e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Tendências do varejo é tema da 1ª reunião do Conselho Gestor ABIMAPI; marketing debate estratégias de comunicação para 2020

Na última quinta-feira, 13 de fevereiro, nos reunimos para a realização da primeira Reunião do Conselho Gestor & Associados ABIMAPI de 2020. Iniciamos nosso encontro com uma palestra sobre “Shopper e o varejo do futuro”, proferida por Fatima Merlim, especialista em técnicas de varejo e estudos do comportamento do consumidor no PDV.

Na oportunidade, Fatima destacou que o futuro de varejo está em transformar o PDV em um PDX, ou, ponto de experiência. A nova era do consumidor reflete valores como acolhimento, proximidade, orientação às pessoas, atenção ao ambiente, cooperação, ações inclusivas, empatia, entre outros. Esses tópicos são os mais relevantes na decisão de compra e o ponto de venda deve atentar-se a eles.

De acordo com a especialista, o shopper precisa ser o centro das decisões, pois é ele que guia a definição de um sortimento inteligente e toda o conhecimento construído para o PDV. Porém, apenas três em 10 varejistas conhecem, de fato, seus consumidores e possuem uma base gerenciável e atualizada para estabelecer relacionamento efetivo com os mesmos e desenvolver ações direcionadas.

Ações disruptivas de execução, promoções sazonais, embalagens e cross-merchandising são pontos que a indústria pode eleger para conquistar o shopper e melhorar o sell-out. Analisar e refinar essas ações é o único caminho para vencer o bombardeio de informações que chegam ao cliente a todo instante. Aceitar que o trabalho vai muito além de exposição de marca: entender a compra no PDV é uma questão de inteligência de informações.

Também gostaríamos de ressaltar nossa 1ª Reunião de Marketing & Assessorias de Imprensa de 2020, que ocorreu ontem (18), na sede ABIMAPI. Reunimos profissionais, representantes de oito marcas associadas - Barilla, Bauducco, Bela vista, Cargil, Ofner, Panco, Selmi, Village - e debatemos sobre os eventos que nortearão nossas ações de comunicação para este ano.

Conforme já observamos anteriormente, os picos de resultado se concentraram nos meses de março, com a divulgação do balanço do setor, e em julho e outubro, devido as nossas principais datas Dia do Biscoito (20 de julho) e Dias do Pão e do Macarrão (16 e 25 de outubro), respectivamente. Como alerta aos associados, mostramos a diferença nos números de inserções de mídia que obtivemos em setembro de 2019, 60% a menos quando comparamos com o mesmo período de 2018, pelo fato do Salão do Panetone não ter acontecido. Além disso, analisamos os resultados de 2019 das ações estratégicas para a celebração das datas e abordamos novas ideias para este ano reforçando a importância da adesão gratuita das marcas paras as iniciativas.

Em seguida, destacamos o Save the Date para o 17º Congresso das Indústrias, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de março de 2020, no Hotel Costão Santinho, em Florianópolis – SC e divulgamos o aplicativo do evento, disponível para smatphones Android e iOS, que irá auxiliar na inteiração dos participantes e ajudará com toda e programação. Faça aqui o download do app.

Anunciamos aos presentes que a quarta edição da Corrida do Trigo está marcada para o dia 11 de outubro, no Parque Ibirapuera – SP, com expectativa de 6.000 inscritos. Interessados em expor sua marca durante a prova podem entrar em contato com a Apricot.

Por fim, abordamos o lançamento do nosso anuário, que será dia 19 de maio e estará disponível para download em nosso site e em versão podcast, bem como para leitura em smartphones e tablets com sistema operacional Android e IOS, por meio do aplicativo.

Os materiais apresentados já estão em nosso Portal do Associado. Obrigado pela presença de todos, que nos ajudam a construir um setor ainda mais forte e representativo.

 
 
Arquivos 1ª Reunião de Marketing & Assessorias de Imprensa
Sinopse nº 028 - 18 de fevereiro de 2020
 
Notícias
Tendências 2020: sustentabilidade não é apenas um "chavão"
 
Planejando com sucesso: oito tendências no e-commerce para 2020
 
Associados
Nova sede da Nestlé possui mais de 3,6 mil pontos gerenciados por infravermelho
 
Bauducco aumenta produção
de colombas
 
M.Dias Branco lança atendimento virtual em Libras
 

 

 
   
 

 
     
 
FIESP sedia audiência pública para discutir medida provisória que regulamenta a transação tributária no Brasil Contrato Verde Amarelo e o preenchimento da GFIP Simples Nacional: metade das solicitações de opção são deferidas
 
     
     
 
Eventos
 
 




 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Rafael Moreira executivo de contas do LinkedIn estará presente no 17º Congresso das Indústrias Índice de perspectiva e confiança da pequena indústria estão em alta Aprenda a preparar salada de linguini com ceviche de abobrinha, ótima opção para o feriadão de Carnaval