
2020: expectativas de melhora na economia
e promoção do setor
Caros associados, parceiros e amigos, retomamos nossas atividades para mais um ano de empenho e muito trabalho! Iniciamos 2020 confiantes de que a economia continuará se recuperando após um longo período de crise, que impactou toda a indústria alimentícia.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia brasileira consolidará o processo de retomada do crescimento neste ano, com aumento de 2,5%, depois de expansão de 1,2% em 2019.
Segundo a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) será puxado pela expansão do PIB industrial. A estimativa é que o setor cresça 2,8%, de acordo com a CNI. A atividade econômica também será impulsionada pelo aumento dos investimentos em 6,5%, em 2020 com a previsão de alta de 2,2% para o consumo das famílias.
Quando falamos no comportamento do shopper, um estudo realizado pela NNB Nutrition, nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Espanha, mostrou que os consumidores estão fazendo escolhas alimentares com base no que acreditam ser melhor para eles, não necessariamente baseado em evidências científicas. No Brasil, ao mesmo tempo em que o consumidor mais informado anseia por transformações e por mais naturalidade e saúde, grande parte da sociedade duela com seus anseios por comer.
Analisando o setor em que atuamos, produtos com grãos integrais, com baixo teor de sódio, sem adição de açúcares, sem lactose, por exemplo, são opções que ajudam as pessoas a colocarem em prática hábitos de vida mais saudáveis e estão se tornando tendências de consumo. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade também vem norteando a tomada de decisão no momento de compra. A indústria já está engajada com a causa reformulando embalagens e ingredientes; atualizando modelos de negócios e integrando a sustentabilidade nos pontos de contato com consumidores. Portanto, nos próximos anos podemos esperar marcas que se preocupem cada vez com questões relativas à ética e com os impactos no meio ambiente.
Essas são algumas tendências que nortearão as ações ABIMAPI para a promoção dos biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados. As palavras de ordem são: qualidade, preço e saudabilidade. Para retratar este cenário, em maio lançaremos o Anuário ABIMAPI 2020, uma análise aprofundada dos segmentos que representamos, em três idiomas (português, inglês e espanhol), nas versões impressa (3 mil exemplares), digital e, pela primeira vez, disponibilizaremos podcasts sobre os temas. Mais do que um panorama setorial, esta publicação apresenta as contribuições do setor para o desenvolvimento brasileiro.
Também estão em nosso calendário o 17° Congresso Internacional da Indústrias, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de março, em Florianópolis (SC) e as ações que celebrarão os dias do Biscoito (20 de julho), Pão e Macarrão (16 e 25 de outubro, respectivamente). Logo mais iniciaremos os preparativos para a segunda edição do Salão do Panetone e para a quarta Corrida do Trigo. Confira a agenda completa em www.abimapi.com.br.
Aproveitamos a oportunidade para destacar as mudanças de layout do nosso site, a fim de melhoria e inovação do conteúdo. No Portal do Associado, área de navegação restrita, disponibilizaremos diariamente o Diário Oficial da União (DOU) atualizando vocês, associados, sobre todo e qualquer assunto acerca do âmbito federal.
Que 2020 seja um ano repleto de sucesso e conquistas para todos que estão envolvidos direta e indiretamente com a ABIMAPI!

|
|
|
 |
D.O.U Sinopse nº 006 - 14 de janeiro de 2020 |
 |
D.O.U Sinopse nº 006 - 13 de janeiro de 2020 |
 |
|
|