e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 



Entender o comportamento do consumidor é apreender como as pessoas pesquisam e consomem produtos, serviços e quais são os fatores que pesam na hora de escolher uma marca. É encontrar oportunidades para aumentar suas vendas.


Refrescando a memória

Chamar 2020 de um ano “atípico” seria eufemismo. As restrições de mobilidade impostas pelas autoridades mantiveram grande parte da população em casa, mas não diminuíram sua necessidade – e o seu desejo – de consumir. O que levou a uma mudança também nas estruturas das empresas.

Para se ter uma ideia, em 2020, o tráfego nos e-commerces cresceu 48% entre março e abril e mais 34% entre abril e maio — o que refletiu também no volume de cadastros e de vendas nas lojas virtuais. O Desktop representou 66% das visitas; entre as categorias que se destacaram estão: moda e acessórios (28%), beleza (17%), alimentos e supermercados (12%) e farmácia e saúde (8%).

As informações acima são decorrentes do Grupo Locaweb, Social Miner & All iN, Yapay e Desk360, em parceria com Opinion Box, Compre & Con-fie | Neotrust, Clearsale e aftersale.


O que esperar para 2021?

Confira algumas tendências para este ano que você pode adaptar para o seu negócio, a fim de contribuir na tomada de decisão do consumidor:


1. Investir em qualidade de vida e alimentação saudável promete ser um comportamento ainda mais forte em 2021, assim como a valorização de negócios com cadeias produtivas sustentáveis.


2. Os apps de delivery tendem a manter seu crescimento mesmo depois do fim da pandemia. A previsão é de que o setor movimente cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final do ano.


3. Segundo uma pesquisa do Google, cerca de 51% dos consumidores continuarão consumindo online após a pandemia. Isso reforça a importância da digitalização do negócio. Comece levando praticidade aos ambientes. Pontos de autoatendimento, versatilidade no pagamento e serviços on-line de qualidade são apenas alguns exemplos.


4. O conceito de “casa como um lugar seguro” ainda será forte em 2021. Mesmo depois do fim da pandemia, os consumidores buscarão estender e buscar a segurança que têm em casa para os ambientes que frequentarem fora dela.


5. 2021 também deve trazer um olhar mais holístico sobre o bem-estar, com a preocupação tanto em relação à saúde física quanto à mental.


6. Invista em marketing interativo. Por meio dele, é possível mensurar e monitorar a satisfação do público. Pense em usar a rede social como aliada. É uma estratégia que permite que você colete dados, feedbacks e opiniões de seus clientes enquanto leva a eles experiências divertidas e inovadoras. Alguns exemplos de marketing interativo incluem: quizzes; e-books; e-mail; vídeos etc.


Nós, ABIMAPI e SIMABESP, disponibilizamos constantemente conteúdos atualizados de pesquisas de mercado e tendências de comportamento do consumidor que envolvem estratégias de negócios, a fim de contribuir com insights para novos modelos de negócios.

 

 
Notícias
Alimentos e Bebidas: tendências do setor e como gerar negócios
 
Supermercado e hortifruti: 29% dos consumidores querem mesclar lojas físicas e online em 2021
 
Associados
Nissin redefine o que é ficar "de boas" em nova campanha
Maricota lança pão
de queijo com avelã
 

 

 
   
 

 
     
 
Estudo mostra que trabalhar em casa compromete mais horas do dia do que atuar na empresa Pensamento do brasileiro precisa mudar em relação à reforma tributária Mais um ano desafiador para as negociações coletivas
 
     
     
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
ABIMAPI na mídia: resultado das exportações é destaque no canal AgroMais! Área de exportação ABIMAPI realiza webinar com resultados no comércio exterior 2020 É amanhã! Claudio Zanão (presidente ABIMAPI) é um dos palestrantes no webinar "Situação do Mercado de Derivados de Trigo"