e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

ABIMAPI realiza Workshop Técnico sobre atualidades em alimentos
e participa do International Pasta Organization (IPO) 2019

Iniciamos a Palavra do Presidente de hoje destacando o Workshop Técnico sobre atualidades em alimentos, realizado por nós, ABIMAPI, na última quarta-feira, 23 de outubro. Recebemos mais de 90 participantes representando as categorias em que atuamos para discutir temas relevantes para o nosso setor.

Entre os assuntos apresentados que gostaríamos de ressaltar estão as normas para a adoção de um novo modelo de rotulagem nutricional dos alimentos no Brasil. Para debater o tema, o palestrante Tiago Lanius Rauber, gerente de Padrões e Regulação de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentou as propostas para a revisão e a modernização da regulação atual dos rótulos e prazos para adequação e implementação das novas regras. O modelo sugerido pela Anvisa é uma lupa, que será obrigatória na parte frontal e superior da embalagem, em uma única superfície continua, quando o alimento for rico em gorduras saturadas, sódio ou açúcar e os teores sejam iguais ou superiores aos limites definidos. Quanto à tabela nutricional, as informações serão inseridas em um fundo branco com letras pretas e deverá conter o número de porções por embalagem; redução de variabilidade no tamanho das porções e inclusão dos valores nutricionais por 100g ou ml do alimento, para permitir comparações. O objetivo da proposta é facilitar a compreensão dos rótulos pelos consumidores brasileiros na realização das escolhas alimentares aperfeiçoando a visibilidade e legibilidade das informações nutricionais.

A Anvisa abriu no último dia 23 de setembro uma consulta pública com o propósito de receber contribuições, como dados e informações, e também a opinião dos consumidores, para ajudar na decisão final da agência sobre qual o modelo de rotulagem nutricional será adotado. Após o término da consulta, em 7 de novembro, será feita uma análise das contribuições e poderão ser promovidos debates com órgãos, entidades e aqueles que tenham manifestado interesse no assunto para fornecer mais subsídios para discussões técnicas e a deliberação final. Posteriormente à decisão, o prazo total para as empresas se adequarem totalmente ao novo modelo será de 42 meses. A norma começa a valer após os 12 primeiros meses de sua publicação, mas os critérios para rotulagem serão menos restritivos nos primeiros 30 meses.

Em seguida, Fabricio Zelesnikar Ferreira, coordenador técnico na área de Microscopia do Laboratório SFDK, abordou sobre matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas e seus limites de tolerância. O especialista frisou a diferença entre as matérias indicativas de risco à saúde humana e as de falhas de boas práticas.

Outro assunto discutido, ministrado pela gerente técnica do mesmo laboratório, Simone Morgado dos Reis, foram os métodos que auxiliam na identificação e quantificação das substâncias declaradas na tabela nutricional.

Antes de finalizar a Palavra do Presidente, ressaltamos nossa participação nos últimos dias 16 e 17 de outubro em Viena, Áustria, no Congresso Europeu e das assembleias gerais anuais da International Pasta Organization (IPO), da L'Union des Associations des Semouliers des Pays de l'Ue (SEMOULIERS) e da Union des Associations de Fabricants de Pates Alimentares de L’U.E. (UN.A.F.P.A.).

O evento reuniu as principais empresas envolvidas nos negócios mundiais de farinha de trigo, sêmola, massas, entidades e governos para uma excelente oportunidade de ampliar as redes de negócios e explorar novas oportunidades comerciais. Além das reuniões, o congresso proporcionou um dia dedicado a palestras, com especialistas renomados que discutiram sobre as questões que moldarão o mercado europeu de massas nos próximos anos.

Todos os materiais mencionados estão disponíveis no Portal do Associado.

 
Apresentações do
Congresso ABITRIGO 2019
Apresentações Workshop Técnico 23OUT2019
Arquivos IPO - World Pasta Day 2019
 
Notícias
Dia do Macarrão: Brasil é o terceiro maior produtor do mundo
Apex-Brasil reúne núcleos do PEIEX de 22 estados
 
Associados
Seven Boys lança linha 100% Integral
 
 
Vitarella tem nova linha para o Nordeste
 
PepsiCo dá início à 11ª edição do Eco-Desafio
 


 
 
   
 

 
     
 
Melhora relação da indústria paulista com os bancos, aponta FIESP Mercosul é importante para o Brasil e para a indústria, diz CNI Condição diferenciada para parcelamento de débitos junto ao FGTS, destinado às empresas do Simples Nacional
 
     
     
 
Eventos
 
 







 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Presença confirmada de Ricardo Amorim no Congresso Internacional. Inscreva-se já! Dia Mundial do Macarrão: cozinhando com a Chef Morena Leite ABIMAPI realiza Workshop Técnico e recebe palestra sobre macrotendências em alimentos