Receitas Abimapi

Vamos experimentar algo novo?

Lasanha com Shitake e molho gorgonzola

ABIMAPI - Lasanha com Shitake e molho gorgonzola
01 min min
Grau Médio
8 porções

Ingredientes

500 gramas de massa de lasanha cozida al dente
300 gramas de queijo tipo muçarela ralado
50 gramas de queijo parmesão, ralado

Shitake
500 gramas de cogumelos Shitake fatiado
1 xícara das de chá de cebolinha fresca fatiada
4 colheres das de sopa de molho de soja
3 colheres das de sopa de azeite

Molho gorgonzola
50 gramas de manteiga
50 gramas de farinha de trigo peneirada
1 litro de leite integral e frio
80 gramas de gorgonzola
Sal, pimenta e noz-moscada ralada a gosto

Preparo

Shitake Com um pano úmido, limpe os cogumelos para retirar a terra. Coloque os cogumelos, a cebolinha e o shoyu no centro de uma folha de papel-alumínio e dobre unindo as pontas para não vazar o molho.

Coloque o pacote em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos. Retire a assadeira do forno e abra o envelope com cuidado para não se queimar com o vapor. Transfira o shitake para uma tigela refratária, acrescente o azeite e reserve. Molho gorgonzola Em uma panela misture a farinha com a manteiga, junte os demais ingredientes e bata com um mixer ou liquidificador. Leve ao fogo até obter um creme aveludado. Montagem Monte a Lasanha num refratário grande e fundo.

Divida o molho gorgonzola 3 porções, as massas de lasanha em 4 porções e a muçarela em 2 porções. Alterne as camadas de molhos, massa, e de muçarela da seguinte forma: molho gorgonzola, massa de lasanha, shitake assado, uma porção de muçarela, massa de lasanha, molho gorgonzola, massa de lasanha, shitake, porção de muçarela, massa de lasanha, molho gorgonzola, e finalize com queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por aproximadamente 40 minutos ou até dourar a superfície.


Chef Abimapi