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A pandemia da Covid-19 segue impactando os hábitos dos brasileiros. Considerando os acontecimentos do último ano e meio, prever o modo como os consumidores irão se comportar não é tarefa fácil.

De acordo com a Kantar Worldpanel, líder global em dados, insights e consultoria, o 2º trimestre foi desafiador para o mercado de alimentos com uma intensa retração de gastos fora de casa, mesmo com a maior flexibilização do comércio. Por outro lado, houve um aumento de gastos no lar, diretamente ligado a alta de preços de bens de consumo massivo, com mais refeições sendo realizadas em casa.

Para equilibrar o bolso, o brasileiro foi menos ao PDV e reduziu o volume consumido no carrinho de compras optando por embalagens mais econômicas e com produtos de vida útil maior.

Quando analisadas as categorias da cesta ABIMAPI, a farinha de trigo, principal ingrediente dos alimentos, perde presença nas classes ABC, enquanto a categoria de pães industrializados segue conquistando lares da classe DE com perspectiva de fechar o ano com volume acima de 2019 (pré - pandemia). Já as massas frescas e torradas, produtos que entregam diferenciação e que o consumidor se esforça para manter na mesa, a tendência é que alcance um fechamento de ano positivo vs 2020.

Para Raquel Ferreira, New Business & Account Director da Kantar, as empresas devem estar preparadas para um consumidor mais exigente e em busca de uma alimentação saudável. “Apelos de marketing voltados a sabor, saudabilidade e nutrição são oportunidades. Eles podem surtir efeito se bem aplicados nas comunicações e escolhas de portfólio, minimizando efeito de desaceleração de consumo”.

Quanto a escolha de marcas, desde o começo do ano opções mainstream ganharam importância. Para aquelas que necessitam seguir desenvolvendo produtos Premium, promoções são uma importante alavanca em todas as classes sociais.

Pensando na cesta alimentar, estar no pequeno varejo e atacarejo é fundamental para otimizar performance ao longo de 2021. Nos canais emergentes, o WhatsApp se destacou versus outros meios de e-commerce em compras urgentes e não planejadas. Biscoitos é a 4º categoria mais presente nesse canal, seguida por massa tradicional.

O conteúdo acima foi apresentado durante a 2ª Reunião de Diretoria ABIMAPI & SIMABESP, realizada na última quinta-feira (19). Os materiais podem ser conferidos na íntegra no Portal do Associado.

 

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