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16 de outubro é o Dia Mundial do Pão - Pão industrializado está presente em 54,4% dos lares das regiões Norte e Nordeste

 

 

No próximo dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão e para marcar a data, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), divulga os dados da terceira edição da pesquisa sobre hábitos de consumo de pães, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel.

De acordo com o estudo, os pães industrializados (forma branco e integral, com grãos, de hambúrguer, bisnaguinhas entre diversos outros tipos) têm 54,4% de penetração na região Norte e Nordeste do país e respondem por 5,9% (2,9 mil toneladas) do volume total de pães consumidos na região. A participação no mercado deste tipo de produto tem crescido ano a ano na região: em 2016 foi de 1,8% e em 2017, de 2,6%.

Dentre os pães industrializados, o destaque fica com os fatiados (também conhecidos como pães de forma), que respondem por 4,3% do mercado (2,1 mil toneladas). Em seguida aparecem os especiais (com grãos), com 2,1% (mil toneladas), os específicos para hot dog e hambúrguer, ambos com 0,5% do share, representando 200 toneladas para cada categoria e as bisnaguinhas, com 0,2% (100 toneladas). No que se refere à penetração, o pão de forma branco lidera, com presença em 46,7% dos lares da região.

A pesquisa da Kantar WorldPanel analisou, durante o ano de 2018, uma mostra de 11.300 lares que retratam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. De acordo com o estudo, a Grande São Paulo lidera o consumo, respondendo por 18,3%; em seguida vem as regiões Sul (18,2%), Leste e Interior do Rio de Janeiro (16,8%), Interior de São Paulo (15,9%), Norte e Nordeste (12,5%), Grande Rio de Janeiro (12,1%) e Centro-Oeste (6,1%). Em 2018, o total de vendas de pães industrializados no país foi de 401,2 mil toneladas, segundo dados da ABIMAPI.

Para Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, a indústria está atenta às especificidades e aos hábitos dos consumidores das diversas regiões do país. “A análise de tendências e o investimento em novos produtos são fundamentais para que o setor de pães industrializados continue cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros. “Além de serem apresentados em uma infinidade de formatos e tipos (integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas etc.), os pães industrializados têm vida útil longa e são práticos e nutritivos”, diz.

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