
Semana do Meio Ambiente: SIMABESP realiza webinar
sobre Logística Reversa de Embalagens
Em celebração a Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 01 e 05 de junho, o SIMABESP realizou na última terça feira (02), em parceria com a Abitrigo, Eureciclo, Sindustrigo, SICAB e SIDOCAL, o webinar sobre Logística Reversa de Embalagens - Legislação e Impacto Socioambiental.
Na oportunidade, recebemos mais de 50 participantes entre empresas associadas, sindicatos e entidades parceiros. O conteúdo foi esclarecido por Lucas Barbosa, responsável por Novos Negócios na Eureciclo, abordando temas como responsabilidade social, mudanças no comportamento dos consumidores, como seu sindicato pode auxiliar na logística reversa e as legislações estaduais e federal do programa de reciclagem.
O Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de lixo ao ano, 30% tem potencial de reciclagem, mas apenas 3% são de fato reaproveitados e uma das principais formas de ajudar na preservação do meio ambiente é a separação do lixo e reciclagem.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma das mais importantes legislações ambientais do Brasil, com impacto direto na estruturação de uma empresa. Criada em 2010, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos direcionada para aterros e lixões, a PNRS não contempla uma questão exclusivamente ambiental, mas políticas, sociais e de saúde pública, desencadeando um conhecimento que pode sugerir uma posição vantajosa e competitiva no mercado.
Para auxiliar o associado no cumprimento da logística Reversa no Estado de São Paulo, o SIMABESP é signatário desde 2018 do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Inicialmente, além das entidades citadas, o sindicato fazia parte de um grupo de 17 associações e sindicatos e hoje são mais de 50.
O sistema de Logística Reversa de Embalagens consiste na comprovação de dados e metas pelos fabricantes por meio da aquisição de Certificados de Reciclagem, emitidos pela Eureciclo (operador do programa), através da participação em concorrências que são realizadas a cada 02 meses. A concorrência é um modelo análogo ao Leilão de Energia, onde os certificados de reciclagem possuem seus valores disputados entre os operadores (centrais de triagem, cooperativas e outros) e do outro lado, as indústrias que precisam adquirir o equivalente a 22% do volume de embalagens colocadas no mercado em créditos para fazer a compensação.
Para aderir ao programa, basta a empresa associada preencher o termo de adesão disponibilizado pelo sindicato, calcular o total da massa de embalagens colocadas no mercado no último ano e adquirir seu Certificado de Reciclagem em uma das concorrências que serão informadas através dos nossos comunicados.
Antes de finalizar a Palavra do Presidente de hoje, gostaríamos de destacar a nova data para o 17º Congresso Internacional das Indústrias. O evento ocorrerá entre os dias 08 e 10 de abril de 2021, em Florianópolis (SC). Em breve abriremos novamente as inscrições, mas, para quem já realizou, não se preocupe, seu cadastro está garantido. Para mais informações acesse nosso site.

|
|
|
 |
Sinopse nº 092 - 1 de junho de 2020 |
 |
APEX - Encontro Entidades Setoriais |
 |
Euromonitor Covid Series - Consumer Trends 2020 |
 |
|
|