e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

O sindicato desenvolveu um papel essencial perante as indústrias paulistas de massas alimentícias e biscoitos, atuando fortemente na análise e solução dos assuntos técnicos, tributários e trabalhistas que envolveram o setor, tomando iniciativas para manter os empresários atualizados e investindo em informação qualificada.

Em maio, comemoramos os 80 anos do SIMABESP. Na oportunidade apresentamos nossa comunicação visual especial para a data o vídeo institucional trazendo um passeio pela memória do sindicato e quais são os projetos para o futuro. A peça está disponível no nosso canal do YouTube.

O guarda-chuva de Recursos Humanos contou com temas essenciais como: “Gerir pessoas é gerir resultados”, apresentado por Michele Crevelaro, psicóloga clínica e organizacional; além do auxílio às empresas quanto a adequação do departamento de RH aos requisitos legais da LGPD e o cenário de negociações coletivas 2021, dentre outros.

Na área Tributária, realizamos palestras, como “ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins: desdobramentos da decisão do STF”, ministrada por Dr. Mauricio Barros, Sócio da Área Tributária e o Dr.Heitor César Ribeiro, Sênior Manager, ambos do escritório Gaia Silva Gaede Advogados abordando o atual julgamento também resultou em modulação de efeitos quanto aos prazos para devolução de valores pagos a mais pelos contribuintes. Também pudemos acompanhar a palestra “Crédito de PIS/ COFINS e o parecer COSIT Nº 10/2021”, com o Maurício Barros, sócio da Área Tributária do Escritório Demarest Advogados.

Em parceria com o Sidustrigo, o SIMABESP promovemos a Pesquisa de Cargos e Salários 2021, realizada pelo IDEE Consult, grupo de consultoria de Gestão de RH, com foco em Eficiência Organizacional. A amostragem contou com a participação de 19 empresas associadas, que responderam informações de 385 cargos de 06 níveis diferentes. O objetivo foi auxiliar a gestão de cargos e salários das empresas associadas, contribuindo para o reequilíbrio financeiro da empresa e manutenção de tabelas salariais competitivas.

Na área ambiental o ano foi de grandes avanços com a formalização do Instituto Rever, tendo o SIMABESP como um de seus sócios fundadores e membros do comitê gestor da instituição e permitimos que nossos associados cumprissem a legislação de Resíduos Sólidos através de 06 concorrências de Certificados de Resíduos, com a parceria através da Eureciclo. Além disso, promovemos , em parceria com o Sindicato da Indústria de Doces e Cons. Alimentícias e eureciclo o webinar sobre o atual Panorama da Legislação e os Desafios da Logística Reversa.

Por fim, realizamos em novembro o evento sobre FAP/RAT com a apresentação da Central de Inteligência da FIESP que pode auxiliar as indústrias em toda gestão de FAP/RAT desde o levantamento dos indicadores até a contestação dos mesmos.

Reforçamos o foco na melhoria contínua da comunicação do SIMABESP através do portal (www.simabesp.org.br), onde vocês, associados, contam com uma área exclusiva e o trabalho constante pela ferramenta LinkedIn com o objetivo de oferecer informações atualizadas e assertivas.

Por fim, em um ano desafiador do ponto de vista econômico e inflacionário, conseguimos realizar Negociações Coletivas justas para as empresas e para seus trabalhadores, sempre com o foco no equilíbrio entre geração de emprego e renda.

 

Notícias
Vendas de panetone têm expectativa de 5% de crescimento em 2021, aponta ABIMAPI
 
Como fazer um mapa da jornada do cliente em 7 passos
Associados
Bauducco renova layout das suas embalagens de biscoitos
 
Zé Pereira lança campanha de Natal com novos tons incluindo a voz da Marrom
 
 

 
 

 
     
 
Guia completo – Crédito de PIS e COFINS Monofásico no Simples Nacional MEI deverá cumprir novas obrigações previdenciárias e trabalhistas STF: julgamento sobre portaria que veta demissão de não vacinados é interrompido por Kassio
 
     
     
     
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
A Bühler está com um vídeo inédito do seu misturador de alta velocidade, o HSM Confira nosso vídeo de Boas Festas! Que tal um macarrão ao molho cremoso de abacate?