e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Dia das Mães durante o COVID-19: quais os
comportamentos sociais e de consumo?

Comemoramos no próximo domingo, 10 de maio, o Dia das Mães. A data, celebrada todo segundo domingo de maio, se popularizou pelo mundo e foi oficializada no Brasil em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Atualmente, o costume de oferecer presentes e promover almoços especiais que reforçam os vínculos familiares também tornou esta celebração um símbolo de consumismo que movimenta a economia: depois do Natal, o Dia das Mães é melhor data para o varejo.

Após perder boa parte das vendas da Páscoa, o varejo teme que isso volte a se repetir neste final de semana pela mudança de perfil de consumo em um momento em que as pessoas estão adaptando seus hábitos por conta do COVID-19.

De acordo com dados de 2020, divulgados pela Globo, o distanciamento social vai impactar a forma do brasileiro comemorar e se reunir durante a data, mas o novo contexto está reforçando ainda mais o significado deste dia para os consumidores. Oito em cada 10 pessoas afirmam que pretendem presentear, sendo que 78% delas não almejam investir menos no presente se comparado à 2019. Tão importante quanto, a comemoração também fará parte do dia para sete em cada 10 brasileiros. Outro ponto que vale destacar é que mesmo com o isolamento, metade dos presentes serão entregues pessoalmente (50%), 37% via correios e/ou motoboy e 14% de maneira virtual.

Quanto ao canal de compra, 79% dos consumidores consideram comprar presentes online. Dos 21% que não pensam sobre o assunto, os principais fatores que levam à essa decisão são: 36% tem receio de não receber e encomenda no prazo, 27% não fazem compras online e 15% tem medo de se contaminar de alguma forma com a entrega.

A ABIMAPI não poderia deixar de homenagear todas estas guerreiras e destacar sua fundamental importância no seio familiar. Elas, que com a vida corrida são mães por telefone em tempo integral, mas não se esquecem dos compromissos marcados com os momentos de serem amigas, esposa e profissionais, assumindo muitas vezes o papel de chefe da casa, além de responsáveis pelas decisões de compra na maioria dos lares. São elas que escolhem e colocam nossos produtos nas mesas brasileiras, garantindo saúde, bom humor e energia aos filhos e demais membros da família, uma vez que o carboidrato – principal nutriente encontrado nos biscoitos, macarrão, pães e bolos – é essencial para manter a disposição necessária durante o dia.

Desejamos um feliz dia para aquelas que estão sempre prontas para manter o bem-estar de todos. Parabéns, mães! Aproveite e surpreenda a sua mãe com deliciosas receitas. Em nosso site e na fanpage AbimapiBrasil disponibilizamos diversas sugestões de pratos para este domingo especial.

 
 
ABIMAPI - O mundo na crise COVID-19
Euromonitor Covid Series - Consumer Trends 2020
 
Notícias
Entidades do varejo se unem para criar plataforma de geração de empregos
 
O que o consumidor vem
achando das marcas?
 
Associados
M. Dias Branco fecha parceria com Rappi para entrega de produtos
 
CCR conta com a doação da NISSIN para apoiar os caminhoneiros na Via Dutra
 

 

 
   
 

 
     
 
Medida provisória muda a vigência da LGPD para maio de 2021 Coronavírus: STF reconhece Covid-19 como acidente de trabalho MEI: como transformar
empresa em LTDA
 
     
     
 
Eventos
 
 




 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
É com trabalho que se constrói um mundo mais digno e próspero! Interpack 2020 adiada, soluções
Bühler presentes!
Fala pra gente, como está o tempo na sua cidade, o friozinho já chegou?