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Pensando em trazer novos insights de estratégias de mercado divulgamos na última terça-feira (27), a pesquisa Divisão In home 2020 – Tendências do Consumidor Brasileiro desenvolvida pela Kantar Worldpanel e apresentada pela diretora de novos negócios, Raquel ferreira. A iniciativa foi uma oportunidade única e exclusiva aos nossos associados, com um investimento total da ABIMAPI em parceria com o SIMABESP.

De acordo com os dados, na fase de pré-isolamento social, a estocagem de itens de limpeza e alimentos deram o tom, porém agora vemos a preferência pelo comércio local em função da comodidade de ser mais próximo de casa e pelo número menor de pessoas no ambiente, o que implica em evitar aglomerações.

O delivery, ganhou força como serviço que complementa o consumo no dia a dia, motivado, principalmente, para indulgências. Ao longo do segundo semestre de 2020, além do prazer, o hábito já vem sendo o principal driver junto com a conveniência, sabor e vontade de algo diferente na hora da escolha do alimento da vez. A classe AB lidera a o consumo nesse canal, com 11%. Nos dias de semana, o crescimento chegou a 9% e aos fins de semana em 10%. O top 3 das categorias mostra em primeiro lugar o fast food, seguido por pratos doces e em terceiro lugar a busca por pizzas.

Diante do desenvolvimento tecnológico e da atual conjuntura econômica do País, vimos surgir um modelo de consumo mais informado e exigente. O e-commerce nunca foi tão essencial. Entre as cestas, apesar de maior gasto médio, “Alimentos” têm oportunidade de se tornar mais relevante dentro deste canal, totalizando um gasto médio anual de R$ 179,00 por pessoa.

MASSAS ALIMENTÍCIAS

Estão presentes em 99,6% dos lares brasileiros, totalizando um gasto médio anual de R$129,38 com a categoria e uma frequência de compra de 17 vezes durante o ano.

Entre os canais de compra mais relevantes, o Pequeno Varejo é o grande destaque por conta de as lojas estarem mais próximas as residências, evitando assim grande deslocamento – o que tende a se repetir em novos momentos de isolamento social.

BISCOITOS

Em média, os brasileiros compram biscoitos 2 vezes por mês. A alimento está presente em 99,7% dos lares e o gasto médio anual chega a R$236,00. Na categoria como um todo, embalagens de até 100g perderam relevância, dando espaço para as demais, principalmente as intermediárias de 201-300g.

Entre os tipos de biscoitos, os recheados e salgados apresentaram crescimentos mais expressivos em volume (1,3% e 1,4%), respectivamente, representando mais de 60% do volume e valor da categoria.

Já o perfil de compra, lares de casais com filhos menores concentram-se nos segmentos wafer, cookies e recheados, preferidos das crianças, enquanto lares independentes em biscoitos salgados.

PÃES INDUSTRIALIZADOS

Em média, os brasileiros compram pães industrializados 14 vezes por ano. O alimento está presente em 89,4% dos lares e o gasto médio anual chega a R$110,00.

A maior frequência de compra foi o principal fator pela evolução da categoria, bem como a chegada de novos compradores. Os shoppers passaram a comprar pães industrializados a cada 25 dias, contra 30 dias do período anterior (2019). A categoria se consolidou em penetração na Classe DE e apresentou um acréscimo de 8,1 p.p. em penetração - aproximadamente 4,6MM de novos consumidores.

BOLOS INDUSTRIALIZADOS

Em média, os brasileiros compram bolos industrializados 3 vezes por ano. A categoria está presente em 46,6% dos lares. Quando analisamos o comportamento do consumidor, o maior tempo em casa fez com que shoppers dessem preferência para produtos familiares e o segmento de monoporção, impulsionando a procura dos bolos recheados.

PANETONES

Mais de metade da população brasileira comprou panetones no último período. O alimento está presente em 52,4% dos lares. O desempenho mostrou que os consumidores expandiram gastos mesmo mantendo o volume estável, tendência que não impediu acesso às classes mais baixas – pelo contrário, foram C+DE que estimularam consumo enquanto AB desacelerou.

O material e vídeo da apresentação completos estão disponíveis nos Portais do Associados ABIMAPI & SIMABESP.

Lembrando que, para os associados interessados na abertura de 3 marcas (própria e/ ou concorrentes), cobrindo painel In Home, a Kantar Wordpanel disponibilizará o módulo individual da pesquisa, por um custo especial. Para mais informações entre em contato Raquel Ferreira - raquel.ferreira@kantar.com

 

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