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Na última terça-feira, 20 de julho, celebramos o Dia do Biscoito, data criada por nós, da ABIMAPI, em homenagem a um dos alimentos mais consumidos no mundo. Este é o sexto ano consecutivo que direcionamos nossos esforços para promoção desta categoria.
Para fomentar a data, criamos em nosso site uma área especial para o Dia do Biscoito com receitas, informações para a imprensa, reforçando a versatilidade e praticidade do alimento e o histórico com todas as campanhas que já realizamos. Também divulgamos à mídia releases; destacando sua presença dentro dos lares brasileiros e dados exclusivos do desempenho da categoria no 1º SEM deste ano entre as empresas que participam do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido por nós com a Apex-Brasil.
O levantamento aponta que a categoria alcançou USD 48,9 milhões em exportações. No total, houve 11,4% de crescimento em valor frente a 2020, representando um aumento em volume de 15,2% no mesmo período, somando pouco mais de 30 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior, na comparação com o comercializado em igual período do ano passado (janeiro a junho).
Considerando apenas o segmento de wafers, que se destacou, o Brasil é ainda melhor no mercado externo, entre os 15 maiores exportadores do mundo. Este tipo de biscoito tem fortalecido a presença de marcas brasileiras no exterior porque é, ainda, uma categoria em desenvolvimento e oportunidades de expansão em diversos mercados, diferente do Brasil em que já está consolidada. Entre os principais sabores comercializados estão: chocolate, morango e baunilha, limão, coco, abacaxi e maracujá e, ainda, amendoim e nozes.
Nossa indústria é bastante competitiva no mercado internacional, favorecida pelo forte mercado doméstico posicionado como o 3º maior do mundo. Temos volume que garante abastecimento constante aos compradores em mais de 100 destinos anualmente – a categoria mais globalizada de nosso setor. Em relação aos países que se sobressaíram e contribuíram para o resultado estão os do Oriente Médio como: Iêmen, Omã, Líbia e Arábia Saudita.
Apesar do cenário de instabilidade, com a pandemia e a atual situação econômica do país, além dos fortes impactos da crise no transporte marítimo global e a alta do preço da farinha, a desvalorização do real refletiu favoravelmente nas exportações da categoria de biscoitos. Até o final deste ano, esperamos um crescimento médio de 15% a 10%, respectivamente em valor e volume. A expectativa é atingir a cifra de USD 100 milhões em faturamento e 60 mil toneladas.
Em nossas redes sociais, trabalhamos a campanha “Comida, Cinema, Música & Amigos” e a hashtag #DiadoBiscoito, com um bate-papo protagonizado pelos criadores do “Do Pão ao Caviar”; Titi Muller e Thaeme Marioto. O fio condutor do filme foi uma receita especial de torta de limão com o astro da vez, o biscoito, que trouxe o “recheio” para a conversa entre os convidados. O vídeo está disponível em nossas redes sociais: a versão reduzida no Linkedin, Instagram e Facebook e a completa no canal do YouTube. Confira!
A fim de aumentar a visibilidade da categoria e aproximar ainda mais as famílias dos fabricantes que representamos, em parceria com o SIMABESP, disponibilizamos gratuitamente aos nossos associados, uma versão do vídeo com assinatura personalizada. Agradecemos o apoio e parceria na divulgação de 30 marcas: Agropalma, Anaconda, Ariete, Belive, Biscobom, Bühler, Casaredo Cassini, Corbion Cory, Da Roz, Dallas, Dauper, Galo, Germani, Itamaraty, Horizonte Alimentos, J. Macêdo, Kellogg’s, Liane, Lowçucar, Marilan, M. Dias Branco, Orquídea, Prozyn, Renata, Rexroth, Specht, Syntegon, Trigolino.

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