e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

ABIMAPI e SIMABESP promovem debate sobre varejo internacional e questões tributárias

Na última semana, promovemos em nossa sede dois workshops voltados para os associados e demais representantes da indústria alimentícia. Nossa missão é compartilhar conhecimento e promover capacitação para todos os interessados e envolvidos no crescimento do setor.

O primeiro, realizado no dia 12 de junho pelo SIMABESP, abordou temas ligados às questões tributárias e trouxe o juiz da Câmara Superior do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo Eduardo Soares de Melo e Thiago Fraga, advogado e representante do escritório Hondatar.

Na oportunidade, debatemos os aspectos relevantes do Programa "Nos Conformes", de acordo com a Lei Complementar 1.320/18. Eduardo explicou que a iniciativa tem como objetivo criar um ambiente de confiança recíproca entre Administração Tributária e contribuintes e, por consequência, propiciar melhor ambiente de negócios, estimulando novos investimentos. Convalidação dos Benefícios e Incentivos Fiscais e o andamento da pesquisa de Substituição Tributária também estiveram em pauta. Todo o conteúdo apresentado já está disponível para consulta no Portal do Associado do sindicato.

No dia seguinte, 13 de junho, a equipe de exportação da ABIMAPI discutiu a temática “Muito Além do Varejo”. Fabrizio Sardelli Panzini, gerente de Negociações Internacionais da CNI, iniciou com a contextualização sobre ampliação e melhoria dos acordos comerciais do Brasil, destacando que esta é uma prioridade na agenda internacional da indústria. O especialista também mencionou o Manual sobre Acordos de Compras Governamentais, que tem como objetivo de auxiliar empresas brasileiras a utilizarem esses novos modelos de ajustamento para aumentar suas exportações por meio da participação em licitações e concessões no exterior.

Em seguida, Aparecido Borghi, executivo sênior da Daymon Worldwide, fez um overview sobre a geração Z, que transformou as relações com marcas e hábitos de consumo, impactando diretamente os canais de venda. Essa introdução norteou a palestra sobre Global Sourcing e Marcas Próprias, focada em oportunidades e desafios em mercados internacionais. Por fim, Jean Pontara, especialista em Inteligência no Mercado Food Service, nos deu uma aula sobre oportunidades e tendências de alimentação fora do lar no Brasil e no mundo, destacando os movimentos free from e plant based, bem como questões de origem, artesanalidade, impacto ambiental, transparência, entre outros, como determinantes para o sucesso neste segmento.

Já está disponível no Portal do Associado da entidade todo o material apresentado durante o workshop. Acompanhe, por meio da agenda do SIMABESP e da ABIMAPI a programação dos próximos eventos e participe.

 
Apresentações Workshop de Exportação 13 JUN 19
Apresentação - 1º Comitê Gestor ABIMAPI / APEX
 
Notícias
Low carb e gluten free: como trabalhar com o paciente em meio
à ciência e a moda?
 
Fispal Tecnologia traz novidades e tendências para as indústrias de alimentos e bebidas
 
Associados
Marilan desembarca na África
para apresentar seu portfólio
 
Bauducco realiza a maior
promo da sua história

 
 
   
 

 
     
 
Indústria paulista fecha 6,5 mil postos de trabalho em maio, aponta FIESP ICMS Substituição Tributária – O Desembarque Créditos de PIS e COFINS – Insumos EPIs, Emplacamento e Seguro
 
     
     
 
Eventos
 
 






 

 
 
Redes sociais e Novidades
 
 
     
Na última semana o SIMABESP promoveu o Workshop Tributário 2019 trazendo temas de relevância para os associados A ABIMAPI preparou um conteúdo de alta relevância para sua indústria. Participe da Arena FispalTec, dia 25 de Junho. Grupo Risotolândia, esteve presente na 9ª Reunião GT Recursos Humanos na sede do SIMABESP