e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 


Comemoramos no próximo domingo, 09 de maio, o Dia das Mães. O costume de oferecer presentes e promover almoços especiais que reforçam os vínculos familiares tornou esta celebração um símbolo de consumismo que movimenta a economia: depois do Natal, o Dia das Mães é melhor data para o varejo.

Assim como no ano passado, a comemoração acontece num contexto de isolamento social. Porém — e talvez precisamente pela oportunidade de expressar seu afeto — os consumidores não pretendem deixar a data passar em branco.

De acordo a pesquisa da All iN Social Miner e Opinion Box, que ouviu 1035 brasileiros entre os dias 07 e 12 de abril de 2021, o distanciamento social vai impactar a forma do brasileiro comemorar e se reunir durante a data, mas o novo contexto está reforçando ainda mais o significado deste dia para as pessoas. 66% dos entrevistados afirmam que pretendem presentear, seguido de 18% que ainda não sabem e 16% que não pretendem ir às compras.

Apesar de ser minoria, é importante entender os motivos que levam as pessoas a não celebrarem. A falta de companhia (42%), economizar em tempos insertos (22%) ou a falta de costume (19%), aparecem como justificativas frequentes. Além disso, 9% não devem ir às compras por conta da pandemia; outros 9%, porque não estão animados; 4% sem motivo especial.

Na hora de pesquisar pelas ofertas, os consumidores prometem se dividir entre os meios digitais e as lojas físicas — colocando mais uma vez em evidência a pluralidade de canais presentes na sua jornada e direcionando o varejo para omnicanalidade. No ranking de canais de compras em 1º está os sites de buscas (Google) com 41%, 2º as lojas físicas (39%) e em 3º por aplicativo. Entre as categorias favoritas para presentear, estão: beleza e cosméticos (52%); moda e acessórios (46%) e alimentos (16%).

Quando analisado o fator decisivo na hora da compra, o bom preço é o grande destaque com 76%, mas outros aspectos, especialmente aqueles relacionados à qualidade dos produtos, às vantagens no frete e a percepção de confiança — seja por recomendação ou experiência — podem ser fundamentais para que aquele visitante da sua loja se torne um cliente nessa data especial.

A ABIMAPI não poderia deixar de homenagear todas estas guerreiras e destacar sua fundamental importância no seio familiar. Elas, que com a vida corrida são mães em tempo integral, mas não se esquecem dos compromissos marcados como os momentos de serem amigas, esposas e profissionais, assumindo muitas vezes o papel de chefe da casa, além de responsáveis pelas decisões de compra na maioria dos lares. São elas que escolhem e colocam nossos produtos nas mesas brasileiras, garantindo saúde, bom humor e energia aos filhos e demais membros da família, uma vez que o carboidrato – principal nutriente encontrado nos biscoitos, macarrão, pães e bolos – é essencial para manter a disposição necessária durante o dia.

Aproveitamos a homenagem ao Dia das Mães e convidamos a diretora da NHD Foods, Angela Ma para a edição do ABIMAPI Entrevista desta semana. Fundadora de uma empresa familiar, mãe e avó, ela aborda a importância do elo familiar na construção da marca e inovações nos alimentos.

Boa leitura!

 

ABIMAPI Entrevista
Diretora da NHD Foods, Angela Ma, conta os benefícios e desafios em trabalhar ao lado da família
 
Notícias
Cinco maneiras de investir em experiência do cliente
 
Associados
Vitarella prepara portfólio
para o São João
Barilla lança novo
posicionamento global

 

 

 

 

 
 


 

 
 

 
     
 
71% da população vê recuperação da economia só em 2022, mostra pesquisa da CNI Covid-19: projeto quer garantir testes semanais para trabalhadores essenciais durante a pandemia Geração de valor para o negócio via gestão de riscos tributários
 
     
     
     
 
Eventos
 
 









 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
Presidente da ABIMAPI abordará as "Tendências no mercado de massas, biscoitos e pães industrializados" 80 anos SIMABESP: o que será que estamos preparando para a comemoração? Uma homenagem à todos
os trabalhadores do Brasil #DiadoTrabalho