e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Semana do Meio Ambiente: SIMABESP realiza webinar
sobre Logística Reversa de Embalagens

Em celebração a Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 01 e 05 de junho, o SIMABESP realizou na última terça feira (02), em parceria com a Abitrigo, Eureciclo, Sindustrigo, SICAB e SIDOCAL, o webinar sobre Logística Reversa de Embalagens - Legislação e Impacto Socioambiental.

Na oportunidade, recebemos mais de 50 participantes entre empresas associadas, sindicatos e entidades parceiros. O conteúdo foi esclarecido por Lucas Barbosa, responsável por Novos Negócios na Eureciclo, abordando temas como responsabilidade social, mudanças no comportamento dos consumidores, como seu sindicato pode auxiliar na logística reversa e as legislações estaduais e federal do programa de reciclagem.

O Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de lixo ao ano, 30% tem potencial de reciclagem, mas apenas 3% são de fato reaproveitados e uma das principais formas de ajudar na preservação do meio ambiente é a separação do lixo e reciclagem.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma das mais importantes legislações ambientais do Brasil, com impacto direto na estruturação de uma empresa. Criada em 2010, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos direcionada para aterros e lixões, a PNRS não contempla uma questão exclusivamente ambiental, mas políticas, sociais e de saúde pública, desencadeando um conhecimento que pode sugerir uma posição vantajosa e competitiva no mercado.

Para auxiliar o associado no cumprimento da logística Reversa no Estado de São Paulo, o SIMABESP é signatário desde 2018 do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Inicialmente, além das entidades citadas, o sindicato fazia parte de um grupo de 17 associações e sindicatos e hoje são mais de 50.

O sistema de Logística Reversa de Embalagens consiste na comprovação de dados e metas pelos fabricantes por meio da aquisição de Certificados de Reciclagem, emitidos pela Eureciclo (operador do programa), através da participação em concorrências que são realizadas a cada 02 meses. A concorrência é um modelo análogo ao Leilão de Energia, onde os certificados de reciclagem possuem seus valores disputados entre os operadores (centrais de triagem, cooperativas e outros) e do outro lado, as indústrias que precisam adquirir o equivalente a 22% do volume de embalagens colocadas no mercado em créditos para fazer a compensação.

Para aderir ao programa, basta a empresa associada preencher o termo de adesão disponibilizado pelo sindicato, calcular o total da massa de embalagens colocadas no mercado no último ano e adquirir seu Certificado de Reciclagem em uma das concorrências que serão informadas através dos nossos comunicados.

Antes de finalizar a Palavra do Presidente de hoje, gostaríamos de destacar a nova data para o 17º Congresso Internacional das Indústrias. O evento ocorrerá entre os dias 08 e 10 de abril de 2021, em Florianópolis (SC). Em breve abriremos novamente as inscrições, mas, para quem já realizou, não se preocupe, seu cadastro está garantido. Para mais informações acesse nosso site.

 
Sinopse nº 092 - 1 de junho de 2020
APEX - Encontro Entidades Setoriais
Euromonitor Covid Series - Consumer Trends 2020
 
Notícias
Também é uma função do varejo cuidar dos clientes
 
4 conceitos do universo digital que as empresas precisam conhecer
 
Associados
O Panquinho não pode faltar
na sua gôndola
 
M. Dias Branco oferece cursos online para os funcionários em home office
 

 

 
   
 

 
     
 
Baixa de MEI: Preciso pagar guias com vencimentos prorrogados? Guia Prático da Fiesp ensina gestores a adotarem medidas de segurança empresarial MP 936: Entenda a estabilidade e multas para quem rescindir contrato de trabalho
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Já estamos na hora do almoço e que tal um espaguete com picadinho? Confira a nova data do 17º Congresso Internacional das Indústrias ABIMAPI & ABICAB Pesquisa revela que 66% das empresas industriais não demitiram nesta pandemia