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16 de outubro é o Dia Mundial do Pão - Pão industrializado está presente em 90,6% dos lares da região Leste e Interior do Rio, MG e ES

 

 

No próximo dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão e para marcar a data, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), divulga os dados da terceira edição da pesquisa sobre hábitos de consumo de pães, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel.

 

De acordo com o estudo, os pães industrializados (forma branco e integral, com grãos, de hambúrguer, bisnaguinhas entre diversos outros tipos) têm 90,6% de penetração na região Leste, que engloba MG, ES e Interior do Rio, respondem por 21,7% (14,6 mil toneladas) do volume total de pães consumidos. A participação no mercado deste tipo de produto tem crescido ano a ano na região: em 2016 foi de 11,8% e em 2017 de 13,7%.

 

Na categoria de pães industrializados, o destaque fica para os fatiados (também conhecidos como pães de forma), com 15,6% do share (10,5 mil toneladas). Em seguida aparecem os especiais (com grãos), com 5,9% (3,9 mil toneladas) e as bisnaguinhas, com 1,9% (1,2 mil toneladas). No que se refere à penetração, o pão de forma branco lidera com presença em 86% dos lares da região, e os especiais vêm na sequência, com 63,7% de penetração.

 

A pesquisa da Kantar WorldPanel analisou, durante o ano de 2018, uma mostra de 11.300 lares que retratam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. De acordo com o estudo, a Grande São Paulo lidera o consumo, respondendo por 18,3%; em seguida vem as regiões Sul (18,2%), Leste e Interior do Rio de Janeiro (16,8%), Interior de São Paulo (15,9%), Norte e Nordeste (12,5%), Grande Rio de Janeiro (12,1%) e Centro-Oeste (6,1%). Em 2018, o total de vendas de pães industrializados no país foi de 401,2 mil toneladas, segundo dados da ABIMAPI.

 

Para Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, a indústria está atenta às especificidades e aos hábitos dos consumidores das diversas regiões do país. “A análise de tendências e o investimento em novos produtos são fundamentais para que o setor de pães industrializados continue cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros. “Além de serem apresentados em uma infinidade de formatos e tipos (integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas etc.), os pães industrializados têm vida útil longa e são práticos e nutritivos”, diz.

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