
Exportação: ABIMAPI destaca iniciativas e novos projetos
para ampliar a presença do setor no mercado internacional
Esta semana destacaremos algumas das iniciativas promovida pela área de exportação ABIMAPI. Estamos realizando webinars semanais abordando conteúdos riquíssimos de informações de mercado, pesquisas e análises de países alvo e cases que nos orientaram com estratégias de gestão de marca, a fim de ampliar nossa presença no mercado internacional, fomentando as exportações das nossas categorias.
Na última quinta-feira (04), realizamos o webinar “Inovações em Comércio Exterior”. Em formato de debate, o encontro recebeu 37 participantes. Na oportunidade, recebemos o professor e consultor Diego Coelho, doutor em administração e docente em relações Internacionais, abordando as transformações do comércio exterior e como se adaptar às novas tendências.
De acordo com o especialista, a inovação em negócios internacionais vai muito além de criar produtos, mas sim novos modelos de negócios que buscam melhores alternativas mercadológicas para aprimorar o posicionamento frente à realidade sistêmica.
Analisando o cenário atual a crise causada pela pandemia do novo coronavírus mudou a maneira como as pessoas vivem, se relacionam e consomem. Mais do que uma transformação imediata na rotina da população, a Covid-19 deve provocar impactos de longo prazo no comportamento das pessoas. Com esse cenário, as marcas enfrentam o desafio de entender essas mudanças e se reposicionar para um mundo pós- pandemia. “Quando há mudanças no comportamento dos indivíduos, surge novos problemas que demandam novos modelos de ofertas. É o momento de as empresas realizarem prospecção de dados e escuta de clientes, além de mapear oportunidades e estratégias”, disse Diego.
A implementação de soluções tecnológicas não se limita à simplificação de procedimentos padronizados, mas impulsiona, em diversas frentes, o poderio produtivo das empresas.
Terça-feira (08), tivemos nosso último Webinar, em parceria com a Coface, tratando o tema “Seguro de Crédito e Risco Empresarial nas Exportações”, tão atual para o cenário em que vivemos. Esperamos que os associados tenham aproveitado a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o risco de suas operações internacionais. O material está disponível no Portal do Associado.
Nosso próximo encontro será na próxima semana, dia 18 de junho, com o webinar "Criando Valor no Mundo Pós-Pandemia", ministrado pela professora e pesquisadora da Fundação Dom Cabral, sócia diretora da Pangea Consultoria, Ana Vitoria Alkmim. Nossa convidada trará uma abordagem desafiadora para as empresas – como criar valor atualmente? Com reflexões, provocações e interação com os participantes, certamente será mais um encontro virtual muito rico. Inscreva-se.
Em paralelo às iniciativas mencionadas acima, relembramos um importante projeto que iniciamos esse ano com os associados, em parceria com as Empresas Juniores de Relações Internacionais da ESPM/SP (Global Jr) e PUC/SP (Prisma Jr), dedicados às exportações para produtos congelados e para marcas próprias na América Latina.
Selecionamos seis países como foco do projeto: México, Panamá, Colômbia, Peru, Chile e Uruguai. Desde fevereiro de 2020, as empresas juniores nos auxiliaram a definir os países prioritários para ambos segmentos, com uma análise detalhada sobre cada país por meio de entrevistas com empresários associados e não associados brasileiros e estrangeiros. Entre os parceiros das iniciativas estão os Escritórios Comerciais das Embaixadas Brasileiras nos países, bem como os Escritórios da Apex-Brasil em Bogotá e Miami.
Desde o início de junho, o projeto já promoveu mais de 10 entrevistas, incluindo o debate com as Embaixadas do Brasil em Bogotá (Colômbia) e Montevideu (Uruguai), com agendas previstas com os demais mercados ainda essa semana. Acompanhem os comunicados do projeto exportação na recém-criada página no Linkedin: www.linkedin.com.br/company/abimapi-international
Ao final do projeto, previsto para agosto, as empresas juniores apresentarão os resultados dos estudos em cada mercado-alvo. A ação subsidiará contatos importantes para a Rodada de Negócios Online para marcas próprias e congelados prevista para setembro de 2020, parte da agenda que a ABIMAPI realizará em cinco ciclos quinzenais a partir de julho até início de outubro. Ressaltamos que a equipe de exportação divulgará a nova agenda de promoção internacional em reunião virtual na próxima sexta-feira, dia 12 de junho, entre 9h30 e 11h30 no canal do Zoom disponível em zoom.us/my/abimapi.exp. Participe e saiba o que preparamos para promover nosso setor no exterior em meio aos desafios da pandemia do COVID-19!

|
|
|
 |
Sinopse nº 092 -
1 de junho de 2020 |
 |
APEX - Encontro
Entidades Setoriais |
 |
Euromonitor Covid Series
Consumer Trends 2020 |
 |
|
|