Nossos Releases

ABIMAPI lança cartilha sobre Certificações Privadas Internacionais

A ABIMAPI lançou no dia 09 de maio uma cartilha com orientações sobre as principais certificações privadas internacionais. Desenvolvida em parceria com a Fundação Vanzolini e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por intermédio do Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), a publicação tem o intuito de iniciar orientação do tema para os fabricantes do setor, sensibilizando e mobilizando os empresários para o incremento da competitividade e acesso aos mercados externos.

Este guia apresenta certificações importantes para o setor de alimentos brasileiros exportados para Estados Unidos, União Europeia, MERCOSUL, Chile, Colômbia e Peru. Para cada um destes mercados são destacados os selos que possuem maior relevância através de quadros-resumo.

A necessidade de o setor alimentício apresentar certificações relacionadas a ingredientes e segurança alimentar é cada vez mais evidente. Não basta adotar boas práticas de qualidade e segurança nos processos, produtos e insumos produtivos, mas também refletir a importância do comprometimento da organização quanto a produtos naturais e orgânicos e o envolvimento com a sociedade e meio ambiente, o que pode ser garantido através de selos e certificados.

“Embora o assunto abordado ainda esteja longe de ser esgotado, o conteúdo é capaz tanto de preparar as empresas para áreas de segurança alimentar e hábitos culturais, como de auxilia-las para a escolha mais apropriada para seus produtos, marcas e negócios” explica Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.

A cartilha está disponível na sede da ABIMAPI, somente para as empresas associadas à entidade e participantes do projeto setorial de fomento às exportações Brazilian Biscuits, Pasta, Industrialized Breads & Cakes.