e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Balanço Área Técnica: agenda regulatória, workshops, congresso médico e muitas outras iniciativas marcaram o ano de 2019 da ABIMAPI

Já estamos na reta final de 2019. Ano intenso, com muitos acontecimentos que marcaram o país e, também, a indústria alimentícia. Nós, da ABIMAPI, participamos ativamente de uma agenda regulatória junto a entidades congêneres e órgãos públicos, promovemos workshops e marcamos presença em um dos principais congressos médicos da América Latina, o Ganepão. Na Palavra do Presidente desta semana, faço um balanço de todas as atividades desenvolvidas pelo nosso departamento técnico.

Os alimentos integrais estiveram em pauta. Em fevereiro, organizamos uma reunião que compilou as manifestações e sugestões dos associados para a contribuição na consulta dirigida elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fim de estabelecer os critérios dos alimentos à base de cereais integrais. Os subsídios foram enviados à agência reguladora no mês de março e estamos aguardando a convocação da mesma para que as associações se reúnam novamente antes da Consulta Pública.

Quanto ao sódio, em abril, o Ministério da Saúde solicitou o envio de informações dos pães de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo para o controle das metas referentes ao ano de 2018 estabelecidas no Termo de Compromisso. Compilamos os dados dos fabricantes por meio do preenchimento de planilhas de monitoramento e enviamos ao órgão.

Nos meses de abril, julho e setembro estivemos em todas as reuniões do Mercosul. Nas oportunidades, foram abordados temas como: edulcorantes, lista de ingredientes compostos para as embalagens, rotulagem nutricional e frontal e critérios para verificação do conteúdo liquido (GMC’s: 1/12; 07/08; 26/03; 31/10; 36/10; 46/03; 47/10). Os objetivos dos encontros foram de discutir formas de integração entre os países da América do Sul pertencentes ao bloco econômico e contribuir para a eliminação de obstáculos técnicos, facilitando, assim, o intercâmbio comercial.

A ABIMAPI também trabalhou junto ao INMETRO. Em agosto, atuamos no Seminário de Metrologia Legal, no Rio de Janeiro e também na reunião executiva sobre a nova agenda regulatória do Instituto, realizada na FIESP, São Paulo.

Na programação dos Workshops, em junho, a ABIMAPI esteve na Arena Fispaltec 2019, com conteúdos de extrema importância para o setor divididos em três palestras: “Alegações: sem Lactose, glúten, conservantes e outros ingredientes e seus aspectos regulatórios”, ministrada pela diretora da AMG Foods Regulatory Affairs, Ana Maria Giandon; “Alternativas de intervenção regulatória para produtos à base de cereais integrais”, promovida por Stefani Faro de Novaes, especialista em regulação e vigilância Sanitária na ANVISA e “Big Data: atrás de grandes números, há pessoas”, debatida por Eduardo Galvão, COO da Decode Data Marketing

Em outubro, recebemos cerca de 100 pessoas no auditório da ABINEE onde foram abordados os seguintes temas: “Como as macrotendências em alimentos pode, auxiliar nos impactos do atual cenário regulatório”, apresentado pela Carla Bartels da Sprim Brasil; “Sustentabilidade e tecnologia na indústria de alimentos”, exibido por Ludmila Matos, gerente de Produto da Spraying Systems do Brasil; “Regulação de alimentos com foco em rotulagem nutricional, gordura trans e cereais integrais”, exposto por Tiago Lanius Rauber – ANVISA; “Técnicas analíticas para tabela nutricional” e “RDC 14/2014 e Reclamação de Consumidor”, ministradas pela Simone Morgado Reis e por Fabrício Ferreira – TÜV SÜS SFDK, respectivamente.

Outro ponto de interesse de toda sociedade brasileira é a revisão de normas para a adoção de um novo modelo de rotulagem nutricional dos alimentos no Brasil, proposta pela ANVISA. A ABIMAPI faz parte da Rede Rotulagem, iniciativa que envolve 20 entidades e auxilia com aporte técnico e científico para oferecer mais informação ao consumidor, colaborando para sua educação alimentar em direção a uma dieta saudável equilibrada. Em outubro, nos reunimos com nossos associados, para discussão e definição de contribuições para as Consultas Públicas 707 que dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados e 708 que estabelece os requisitos técnicos para declaração das embalagens. O prazo para envio de sugestões foi prorrogado para o dia 09 de dezembro.

Ainda sobre a promoção da saudabilidade, em junho, participamos do Ganepão 2019, realizado em São Paulo (SP), com a palestra "Low carb e gluten free: como trabalhar com o paciente em meio a ciência e a moda?", apresentada pela renomada nutricionista, Cynthia Antonaccio.

Por fim, destacamos nossa atuação no programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda. Durante o ano de 2019, 13 empresas aderiram ao Programa, totalizando 43 associadas ABIMAPI. Coordenamos e organizamos os dados e documentações necessárias das empresas associadas que fazem parte da iniciativa, bem como estivemos nas reuniões mensais do comitê para acompanhamento, contribuições e tomada de decisões no projeto.

Como vimos, a agenda do nosso departamento técnico foi extensa e bastante produtiva, com ações que terão continuidade em 2020. Desta forma, pretendemos manter nossas estratégias, visando sempre o aumento da produção de qualidade e o consumo consciente dos produtos.

 
Apresentações do
Congresso ABITRIGO 2019
Apresentações Workshop Técnico 23OUT2019
Arquivos IPO - World Pasta Day 2019
 
Notícias
ABIMAPI estima gerar US$ 2 milhões em negócios com participação na PLMA
Homens fazem mais compras de supermercado online do que mulheres, diz estudo
Relação entre o desejo por comer algo e reações emotivas
 
Associados
Rap10 ganha versão integral de chia e quinoa
 
Nestlé e Garoto com novidades para o Natal
Bauducco entra no ecossistema de startups com programa B.Lab e faz seu pitch day em novembro



 

 
   
 

 
     
 
Novidades na exclusão do ICMS na Base de Cálculo do PIS e da COFINS CNI assina acordo com a ABDI para aumentar produtividade, inovação e internacionalização Reforma Tributária todos querem, mas qual é a melhor proposta?
 
     
     
 
Eventos
 
 







 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
SIMABESP é contemplado, na FIESP, em cerimônia do Prêmio de Melhores Práticas Sindicais 2019 ABIMAPI, em parceria com a Apex-Brasil, realiza Workshop de Exportação com tema “Como construir e avaliar o seu projeto de internacionalização” Acesse e responda a Pesquisa de satisfação digital ABIMAPI e SIMABESP. Leva apenas três minutos!