e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 


Internacional: eventos mundiais, workshops, missões empresariais
e estudos de mercado marcaram o ano de 2019 da ABIMAPI

Iniciamos o último balanço de atividades desenvolvidas pela ABIMAPI em 2019, desta vez com destaque para as iniciativas promovidas pelo departamento de exportação. Somos a entidade que congrega o 3º maior mercado global produtor e consumidor de biscoitos e massas alimentícias e o 7º em pães e bolos industrializados, com estreito relacionamento com instituições congêneres de todo o mundo. Por este motivo, o programa setorial que mantemos em parceria com a Apex-Brasil Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes e a área internacional formam um dos principais pilares da associação.

Participamos diretamente dos principais eventos mundiais do nosso setor: a 49ª edição da International Sweets and Biscuits Fair (ISM), na Alemanha; Projeto Vip Buyers Gulfood 2019, maior e mais importante feira de negócios para alimentos e bebidas do Oriente Médio (Dubai); Expoalimentaria (Peru) e a PLMA em Chicago, Estados Unidos. Além disso, promovemos em março, a Missão Empresarial para os Estados Unidos onde realizamos visitas em pontos de venda estratégicos e na feira Natural Products Expo West, bem como rodada de negócios focada em compradores dedicados a alimentos “free from”.

No mês de junho, estivemos presentes na Rodada de Negócios da 15ª edição da Naturaltech, feira especializada em alimentação saudável, em São Paulo. A ação contou com a parceria entre a ABIMAPI e as instituições Apex-Brasil, ABBA, SP Negócios, Câmara de Comércio Brasil e Canadá, Banco do Brasil e Francal Feiras.

Organizamos também dois workshops, que abordaram o marketing no mercado Chinês, discutindo os riscos nas exportações e regulatórios e, em novembro, debatemos o tema central “Como construir e avaliar o seu projeto de internacionalização”, que teve como objetivo oferecer uma perspectiva do direito internacional e de defesa de interesses para os desafios das exportações dos alimentos de nossas categorias. Outro pilar importante trabalhado foram os estudos que desenvolvemos focados em: análise de mercados para países como China, Angola, Nigéria, Peru e EUA, ressalvando que os mercados africanos foram desenvolvidos em parceria com a Global Jr (ESPM/SP) e Prisma Jr (PUC/SP).

Além disso, para fomentar e intensificar as relações comerciais entre os associados e redes varejistas médias e pequenas do Estado de São Paulo, promovemos a primeira Rodada de Negócios voltada ao mercado interno e disponibilizamos um banco de dados com informações e contatos com cerca de 120 estabelecimentos comerciais varejistas, a fim de facilitar a comunicação e auxiliar a performance das companhias no mercado paulista.

Por fim, no final deste ano, anunciamos oficialmente os detalhes da renovação do convênio com a Apex-Brasil. Por meio do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, o novo acordo, com vigência de 2019 a 2021, prevê o investimento total de R$ 5.033.823,87, 22% de aumento frente ao contrato anterior, firmado em 2017. Este valor será investido em oito das principais feiras mundiais do setor, com ações de promoção, capacitação e competitividade para exportação em oito países-alvo: Angola, Estados Unidos, Chile, China, Colômbia, Peru, Nigéria e Emirados Árabes.

Como apresentamos, os resultados foram ótimos! Até outubro de 2019, as três categorias representadas por nós movimentaram um total de 32,9 mil toneladas de produtos e US$ 60,3 milhões em vendas, representando um aumento de 2% em faturamento e retração de 6% em volume quando comparado ao mesmo período de 2018.

Este ano foi intenso para a ABIMAPI e as mais de 40 empresas exportadoras, com o cumprimento das metas alinhadas com a Apex-Brasil. Já temos uma agenda fechada para o primeiro semestre de 2020, que contempla novos workshops, estudos, feiras e missões empresariais, em breve disponível no site. Participe conosco dos novos desafios e da expansão internacional que acompanha o nosso setor.

 
ABIMAPI - Arquivos 12ª Reunião CG & A
SIMABESP - CCT 2019-2020 Data-Base 01OUT - Termo Aditivo
 
Notícias
Pesquisa global mostra índice de confiança de CEOs
Nova geração de consumidores: dicas para atender quem já nasceu conectado
 
Associados
Panettone de KitKat: Nestlé lança pela 1ª vez produtos natalinos "personalizáveis"
 
Produtos da floresta amazônica chamam a atenção na internet
Presidente do Grupo Dallas recebe o Prêmio Lideres do Ano
 



 

 
   
 

 
     
 
Copagrem analisa cenário econômico nacional pós-reformas e sua consequência na cadeia produtiva Tributação complexa e infraestrutura precária são desafios para a indústria Empresas já podem negociar débitos tributários federais
 
     
     
 
Eventos
 
 




 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Férias coletivas: como funciona? Ricardo Amorim está confirmado no 17° Congresso Internacional das Indústrias 2020 Confira a receita de macarrão à carbonara com cogumelos e presunto