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Webinar ABIMAPI & Nielsen: categorias totalizam
crescimento de 4,9% em faturamento

Na última terça-feira (23), nos reunimos para a realização do Webinar ABIMAPI em parceria com a consultoria Nielsen trazendo a todos informações exclusivas do comportamento do consumidor pós pandemia e os resultados do 1º quadrimestre de 2020 de desempenho das categorias que representamos. Ao todo, mais de 200 pessoas participaram do evento. Em formato de debate, recebemos para compor a mesa de discussão as empresas Barilla; Bauducco; Bimbo; Marilan; M. Dias Branco; Selmi; Tondo e Wickbold, além da diretora de atendimento da indústria de alimentos da Nielsen, Daniela Toledo com a apresentação dos dados.

O levantamento mostra que, apesar das expectativas positivas de recuperação da economia no início do último ano, 2020 aponta um crescimento tímido pelo atual cenário em que estamos vivendo: pandemia da COVD-19, a alta do dólar e instabilidade política. Contudo, apesar da resistência dos juros, a redução de desemprego e o crescimento da renda total impulsionou o consumo das famílias.

Analisando nosso setor, a cesta ABIMAPI cresceu 4,9% em faturamento, desempenho impulsionado principalmente por aumento de preços. Quando separamos os resultados por categorias, as massas alimentícias totalizaram um crescimento de 9,5% em valor e 3,9% em volume, com destaque para as instantâneas (12,2% e 7,5%), respectivamente. A atuação foi impulsionada sobretudo pelo hábito de cozinhar em casa, que passou a ser uma atividade mais frequente. Realizando mais refeições dentro do lar, o consumo de alimentos e bebidas nessas ocasiões cresceu 27%.

Os pães industrializados registraram um aumento de 6,2% em faturamento e 7,1% em volume. Com crescimento ano a ano, o prazo de validade dos produtos acabou se tornando fator determinante, especialmente em meio a momentos ruins para a economia do país, como o que estamos passando agora frente a pandemia. Os bolos industrializados totalizaram 18,7% em faturamento e 14,3% em volume, resultado impulsionado pelos canais de compra: super e hipermercados, estabelecimentos que se mantiveram abertos, além da praticidade do produto estar pronto para o consumo.

A categoria de biscoitos indiciou um crescimento de 0,6% em faturamento e uma leve retração de 1,3% em volume. Os dados mostram que a venda dos produtos cresce no varejo moderno, principalmente no C&C (Cash and Carry), mas não compensa a retração do pequeno varejo. Entre os drivers de queda estão: a diminuição de frequência de visitas ao PDV, com os consumidores racionalizando e diminuindo a frequência para comprar; o efeito ampulheta (segmentos mainstream puxam retração dos recheados) e downsizing (iniciativas da indústria para manutenção de preço, acaba impactando na intensidade de aquisição do shopper).

De acordo com Daniela, o consumidor tende a mudar de comportamento nas diferentes etapas da COVID-19. “Identificamos seis etapas-chave sobre o comportamento do shopper, diretamente relacionadas às preocupações em torno do surto da pandemia. O Brasil está na fase cinco (vida restrita) caminhando para a próxima etapa nomeada ‘nova normalidade’. Os passos oferecem sinais preliminares de padrões de consumo, particularmente para itens de abastecimento de emergência e suprimentos de saúde”.

Para o futuro o cenário será de retração, por isso, é importante se dedicar a revisão de metas, replanejamento do ano e repriorização de projetos, além disso, é essencial fortalecer os laços com o consumidor e pensar em estratégias de vendas que estimulem o shopper em sua jornada de compra, desde o momento da necessidade do produto até a conversão final da venda.

O material e gravação da apresentação são exclusivos aos nossos associados e estão disponíveis no Portal do Associado.

Por fim, aproveitamos para divulgar nosso apoio à pesquisa realizada pela MLB & CAETANO LTDA – ME, em parceria com US Wheat, voltada para o mercado de biscoitos no Brasil. O objetivo é obter algumas informações a fim de conhecer os tipos de biscoitos que fabricam, farinhas utilizadas e canais de distribuição para que a US Wheat possa promover cursos de tecnologia de biscoitos, visitas técnicas e de farinhas especificas, e também de orientação aos moinhos, seus fornecedores de farinhas sobre qual o melhor trigo a ser empregado nos diferentes tipos de produtos.

 
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