e@bimapi

 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

A força do associativismo: o poder do trabalho
em conjunto para potencializar o setor

Destaco nesta Palavra do Presidente iniciativas associativistas, que ajudam a fortalecer a indústria alimentícia mundial, bem como as categorias que representamos. Entre março e abril, participarei de dois dos mais importantes eventos internacionais dos setores de macarrão e biscoitos.

O primeiro é o encontro anual da National Pasta Association (NPA – associação que congrega as indústrias de massa dos EUA), que acontece entre os dias 10 e 12 de março, em Naples na Flórida, EUA. Entre os destaque deste ano estão o panorama da indústria, temas regulatórios, o que esperar do trigo durum em 2019 e alergias alimentares. O segundo é a Biscuit People Conference, evento que reúne profissionais que atuam no setor de biscoitos do mundo todo, para debater temas ligados à inovação, pesquisa, desenvolvimento de produtos, de maquinários etc. Acontece entre os dias 3 e 6 de abril, em Pula, na Croácia.

Os encontros são uma importante oportunidade de explorar o ambiente internacional e trazer insights para os nossos associados no que diz respeito à inovação, tendências e oportunidades para as indústrias. Todos os materiais aos quais terei acesso em ambos os eventos ficarão disponibilizados no portal do associado na página da Abimapi.

Assim como expliquei durante a última reunião do Conselho Gestor & Associados, realizada no dia 31 de janeiro, aproveito este espaço para informar que a Aidepi (Associazione dele Industrie del Dolce e dela Pasta Italiane) e a Aiipa (Associazione Italiana Industrie Prodotti Alimentari) fundiram-se, dando origem à Unione Italiana Food. A nova associação nasce com 450 membros, 65 funcionários, 35 bilhões de euros de turnover e 10 bilhões de euros de exportação.

O objetivo desta união é aumentar a representatividade da entidade frente às instituições públicas e privadas e tornar a associação mais eficiente, melhorando serviços e troca de conhecimento. A Unione Italiana Food representa agora 12 setores alimentícios: macarrão, bolos, cacau e chocolate, confeitaria, cereais matinais, sorvetes, cafés, saúde nutrição, preparações alimentícias (food preparations), produtos alimentícios em geral (foodstuffs), congelados e produtos vegetais.

A tendência de consolidação de associações e sindicatos não é nova, mas vem ganhando corpo internacionalmente e também aqui no Brasil. Umas das maiores vantagens do associativismo empresarial é fortalecer os setores representados, seja pela defesa conjunta de interesses econômicos específicos, seja pela riqueza possibilitada pelo intercâmbio de informações e networking.

Em nosso país, onde existem cerca de 17 mil sindicatos, a concentração é inevitável, especialmente com fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. A longo prazo sairão fortalecidas as entidades cuja prestação de serviço se mostrar valorosa a seu associado, aquelas que realmente agreguem valor. As demais tendem a desaparecer.

Nós na ABIMAPI e do SIMABESP estamos atentos a esse movimento, por isso somos inquietos, estamos alertas aos temas regulatórios do nosso setor e provocamos nossos associados sistematicamente com o que vemos em outros países, com propostas de projetos que ajudem a reduzir riscos, compartilhar custos e promover as categorias por nós representadas.

 
ABIMAPI - Apresentações do Workshop de Exportação (China)

ABIMAPI - Estudo de oportunidades para Alimentos Free From nos EUA
 
Notícias
Nutricionista alerta sobre a importância do café da manhã
 
Alta na cesta básica estimula mudanças nos hábitos de consumo
 
Associados
Delicitá Cristal recheia
gama da Vitarella
 
Pepsico anuncia plano de reestruturação para economizar US$ 1 bi ao ano
 
   
 

 
     
 
Cláusula coletiva que prevê contribuição paga pela empresa em favor do sindicato profissional é inválida Situação sem movimento na EFD-Reinf, como fazer a entrega na competência de Janeiro eSocial já conta com mais de 50% dos trabalhadores brasileiros cadastrados
 
     
     
 
Eventos
 
 



 

 
 
Redes sociais
 
 
Você pode curtir o seu fim de semana com pratos deliciosos. Aposte nas saladas especiais Missão empresarial com foco em Free-from levará 14 empresas brasileiras aos Estados Unidos da América Amanhã (21), o SIMABESP promoverá a palestra sobre "A nova Lei Geral de Proteção de Dados e o Impacto no RH"