e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Ações de Marketing & Comunicação fortalecem
a ABIMAPI como interlocutora do setor

Caros associados, parceiros e amigos, na Palavra do Presidente desta adição destacaremos nosso último balanço das atividades realizadas em 2020 pela ABIMAPI com os trabalhos do departamento de Marketing & Comunicação.

Iniciamos o ano com a Reunião de Marketing & Assessorias de Imprensa, onde debatemos junto aos associados sobre os eventos que nortearam nossas ações de comunicação.

Em março e setembro, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), lançamos os estudos da série “Alimentos Industrializados 2030: Pães Industrializados” e “Biscoitos Industrializados”, respectivamente. Nosso objetivo com as publicações foi de desmitificar conceitos sobre nutrição e segurança dos alimentos e auxiliar o consumidor com informações técnicas e científicas demonstrando a importância de produtos industrializados para a alimentação. Os materiais estão disponíveis em nosso site nas versões português, inglês e espanhol.

Ainda em março, fomos acometidos pela chegada do coronavírus no Brasil, o que nos levou ao adiamento do 17º Congresso Internacional das Indústrias, realizado em parceria com a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), que aconteceria entre os dias 19 e 21 de março de 2020, no Hotel Costão Santinho, em Florianópolis – SC. Para mais informações e atualizações sobre o evento acesse o site abimapi.com.br/congresso.

Pensando na segurança e prevenção acerca do contágio por Coronavírus e no cenário de diversas companhias comunicarem um novo regime de home office, providenciamos nossas Cartilhas de Boas Práticas. Nos sites ABIMAPI e SIMABESP disponibilizamos três cartilhas abordando os temas: "Dúvidas Sobre o Coronavírus no Setor Empresarial"; "Boas Práticas para Home Office" e "Boas Prática na Indústria".

Em maio, lançamos o Anuário ABIMAPI 2020 com um conteúdo completo sobre os segmentos de biscoitos, massas alimentícias e pães & bolos industrializados. Nesta edição, apostamos em muitas novidades com a implementação de uma área exclusiva para o SIMABESP, modernizamos a linguagem para captar o leitor com textos e imagens e um formato inovador. Além disso, pela primeira vez, disponibilizamos o conteúdo em podcast, formato de transmissão via áudio. O material pode ser conferido em nosso site para leitura nas linguagens português, inglês e espanhol.

Ao longo do primeiro semestre, nos reunimos para definição das campanhas que permearam nossas principais datas: Dia do Biscoito (20 de julho), Dias Mundiais do Pão e Macarrão (16 e 25 de outubro) , respectivamente. O mote trabalhado foi “Alimente o que há de melhor em você”, com a promoção de ações estratégicas que envolveram a importância e simbologia dos alimentos nos momentos de carinho, além de fortalecer nossa bandeira de que são produtos nutritivos dentro de uma dieta equilibrada. Nas redes sociais, os vídeos institucionais que marcaram estas comemorações contaram com a presença da apresentadora Ticiane Pinheiro.

Em junho, sabendo da importância da presença digital dentro das empresas e o crescimento da demanda dentro do e-commerce frente a pandemia, criamos um ambiente para as lojas virtuais dos associados em nosso site, a fim de auxiliar na divulgação e unir as marcas e seus produtos a mais pessoas que se interessarem.

Em setembro, com o impacto da alta do arroz, criamos o movimento #comamacarrão, em nossa fanpage, Instagram e LinkedIn. O material contou com uma série de vinhetas de aproximadamente sete segundos com ilustrações de diferentes formatos e combinações de molhos para o alimento e contribui no fortalecimento da categoria.

Em outubro, realizamos a 4ª edição da Corrida do Trigo com um novo formato: virtual. Promovida pelo SIMABESP, em parceria com as principais entidades do setor (Abitrigo, Sampapão e Sindustrigo), a prova foi dividida em 4 etapas, os participantes foram desafiados em uma série de corridas e caminhadas. A cada etapa concluída o atleta enviava a comprovação da distância que percorreu, via site da prova, conquistando assim uma medalha, que ao final dos quatro desafios formou uma mandala e foi entregue junto ao kit da Corrida.

Neste mês, com a chegada das festas de fim de ano, criamos um delicioso ambiente no site da ABIMAPI – a Vitrine Virtual do Panetone 2020. Lá, você irá encontrar os principais lançamentos e novidades da categoria. Além da divulgação pelo site e impulsionamento do conteúdo no LinkedIn, Facebook e anúncios no Google, trabalharemos a pauta junto à imprensa.

Aproveitamos para ressaltar a presença da ABIMAPI na imprensa. Até 30 de novembro, já totalizamos 2.885 inserções na mídia. Veículos como Valor Econômico, Folha de São Paulo, O Globo, Extra, Rede Globo, GloboNews, SBT, Band, Band News, CBN, Jovem Pan, UOL, Veja, Exame, IstoÉ, Pense Leve, Dieta Já, entre muitos outros, repercutiram as ações que desenvolvemos e implementamos ao longo do último ano.

Por fim, destacamos a criação do espaço de entrevistas desenvolvido para vocês, associados, dentro do e@bimapi. O “ABIMAPI entrevista” trouxe durante as edições um convidado diferente abordando temas específicos (técnico, exportação e tributário) e factuais (mercado interno, consumo e tendências). Aproveitamos para divulgar o conteúdo desta semana. Recebemos João Leite Praça, diretor e sócio fundador da Cassini Alimentos, abordando gestão visionária e inovações. Boa leitura!

Para 2021 queremos continuar no caminho de sucesso e conquistas. Muito obrigado a todos que estiveram conosco.

 

 

 
ABIMAPI Entrevista
João Leite Praça, diretor e sócio fundador da Cassini Alimentos, aborda gestão visionária e tendências para o segmento de biscoitos
 
Notícias
Levantamento da Ticket com 12 mil trabalhadores aponta mudança de hábitos no consumo em supermercados
 
Por que campanhas de fidelidade devem ser o foco do varejo alimentar
 
Associados
Marilan investe R$220 milhões
em nova fábrica no Nordeste
Aruba Natural lança primeira linha de cookies de proteína, plant based e low carb do Brasil
 

 

 
   
 

 
     
 
Pandemia leva empresas a reduzir salários e adiar aumentos Retomada de agenda de reformas é essencial para manter crescimento, diz Skaf Cenário econômico: retrospectiva 2020 e perspectiva para 2021
 
     
     
     
 
Eventos
 
 

 



 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
ABIMAPI é destaque no Jornal da Band com dados de mercado do panetone FIESP realiza hoje evento abordando o Pix em detalhes e a atuação do Banco Central do Brasil Confira os principais lançamentos de 2020 na Vitrine Virtual do Panetone!