e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Pesquisa aponta principais transformações e tendências
de comportamento do consumidor pós-quarentena

Acompanhar o desempenho do setor e o movimento das vendas das categorias que representamos é uma das prioridades da ABIMAPI. Sabemos que para alcançar melhores resultados, é necessário conhecer quem é o consumidor, sua frequência de compra, preferências e necessidades, e algumas outras questões que auxiliam na busca de oportunidades para o crescimento.

Na Palavra do Presidente desta semana, abordaremos a pesquisa divulgada neste mês pela Kantar Worldpanel sobre as principais transformações e as tendências de comportamento do consumidor pós-quarentena.

Desde o início da pandemia, nossos comportamentos e hábitos de consumo foram profundamente impactados. De acordo com os dados, na fase de pré-isolamento social, a estocagem de itens de limpeza e alimentos deram o tom, porém agora vemos a preferência pelo comércio local em função da comodidade de ser mais próximo de casa e pelo número menor de pessoas no ambiente, o que implica em evitar aglomerações.

Cozinhar em casa passou a ser uma atividade mais frequente. Realizando mais refeições dentro do lar, o consumo de alimentos e bebidas nessas ocasiões cresceu 27%. Os períodos do almoço e jantar lideram, com aumento de 30%, seguidas pelo café da manhã (+25%) e lanches rápidos (+21%).

O delivery, ganhou força como serviço que complementa o consumo no dia a dia, motivado, principalmente, para indulgências. A classe AB lidera com aumento no consumo nesse canal, com 11%. Nos dias de semana, o crescimento chegou a 9% e aos fins de semana em 10%. O top 3 das categorias mostra em primeiro lugar o fast food, seguido por pizzas e em terceiro lugar a busca por pratos e refeições.

Esse é um comportamento que veio para ficar. Dentre os brasileiros que pediram delivery, 53% pediram de 2 a 3 vezes na última semana, e dos 19% que já aderiram ao delivery dizem que, mesmo após a pandemia, pedirão mais entregas de refeições do que antes.

Diante do desenvolvimento tecnológico e da atual conjuntura econômica do País, vimos surgir um modelo de consumo mais informado e exigente. As pessoas estão hiperconectadas em um mundo virtual repleto de possibilidades.

Representamos um setor responsável pela produção de alimentos considerados básicos para a sociedade. Mas sabemos que vão se destacar somente as indústrias que conseguirem melhorar seus processos, investir em desenvolvimento, pesquisas e inovação para a fabricação de produtos diferenciados, que conquistam e fidelizam o consumidor.

Pensando em originar novos insights de estratégias de mercado iremos promover na próxima terça-feira (23), às 10h, o Webinar ABIMAPI com a apresentação de Daniela Spinha de Toledo, diretora de atendimento de alimentos da Nielsen, trazendo informações do 1º quadrimestre de 2020 das categorias que representamos. O evento terá uma mesa de debatedores com a presença confirmada das empresas: Barilla; Bauducco; Bimbo; Marilan; M. Dias Branco; Selmi; Tondo e Wickbold. Para se inscrever clique aqui. Você receberá o link na tela e em seu e-mail, no dia basta se conectar através dele. Até lá!

 
Sinopse nº 092 -
1 de junho de 2020
APEX - Encontro
Entidades Setoriais
Euromonitor Covid Series
Consumer Trends 2020
 
Notícias
Marketing digital: o salvador dos negócios após a pandemia?
 
Macarrão também pode dar errado. Saiba como evitar os 12 erros mais comuns
 
Associados
As marcas da pandemia nas operações de Nestlé e Mondel?z no Brasil
 
Marca Renata lança site de receitas que promove experiências ao consumidor
 

 

 
   
 

 
     
 
Dívidas Tributárias com a união - Chance de Regularização Manual traz modelos parar elaboração de atos normativos, documentos e correspondências do Sistema Indústria Como cultivar a inovação no setor de Recursos Humanos?
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Confira o calendário das Rodadas de Negócios on-line eSocial: entrada do 3° grupo, previsto para transmitir folhas de pagamento a partir de SET/20 é adiada Separamos receitas especiais para o Dia dos Namorados