e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Nesta edição abordaremos o último balanço de atividades desenvolvidas pela ABIMAPI em 2021, desta vez, com destaque para as iniciativas promovidas pelo nosso departamento de exportação.

PROMOÇÃO INTERNACIONAL
Pela primeira vez, estivemos presentes em uma feira virtual voltada para marcas próprias, a PLMA Week. Na oportunidade, entregamos aos associados participantes uma prospecção dos compradores internacionais com resultados interessantes já que alguns negócios só iniciaram após a feira. Ainda que o formato online empregue mais desafios para as feiras, a iniciativa trouxe boas perspectivas aos participantes: mais de USD 200 mil em negócios nos próximos meses.

As Rodadas de Negócios Virtuais também trouxeram êxitos! Ao todo foram quatro com foco no Oriente Médio; Ásia; América Central e Caribe e Países da Região Sul do continente Africano. Foram 17 associados que integraram o grupo participante dos encontros online, somando mais de 220 reuniões online, USD 1,6 milhão de negócios imediatos e perspectiva de geração de novas USD 13,5 milhões exportações.

Notamos que as iniciativas foram bastante proveitosas também para as empresas que precisavam revisar suas estratégias. Cerca de 50% dos associados passaram a considerar alterações em suas embalagens, design, produtos, condições de precificação e, em especial, certificações privadas, tema que também buscamos apoiar os associados em 2021.

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Durante o ano, realizamos dois Ciclo de Webinars de Exportação. O 1º foi voltado ao mercado Norte Americano (Costa Leste) com foco em desenvolvimento de negócios, o 2º o alvo foi a América Andina, principalmente o mercado chileno. Os conteúdos exclusivos para os associados que fazem parte do Projeto Exportação, foi desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil e contaram com uma série de palestras que auxiliaram as empresas a analisarem suas estratégias nos destinos selecionados com foco nas categorias de biscoitos, massas, pães, bolos e demais derivados de grãos e cereais.

Muito além, a fim de facilitar as entregas de informações de comércio internacional, tornando-as mais acessíveis visualmente, incorporamos a plataforma online Tableu como ferramenta de trabalho para disseminar os resultados das exportações brasileiras no 1º semestre de 2021 e, também, dados de importações de destinos importantes do setor no mundo.

ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS
O transporte marítimo, parte essencial para as empresas brasileiras exportadoras duramente impactado na pandemia, também foi pauta dos nossos debates. Realizamos uma importante pesquisa conduzida em conjunto com outras 18 entidades setoriais atingindo mais de 90 empresas de 25 setores da economia brasileira em todas as regiões do país. Os dados consideravam as possíveis soluções para o cenário brasileiro para driblar as principais dificuldades e problemas que afetam os fretes internacionais.

A pauta ainda é essencialmente ligada a relações governamentais, assim, mantivemos estreito diálogo com as autoridades responsáveis pelo tema, a exemplo da ANTAQ, que ainda nesse mês de dezembro baixou uma liminar com uma série de melhorias e procedimentos de controle de preços que visam minimizar os atuais impactos dos custos do frete internacional a partir de janeiro de 2022.

Neste ano, concluímos mais uma etapa de nosso convênio com a ApexBrasil. Assim, realizamos as Oficinas de Planejamento de Mercados e Ações que teve como objetivo definir os mercados prioritários e secundários; e debater às iniciativas delineadas para o novo convênio que terá vigência entre janeiro de 2022 e 2024.

Na oportunidade, Chile, Colômbia, Peru, EUA, Arábia Saudita e China foram destacados como os mercados prioritários, enquanto Panamá, África do Sul, Emirados Árabes e Singapura como mercados secundários.

Como puderam ver, 2021 foi um ano intenso para a ABIMAPI e as mais de 44 empresas exportadoras associadas, com o cumprimento das metas alinhadas com nossa parceira com a ApexBrasil. Já temos uma agenda fechada para 2022, na expectativa pela retomada pelos eventos presenciais, além de novos workshops, webinars, estudos de mercados, feiras e rodadas de negócios, que em breve divulgaremos.

Agradecemos as empresas participantes do Projeto que nos ajudam cada vez mais a ser mais assertivos nas ações que realizamos. E, se ainda não participa de nosso programa de exportação, avalie ingresso em 2022. Lembramos aos associados: não há custos para participar de nossa parceria com a ApexBrasil! Exporte seus produtos em 2022!

ABIMAPI ENTREVISTA Na edição desta semana, recebemos Isabela Murad, fundadora do Biscoito Zé Pereira, abordando a retomada do consumo na indústria de alimentos e tendências a longo prazo. Confira!

 

ABIMAPI Entrevista
Isabela Murad, fundadora dos Biscoitos Zé Pereira, comenta sobre desafios e conquistas em 2021
 
Notícias
Como deixar as ceias de fim de ano mais saudáveis?
 
Como fazer um mapa da jornada do cliente em 7 passos
Associados
Maricota Recheia Portfólio com Pães de Queijo
 
Seven Boys Apresenta Novas Versões da Linha Bolos Casa de Vó
 
 

 
 

 
     
 
Confira 5 mudanças na legislação fiscal para empresas em 2022 Férias Coletivas: conheça 5 pontos que merecem atenção do RH neste momento Bora trabalhar com Indústria 4.0?
 
     
     
     
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
Dá uma olhada na receita que separamos pra esta semana, macarrão ao molho de linguiças e vinhos! Reforma trabalhista: proposta estudada pelo governo blinda bens de sócios de dívidas trabalhistas de empresas Confira as estatísticas de novembro relativas à variação de preços e panorama geral da cadeia do setor