e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Em 2021 participamos ativamente de uma agenda regulatória junto a outras entidades e órgãos públicos. Nesta edição, ressaltamos as atividades desenvolvidas pelo nosso departamento técnico.

Em janeiro em três quintas-feiras consecutivas, aconteceu o 1º encontro online entre a indústria e fornecedores. O evento “Quintas de Soluções Tecnológicas para a Indústria de Alimentos” contou com a presença de empresas renomadas trazendo as melhores soluções tecnológicas e ferramentas para a indústria de alimentos.

Março, realizamos em parceria com a Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM) o evento, “Novos padrões microbiológicos de alimentos”. A Apresentação ficou a cargo do laboratório Tuv Süd e a iniciativa foi um sucesso, totalizando mais de 300 participantes, entre representantes técnicos, engenheiros de alimentos, parceiros e associados. Na oportunidade esclarecemos sobre as novas legislações RDC 331/2019 e a IN 60/2019 que tratam da qualidade microbiológica dos alimentos. Aplicadas à indústria de alimentos, as normas visam proteger a saúde dos consumidores, a partir de padrões microbiológicos a serem adotados pela cadeia produtiva.

No mês de junho, participamos do Ganepão 2021, o maior congresso de nutrição da América Latina, com a palestra da nutricionista e CEO da Equilibrium Latam, Cynthia Antonaccio, promovendo um debate sobre “Low Carb e Carbo Load: Como lidar com estas demandas do paciente no consultório?". Durante a apresentação, Cynthia abordou diferentes perspectivas que impulsionam o movimento das dietas radicais e reforçou a importância da alimentação equilibrada para a manutenção da saúde.

Em setembro realizamos a Manhã do Trigo, evento on-line, organizado em parceria com o SIMABESP. Na oportunidade, trouxemos um retrato da importância econômica, social e ambiental do trigo com informações valiosas sobre as mudanças que estão acontecendo no setor e as novas oportunidades de consumo do grão no Brasil e no mundo.

Durante o ano estivemos em reuniões do Mercosul. Nas oportunidades, foram abordados temas como: rotulagem nutricional e frontal e limites para contaminantes em alimentos e aditivos.

A fim de disponibilizar ao consumidor informações verdadeiras e confiáveis, nos posicionamos a favor da solicitação do MAPA ao Ministério da Saúde para a revisão do Guia Alimentar. Entre os pontos levantados por nós, está a classificação inadequada e equivocada dos alimentos ultraprocessados.

Continuamos a atuar na Rede Rotulagem, que envolve 20 entidades, auxiliando com aporte técnico no novo modelo de rotulagem nutricional frontal dos alimentos no Brasil, proposta pela ANVISA.

Em outubro lançamos a Revista “Alimentos Industrializados 2030: Massas Alimentícias” nas versões português, inglês e espanhol. O Material foi elaborado em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), onde é possível detalhar informações técnicas e científicas, além dos novos processos tecnológicos, ingredientes e aditivos utilizados na produção das massas alimentícias. Neste mês lançaremos a edição “Alimentos Industrializados 2030: Bolos Industrializados”.

Recentemente foi divulgada a decisão da CTNBio que aprovou a utilização de farinha de trigo transgênica no Brasil, a partir de solicitação a pedido da Tropical Melhoramento Genético, parceira da empresa argentina Bioceres. Destacamos que estamos analisando a tomada de medida cautelar para suspender a implementação da decisão da CTNBio e, se necessário, solicitaremos à Casa Civil da Presidência da República a convocação imediata do Comitê Nacional de Biossegurança, composto por vários ministros, conforme prevê a legislação brasileira.

Por fim, destacamos nossa atuação no programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda. O Programa que já é reconhecido pela ONU / CEPAL como case Big Push de Sustentabilidade no Brasil, assim como nos anos anteriores, durante 2021 vem cumprindo com todas as novas metas e legislações estipuladas pelos órgãos reguladores, além da expansão e melhorias constantes.

 

Notícias
Luciana Contarini é a nova Diretora de Marketing e Comunicação da ABIMAPI
 
Persona digital: você é o que o seu perfil diz?
Associados
Triunfo lança wafer
 
Bauducco mostra produção de panettones com projeção na Paulista
 
 

 
 

 
     
 
Para pagamento do 13º salário, 84,7% das indústrias paulistas não pretendem buscar financiamento bancário Trabalho híbrido ganha destaque na retomada dos escritórios presenciais e 43% das empresas adotarão regime 13º salário: saiba quem tem direito e quando serão os pagamentos da primeira e segunda parcela
 
     
     
     
 
Eventos
 
 

 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
Nota oficial ABIMAPI: Liberação da comercialização da farinha de trigo transgênica no Brasil ABIMAPI Entrevista recebe Luis Carlos Caetano, consultor da MLB, com o panorama e perspectivas para o mercado do trigo Participe do plantão de dúvidas na aquisição de Certificados de Reciclagem de Embalagens (CRE)