesta primeira etapa da pesquisa, houve a adesão de 19 empresas associadas, gerando 280 cargos pesquisados, divididos em 12 áreas e cargos de Gerência, Coordenação, Supervisão e operacionais. Além disso, foram analisados 14 benefícios (Assistência médica, Seguro de vida, Cesta de Natal, etc) e 09 práticas de RH (Flexibilização de Jornada, Plano de carreira e sucessão, Avaliação por competências, dentre outras). Importante frisar que o estudo serve de base para as empresas independente do porte delas, ou seja, da mesma forma que serve para uma empresa de grande porte se comparar com outras empresas do mesmo segmento, uma empresa pequena pode usar o material para rever sua política de remuneração.

Um fator bastante interessante é que o sistema gera para a empresa participante um alerta para os cargos onde a remuneração total dela for 10% acima ou abaixo da média de mercado e auxilia a empresa a verificar, por exemplo se está pagando menos para profissionais chave, correndo o risco de perde-los para a concorrência bem como se está tendo gastos desnecessários com folha de pagamento com valores acima do mercado em áreas menos estratégicas. A ideia do sindicato é possibilitar o acesso à essa ferramenta aos associados de todos os tamanhos.

Vale lembrar que as empresas que não aderiram nesta primeira etapa poderão fazê-lo a qualquer momento a custo zero, desde que acesse a plataforma e forneça os dados da sua empresa, respeitando, evidentemente o sigilo dos dados que pode ser objeto de termo de responsabilidade a ser assinado juntamente com a consultoria Wiabiliza.

Basta enviar um e-mail para administrativo@simabesp.org.br registrando o interesse e os dados da pessoa responsável pelo preenchimento da pesquisa. É importante que os fabricantes acompanhem regularmente os movimentos que revelam tendências, bem como os impactos nos custos. Adotar políticas de governança, que equilibram a balança entre mercado e empresa, significa estar atento ao equilíbrio interno, principalmente quando se considera que o salário não é uma questão confidencial junto aos funcionários, representando assim fator decisivo no clima organizacional.

Aproveitamos para registrar nossos agradecimentos aos participantes e membros do comitê que definiram as bases para a realização do estudo para garantir a coerência dos resultados apresentados.

 
SIMABESP Destaque Setorial e Industrial AGO19
Fotos do Jantar
35 anos ABIMAPI
 
Notícias
Empresa precisa avisar aos clientes quando reduzir embalagens de produtos
 
Fazer supermercado pela internet é uma das últimas barreiras do ecommerce no Brasil
 
Associados
Nissin participa da comemoração de 35 anos da ABIMAPI
 
 
Nestlé chama Kondzilla para incentivar empreendedorismo jovem


 
 
   
 

 
     
 
Relator da reforma tributária espera votar texto na CCJ em setembro Leis trabalhistas: cinco erros que as empresas precisam evitar Indústria lamenta decisão do STF de retirar da pauta de julgamentos ações sobre tabelamento do frete
 
     
     
 
Eventos
 
 


 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Confira o programa do curso internacional sobre gestão da produção de embalagens Valor promocional: garanta já a sua vaga para a 3ª edição da Corrida do Trigo em São Paulo Confira nossa sugestão da semana: caracolinho ao molho cremoso com damasco e cogumelos