e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Kantar Worldpanel apresenta
Consumer Insights 2019 - Aprendizados e Tendências

Recebemos na manhã de hoje, 17 de julho, Tathiane Frezarin, Business Development Director, da Kantar Worldpanel. Na oportunidade, a especialista apresentou o estudo Consumer Insights 2019 - Aprendizados e Tendências.

A consultoria analisou os hábitos de 11.300 domicílios que representam o universo de 56 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões brasileiras: Norte e Nordeste, Leste e interior do Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Sul, Grande São Paulo, Interior de São Paulo e Centro-Oeste.

Os resultados são exclusivos para os associados que aderiram à pesquisa, mas podemos compartilhar alguns dos insights que trabalhamos junto à mídia. De maneira geral, em 2018, consumidores da região metropolitana de São Paulo aproveitaram o final de semana para satisfazer indulgências: de sexta-feira a domingo, os gatilhos de compra dos produtos à base de trigo foram prazer e sabor, principalmente para as refeições do café da manhã e almoço. De segunda a quinta-feira, prevaleceram saudabilidade, e conveniência, com o jantar e ceia noturna como ocasiões de maior consumo dos nossos produtos. O Cash&Carry, também conhecido como atacadão, é destaque entre os canais e cresce devido ao aumento da frequê ;ncia de compra, com o menor preço do mercado.

Como estamos próximos ao Dia do Biscoito, 20 de julho, separamos alguns tópicos referentes a este produto. Esta é a categoria de maior peso da cesta ABIMAPI, com atuação ainda mais forte entre shoppers de até 29 anos. Com relação aos segmentos, os mais consumidos foram os secos doces, com 39% do total vendido em 2018 (1,15 milhão de toneladas), correspondente a 448,5mil toneladas. Em seguida, aparecem os salgados, com 33% (379,5 mil toneladas) e os recheados, com 19,5% (224,25 mil toneladas).

A Kantar também nos mostrou que os wafers se destacaram em 2018. Apesar de equivaler a apenas 6,7% do total de vendas, a categoria vem ganhando volume de segmentos como os salgados e recheados e, sobretudo, fidelizando e conquistando novos perfis de compradores.

Repetindo o ranking dos últimos três anos, Norte e Nordeste formam a macrorregião que apresentou maior índice de compra, responsáveis por 39,5% do consumo. Em seguida aparecem Leste e interior do Rio de Janeiro (14,6%), Sul (10,7%), Grande São Paulo (9,8%), Interior de São Paulo (9,6%), Centro-Oeste (8,6%) e, por fim, Grande Rio de Janeiro (7,2%).

Estudos como este ajudam o setor a entender os movimentos do mercado, se antecipar com novidades de acordo com o perfil de consumo de seu público-alvo, bem como nos prepara para atuar diante das atuais tendências. Agradecemos o apoio dos associados que participaram e nos colocamos à disposição para o esclarecimento de dúvidas.

 
Apresentações
Step Stone - ESPM
ABIMAPI - Avaliação Impactos Setor Acordo Mercosul-UE (Julho 2019)
 
Notícias
Mãe de Sabrina Sato protagoniza campanha pelo Dia do Biscoito
 
As tendências de consumo em 2019 que você precisa conhecer
 
Associados
Lacta com Sonho de Valsa
chega às gôndolas
 
NesPLAY: como usar o aplicativo
da Nestlé para uma rotina mais saudável?

 
 
   
 

 
     
 
CNI lança ferramenta interativa sobre o perfil da indústria brasileira Reforma deve simplificar a tributação, diz Meirelles Indústria defende harmonização das normas tributárias brasileiras com a OCDE
 
     
     
 
Eventos
 
 






 

 
 
Redes sociais e Novidades
 
 
     
Em parceria com a FIESP, publicamos nosso último vídeo para desmistificar fake news e informações incorretas sobre a reforma. Fique por dentro! A Dona Kika e a ABIMAPI estão preparando uma deliciosa surpresa para vocês! Confira a live transmitida na última semana Para comemorar o Dia do Biscoito celebrado no próximo sábado, dia 20 de julho, separamos receitas especiais feitas com biscoitos. Confira!