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O consumo de massas e sua percepção vem mudando nos últimos anos e em 2020 não foi diferente. Ao final do ano passado, foi confirmado que a massa é um prazer semanal ou mesmo diário em todo o mundo.


O que dizem as estatísticas?

Um estudo multinacional encomendado pela Agência Unione Italiana Food and ICE, analisou a tendência do consumo de massas durante o lockdown, por conta da pandemia, na Itália, Alemanha, França, Reino Unido e EUA, países que respondem por mais de um terço do consumo global de massas no mundo.

1) De acordo com a frequência do consumo em todos os países estudados, em sua maioria, as pessoas comeram massas de uma a quatro vezes por semana. Deste número, 56% são americanos, 85% franceses e 61% alemães.

2) 26% dos consumidores italianos e franceses preparam receitas tradicionais para se sentirem melhores nos momentos incertos; 21% elaboraram menus mais complexos, dado o aumento do tempo livre e 20% compraram novos formatos e tipos de massa, consumindo-as como refeições completas.

3) Entre os países com os consumidores mais “conservadores”, que não mudaram seus hábitos, estão 10% dos americanos que pediram macarrão via delivery; 51% na Alemanha e 43% nos EUA.


Estratégias para 2021

Durante o encontro virtual, foi instituído um Comitê de Comunicação, para participar da estruturação das estratégias de divulgação global do macarrão, constituído por membros da Itália, EUA, México e, nós da ABIMAPI, representando o Brasil. Também foi apresentado o plano de comunicação de 2021 que prevê ativações para:

Carbonara Day: comemorado no dia 06 de abril, o #carbonaraday está na sua quinta edição abordando ferramentas e dicas para conhecer este prato e seus ingredientes, mas mantendo a singularidade do gosto particular de cada um.

World Pasta Day: para celebrar o Dia Mundial do Macarrão, a plataforma “Al Dente” irá transmitir mensagens de como o alimento é saboroso e nutritivo, além disso, será aberto um concurso para os restaurantes de todo o mundo oferecendo em seu menu, durante a semana de 18 a 25 de outubro, um prato de massa simples (poucos ingredientes icônicos e essenciais), a um custo mínimo para enfatizar como a massa é um alimento acessível a todos.


Os dados acima podem ser conferidos na íntegra no nosso Portal do Associado e foram destacados durante a reunião promovida, na última quarta-feira (20), pela International Pasta Organization (IPO), com a presença de representantes das respectivas associações dos Estados Unidos, Bélgica, Costa Rica, Itália, México, Portugal, Espanha, Venezuela e Brasil.

 

 
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